Abertura da 27ª Superminas reúne empresários supermercadistas e panificadores

Leia em 4min

Evento acontece até amanhã (24), em Belo Horizonte, e deverá receber mais de 50 mil visitantes nos três dias




Superminas2013a
  

Solenidade de abertura da 27ª Superminas, em Belo Horizonte 

 

A 27ª Superminas Food Show - Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação - começou ontem (22/10) no Expominas, em Belo Horizonte. A solenidade de abertura do evento, organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão) reuniu executivos e empresários dos dois setores, além de autoridades políticas do estado.


Durante a abertura do evento, o presidente da AMIS, José Nogueira, destacou a importância da Superminas para fortalecer o setor no estado e pediu aos governos para pensarem na desoneração da cesta básica em Minas Gerais. "Houve a desoneração em parte pelo governo federal, e agora esperamos que o governo estadual também reduza os tributos que incidem sobre os alimentos, porque assim, podemos ter aumento do consumo, o que poderá impulsionar também outros setores como agronegócio", declarou Nogueira.


O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, participou da solenidade e ressaltou a força da 27ª Superminas e a relevância de Minas Gerais para o setor, e saudou o trabalho do presidente da AMIS, José Nogueira à frente da entidade.


"A Superminas é um evento que cresce a cada ano e, com a realização conjunta com o setor de panificação, está ainda maior e melhor. Agradeço muito o apoio que tenho recebido da AMIS, do seu presidente, e toda a diretoria, ao longo deste ano. Sabemos que a força estratégica do setor está na mobilização e participação, e somente juntos podemos fazer o Brasil e o setor crescerem mais nos próximos anos", ressaltou. Yamada aproveitou a oportunidade para saudar Alexandre Poni, que deverá ser o próximo presidente da AMIS, a partir de janeiro de 2014.



Também participaram da cerimônia, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, representando o governador do estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Ambos destacaram a importância dos segmentos, panificador e supermercadista para a economia da cidade, do estado e para o País.


A Superminas acontece até amanhã, (24/10), em Belo Horizonte. O Congresso traz muitas atividades como palestras, clínicas técnicas, painéis, centrais de negócios e debates sobre diversos temas dos setores de supermercados, panificação, hortifrutigranjeiros e serviços. A programação inclui também o Encontro Internacional de Negócios.


Este ano, a área de exposição da feira de produtos e serviços conta com 25 mil metros quadrados e cerca de 400 expositores de vários segmentos do varejo. Os organizadores esperam receber em torno de 55 mil pessoas durante o evento, e uma geração de R$ 1,2 bilhão em negócios durante e pós-evento.


 

Política Nacional de Resíduos Sólidos: É lei. Quais os impactos para sua empresa?

Na manhã desta quarta-feira (23), o vice-presidente de Relações Institucionais da Abras, Marcio Milan, abriu o painel sobre a Política Nacional de Resíduo Sólidos e compartilhou, juntamente com a Coordenadora do Comitê Sustentabilidade ABRAS, Susana Ferraz, a visão do setor supermercadista, os trabalhos desenvolvidos nos grupos de trabalho temático para implementação da logística reversa, um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305 que entrou em vigor em 2010 após 20 anos de debate no Congresso Nacional.


Na oportunidade, Susana Ferraz falou sobre a logística reversa de embalagens de óleo, resíduos de medicamentos, lâmpadas, eletroeletrônicos e embalagens em geral, destacando o andamento das discussões nos GTTs, metas e os impactos para as empresas do setor supermercadista.


Sobre a implementação da logística reversa destacou que "Os supermercados têm seu papel e sua responsabilidade, como todos os outros setores, mas é importante que os sistemas de coleta seletiva sejam implantados pelas prefeituras para que as ações do setor sejam bem implementadas".


Além da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Susana Ferraz falou sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos supermercados (da porta para dentro), do Programa Lixo Zero, já implementado com sucesso pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS).


Clique aqui e veja um panorama sobre as negociações entre governo-indústria e comércio para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.




Fonte: Portal ABRAS/Assessoria de Comunicação da AMIS



Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais