Supermercados de Aracaju e Procon Municipal conversam para construir melhor relação de consumo entre consumidores e empresas

Leia em 2min 30s

2014sergipe-procon
João Luiz Silva Oliveira, presidente da Associação Sergipana de Supermercados (Ases):  "é importante o debate. Através dele podemos chegar à melhor forma de cumprimento da legislação para que o consumidor não passe por situações de desconforto e também os empresários não tenham ônus com possíveis punições".
Construir melhor relação de consumo, esse foi o objetivo da reunião entre o Procon Municipal e supermercados de Aracaju que aconteceu na tarde de ontem, 30. O diretor do órgão, Arivaldo Barreto, relevou que a intenção é trabalhar na construção da relação de consumo entre os consumidores e os supermercados e por isso convocou a reunião para ouvir a classe e pontuar mudanças necessárias.


O Procon Municipal foi criado no segundo semestre de 2013 e, apesar de recente, já fez visitas em grande parte dos supermercados de Aracaju. Segundo o coordenador de atendimento, Nubens Bonfim, as visitas foram de análise de situação e orientação para cumprimento das leis.


Para o presidente da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), João Luiz Silva Oliveira, a abertura entre o órgão e a entidade é louvável. "É importante o debate. Através dele podemos chegar à melhor forma de cumprimento da legislação para que o consumidor não passe por situações de desconforto e também os empresários não tenham ônus com possíveis punições".


Os dois temas que embasaram a reunião dentro da qualidade no atendimento foram a Lei dos 20 minutos para o atendimento nas filas dos caixas de supermercados e a Lei dos empacotadores. Essa última ainda gera discursões visto que há uma resolução do Ministério do Trabalho (NR17) que prevê um empacotador a cada cheque-out e outra resolução municipal, que regulamenta um empacotador por caixa.


O Assessor Jurídico da Ases, Thiago Cabral, lembrou que a Lei das filas não consta as exceções como datas comemorativas e liquidações.

 

Sensíveis, os representantes do Procon relevaram saber dessas limitações, mas que deseja que a lei seja cumprida em dias normais, nos quais os consumidores preveem que vão comprar seus produtos e pagar em tempo ágil.


Adequações


Para melhorar a relação de consumo o Procon entende que é preciso que os supermercados se adequem nos seguintes pontos: controle de filas através de sistema de monitoramento de tempo; empacotadores cumprimento os requisitos da lei; leitores de preços e banheiros para consumidores na parte interna da loja.


A atuação do órgão será mediante denúncia que pode ser feita através do telefone 3179-6040. Encontrando irregularidade será feito um auto de mediação no qual haverá a convocação do representante do supermercado para que regularize a situação. Segundo o Procon a punição será aplicada caso o supermercado descumpra ou não atenda as solicitações, mas afirma que os casos serão analisados de acordo com as situações.


Fonte: Comunicação Associação Sergipana de Supermercados

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais