Supermercados gaúchos projetam crescimento de 7,7% nas vendas de Natal e Ano-Novo

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Estudo da AGAS avaliou expectativas de consumidores e supermercadistas para as festas de 2013


 

 

Com um consumidor mais endividado do que no período de festas do ano passado, as vantagens financeiras, os descontos e a variedade de formas de pagamento são as apostas dos supermercados gaúchos para incrementarem as vendas de Natal e Ano-Novo em 2013. É o que mostra levantamento encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados ao Instituto Segmento Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira (4) pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo.


A pesquisa, que ouviu 200 consumidores de 18 a 65 anos de diferentes classes sociais, entre 11 e 22 de outubro, e 20 diretores de empresas do setor de todos os tamanhos e regiões do estado, mostra o otimismo dos supermercadistas para o período: a expectativa é de um crescimento nominal de 7,7% nas vendas em relação ao Natal e Ano-Novo de 2012.



Participação dos supermercados


A pesquisa do Instituto Segmento avaliou as intenções de compra, as projeções de vendas e as variações de preços de 21 itens de alta procura no período festivo de fim de ano. Do total destes produtos avaliados, 14 serão comprados majoritariamente em supermercados e, em média, 48,1% dos gastos totais dos entrevistados com as festas de final de ano vão ficar nos caixas do setor.


Entre os 200 consumidores ouvidos, o gasto médio em supermercados será de R$ 407,03 para o Natal e o Ano-Novo. Segundo estimativas da AGAS, os supermercados gaúchos vão absorver pelo menos 20% dos R$ 9 bilhões a serem injetados na economia gaúcha pelo 13º salário, o equivalente a R$ 1,8 bilhão.


O que os consumidores procuram


Além dos produtos alimentícios e bebidas, os supermercados também são o local escolhido para as compras de presentes por muitos gaúchos. "A proximidade de casa e as facilidades de pagamento são fatores decisivos para estas pessoas que optam por comprar presentes no setor. No entanto, os brinquedos tradicionais vendidos em supermercados, como carrinhos e bonecas, ganham a concorrência cada vez mais forte de tablets e smartphones, majoritariamente vendidos por outros setores", explica Longo. Segundo os dados do Instituto Segmento, 23% de todos os presentes vão ser comprados em supermercados. "Neste caso, ossupermercados ganham força na semana imediatamente anterior ao Natal, quando os consumidores vão em busca de presentes menores para amigos, colegas e outras pessoas do seu convívio", projeta o supermercadista. Longo lembra, entretanto, que metade dos presentes de última hora serão adquiridos nas lojas do setor.


Presentes mais baratos


O maior endividamento dos consumidores resultará, também, na procura por presentes de menor valor. Segundo a pesquisa do Instituto Segmento, cada entrevistado vai presentear em média quatro pessoas, e os presentes ficarão concentrados no núcleo central das famílias - filhos, pais, cônjuges e avós. "Ainda que esteja mais atento aos gastos, o consumidor quer festejar e segue contemplando as pessoas do seu convívio com presentes", projeta Longo, destacando que o preço médio dos presentes adquiridos em supermercados ficará em R$ 10,00.


O que não pode faltar


Questionados sobre o que não pode faltar nas festas de fim de ano, os consumidores apontaram para diferentes produtos em cada celebração. Os itens mais lembrados seguem os mesmos das festas de 2012, o peru no Natal e o espumante no Réveillon:



As formas de pagamento


Um dos dados que refletem a preocupação dos gaúchos com o endividamento mostra como os consumidores pretendem pagar as compras para as festas em supermercados. Enquanto em 2012 o pagamento à vista ponteou a preferência, neste ano duas em cada três pessoas vão comprar a prazo. O pagamento com cheque é um comportamento ultrapassado - menos de 1% dos entrevistados vão pagar desta forma.



O que os supermercadistas projetam


Otimistas, os supermercadistas gaúchos projetam um crescimento de 7,7% nas vendas de Natal e Ano-Novo, na comparação com o ano passado. As vendas específicas para as festas deverão representar 24,5% do faturamento total dos supermercados em novembro e dezembro. Segundo a pesquisa, 65% dos supermercados pretendem fazer algum tipo de promoção neste período festivo, seja com ofertas em catálogo ou com o sorteio de brindes e até automóveis. As expectativas dos empresários dão conta de que a carne bovina, as aves natalinas (frangões, perus e chesters), as bebidas em geral(refrigerantes, cervejas e espumantes), os cortes suínos e os panetones serão os itens mais vendidos pelos supermercados nas festas de fim de ano.


Entre os itens que terão maior crescimento percentual em vendas, na comparação com 2012, destacam-se os eletroeletrônicos (+20%), os importados(+19,3%) e a carne bovina (+10,6%).


Preços


Em média, os preços dos produtos típicos das festas estão 7,4% superiores aos praticados no ano passado. O principal "vilão" será a carne suína, com alta média de 15,2%. Os brinquedos (+11%), a cerveja (+9,9%) e os refrigerantes (+9,7%) são outros produtos que despontam entre os que mais subiram de preço. "Entre os brinquedos, o cálculo é difícil, já que 80% dositens vendidos são lançamentos, pela necessidade do setor identificar o personagem da moda ou o super-herói favorito das crianças no momento", pontua o presidente da AGAS.


Mais detalhes das festas de 2013


Espumantes


Os dados do Instituto Segmento mostram uma expectativa de crescimento de 8,8% nas vendas dos champanhes e espumantes. No total, os supermercados gaúchos deverão vender 4,8 milhões de garrafas de espumante - 95% delas produzidas no Brasil.
Os moscatéis, que no ano passado perderam espaço para a cerveja artesanal, voltam a ganhar destaque em 2013, devido à preocupação crescente dos gaúchos em consumir bebidas com menor teor alcoólico.


Panetones


Cerca de 3,9 milhões de unidades de panetones serão vendidas pelos supermercadistas entre novembro e dezembro, um crescimento de 16,4% em relação às festas de 2012. Os altos custos de produção e as dificuldades de mão de obra novamente vão alavancar a venda de panetones industrializados ante os artesanais, queneste ano serão apenas 8% do total comercializado. "O gaúcho é o maior consumidor per capita de panetone do País, e deverá absorver 12% da produção nacional", lembra Longo.
O incremento na venda se dá pela antecipação da exposição deste produto, que iniciou em 1º de setembro na maioria das lojas. "No ano passado, puxaram as vendas os panetones premium, de maior valor. Em 2013, os supermercados apostam na variedade de opções de preços para contemplar todos os consumidores", destaca Longo.


Aves natalinas


Comum crescimento esperado de 6,6% nas vendas, as aves natalinas (perus, chesters, frangões, etc.) também terão preços para todos os bolsos em 2013: buscando ampliar o acesso dos consumidores a estes itens, os supermercados comercialização aves com variação de preços de R$ 5 a R$ 20 o quilo. "Este foi um produto prejudicado pelo alto preço em 2012", lembra o presidente da AGAS. Ao total, 850 mil aves (ou 2,7mil toneladas) serão vendidas pelo setor.



Outros itens típicos


Carnes


Com uma alta de 15% nos preços, a carne suína perderá espaço para a bovina nas festas de 2013. Os cortes bovinos deverão representar 60% do total da venda da sessão de açougue neste Natal e Ano-Novo, com um crescimento de 10% na comercialização.
Ainda que tenha sofrido reajuste pequeno em relação a 2012, a costela bovina terá uma alta de 8% a 10% em seu preço em dezembro. Entre as causas, estão o crescimento vertiginoso da procura, na data, e a restrição de fontes fornecedoras para os supermercados gaúchos, já que um corredor sanitário estabelecido no ano passado impede a aquisição direta de carne com osso de outros estados pela maioria das empresas do setor. "É a oportunidade do governo gaúcho baratear o churrasco de Natal abrindo mão desta exigência, que limita atrês ou quatro empresas do setor a compra direta de costela de outras regiões do Brasil, sem atravessadores", sugere Longo.


Bombons


Tradicionais presentes de última hora, os bombons voltarão a ter crescimento no fim de ano de 2013 - a estimativa da AGAS é de que pelo menos 6 milhões de caixas sejam comercializadas pelo setor, com um crescimento de 7,8% nas vendas em relação ao ano passado.
Os supermercados estão apostando também na alta procura por cestas de Natal, outra opção de presente do setor. "Neste caso, o crescimento esperado é de 5%", afirma Longo.


Importados


Os produtos importados vão representar somente 2,7% das vendas dos supermercados em novembro e dezembro. Os itens mais procurados deverão ser o bacalhau, as frutas cristalizadas e secas, as azeitonas e as bebidas alcoólicas.


Presentes e brinquedos


Com uma venda de brinquedos abaixo da esperada no Dia das Crianças, os supermercados reabasteceram seus estoques focando em produtos licenciados e de menor valor agregado. "O setor está focado em carrinhos e bonecas, além de jogos e brinquedos educativos da indústria gaúcha", explica Longo, lembrando que 70% dos brinquedos vendidos deverão ser importados.


Vagas temporárias


70% dos supermercadistas ouvidos trabalham com funcionários temporários. Destes, 71,4% pretendem aumentar o número de funcionários temporários em relação ao ano passado, neste período.
No total, deverão ser criadas 4,1 mil vagas temporárias de emprego no setor para o período de Natal, Ano-Novo e veraneio. "Pelo menos 20% destes funcionários deverão ser efetivados", projeta o presidente da AGAS.



Balanço do ano


De acordo com os dados apurados pelo Instituto Segmento, o setor supermercadista gaúcho espera fechar o ano com um crescimento nominal na casa dos 6,9%.
Segundo Longo, contribuem para este resultado fatores como o pleno emprego, a diminuição da informalidade, o aumento da preferência por supermercados em datas festivas e os investimentos das indústrias em lançamentos e divulgação. "Anualmente, 15 mil novos itens são colocados nas gôndolas pelos fornecedores, mas somente 10% deles sobrevivem ao primeiro ano", explica Longo.


O setor supermercadista gaúcho deverá finalizar o ano com:


Faturamento: R$ 24,4 bilhões
Nº de lojas: 4,3 mil
Nº de empregados diretos: 91,1 mil


Os itens que mais cresceram


Conforme os supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento, os itens que mais se destacaram em vendas em 2013, até agora, são ossucos prontos, o cereal em barra e o leite fermentado, entre outros:
O sobe e desce das vendas:


Em alta:
Leite fermentado
Leite com sabor
Sucos prontos
Hortifrúti
Água mineral
Tinturas
Cereais em barra



Em baixa:
Cigarro
Aguardente de cana
Condicionadores
Cervejas



Asprincipais reivindicações do setor

 

Questionados sobre quais as principais dificuldades do setor, os supermercadistas apontaram três itens como primordiais: a alta carga tributária (50%); a dificuldade de encontrar mão de obra (30%) e as dificuldades de logística (5%). Aparecem em destaque, ainda, problemas como a operação aos finais de semana (5%), a inadimplência (5%) e a concorrência de multinacionais (5%).
Projeções para 2014 - O estudo do Instituto Segmento mostra que 75% dos supermercadistas pretendem ampliar ou reformar lojas em 2014.
Com o endividamento das famílias e consumidores cada vez mais atentos e cautelosos, a expectativa é de que o crescimento real do setor para 2014 varie de 3% a 5%.



Fonte: Assessoria de Imprensa da AGAS

 


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