Programa Qualifica Acesu recebe mais de 150 empresários em seu primeiro evento de 2014

Leia em 3min 50s

Em sua primeira edição de 2014, o Programa Qualifica Acesu, realizado nesta terça-feira (21) no auditório da FCDL, teve seu espaço completamente ocupado por mais de 150 empresários do setor supermercadista de todo o Estado do Ceará. Neste evento, a Associação Cearense de Supermercados - Acesu, contou com a parceria da Associação Brasileira de Supermercados - Abras e trouxe para o Workshop "Prevenção de Perdas e Consumidores", uma programação bem diversificada, composta por palestrantes nacionais e regionais, com temas que abordaram desde o contexto econômico brasileiro até assuntos sobre como evitar as perdas no setor e melhorar a eficiência e a qualidade da loja.

 

O Presidente da Acesu, Severino Ramalho Neto, abriu o evento ressaltando a importância de contar com a participação dos supermercadistas neste programa de capacitação da Acesu, e agradeceu a receptividade que o Programa Qualifica Acesu tem recebido de seus associados "É com muita satisfação que dou as boas vindas a todos aqui presentes. Fico muito feliz de ver a casa lotada para mais um Qualifica Acesu", disse.

 

A palestra que deu início ao evento foi ministrada pelo Gerente da Fundação ABRAS, Marcos Manéa, que apresentou a 13º Pesquisa de Perdas no varejo brasileiro, realizada em 2013 pelo Instituto Ibevar, Provar/Fia, ABRAS e Nielsen. Os dados da pesquisa, que foi respondido por 214 empresas, mostraram que existe um prejuízo significativo no varejo, muitas vezes por falta de um bom planejamento e programas voltados para a prevenção de perdas. Num comparativo do ano de 2011 e 2012, o valor das perdas no Brasil chegou a R$ 80 milhões.

 

Os números da pesquisa apontaram que somente 1/3 das empresas treinam seus colaboradores e ¾ não possuem uma área de prevenção de perdas. Outra informação importante levantada na pesquisa, é que 33,4% das perdas acontecem por quebras operacionais, sendo que 36,4% é resultado de produtos fora da validade e 17,8% são produtos danificados por colaboradores. "O principal ponto que precisa ser trabalhado no mercado, é que para prevenir as perdas é necessário enraizar a cultura de prevenção de perdas nos colaboradores", ressaltou Manéa, que finalizou sua apresentação mostrando o site da Escola Nacional de Supermercados, que vem trabalhando com cursos de capacitação para os supermercados de todo o Brasil.

 

Ainda na temática de Perdas, o coordenador do Comitê de Perdas da ABRAS, Eder Ismael Motin, explicou em sua palestra o que os supermercadistas devem conhecer para minimizar esse problema nas empresas e aumentar os lucros. Ele ressaltou sobre como manter um bom planejamento estratégico, destacando sobre a importância do executivo acompanhar todo o processo e buscar colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa, "o empresário precisa participar, acompanhar, treinar e monitorar seus indicadores", pontuou.

 

Para enriquecer o debate proposto no Workshop, o público pôde conferir também uma palestra com o Estrategista de Mercados Financeiros do Banco Safra, Marcelo Portilho, mostrando o contexto econômico atual do Brasil diante de um cenário de frágil retomada global, além de assuntos voltados para as novas tecnologias que surgem com a proposta de aumentar a eficiência das lojas, como é o caso das etiquetas eletrônicas de gôndolas fabricadas pela SES (Story Electro Systems), com uma tecnologia que torna todo o processo logístico e operacional bem mais prático e seguro tanto para o consumidor como para o empresário. A solução, apresentada pelo executivo da RR Etiquetas, Carlos Queiroz, possui adesão mundial, e no Ceará já está presente em 13 lojas. "Essa tecnologia substitui o código de barras, não é coisa do futuro, já existe e está muito forte no mercado, inclusive aqui no Ceará", ressaltou o executivo apontando como essa operação já se tornou tendência de mercado.

 

A última palestra do evento tratou sobre o novo perfil do Shooper brasileiro, com a gerente de Shooper & Retail, Flávia Amado, que mostrou como os hábitos dos consumidores nos últimos anos tem passado por muitas mudanças, entre elas, a quantidade de vezes que esse consumidor está frequentando os pontos de vendas, que tem diminuído muito, mas, ao mesmo tempo, houve um aumento nos itens comprados por ocasião. Por este motivo, os empresários precisam se atentar ao tempo que o seu consumidor passa na loja, melhorando a disposição dos produtos expostos e buscando sempre novas experiências de compras para que ele consiga fidelizar o seu cliente.

 

Fonte: Comunicação ACESU

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais