Exposuper acontece até quinta-feira (20)

Leia em 4min 10s

A Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados foi oficialmente aberta na tarde desta terça-feira (18.06) no Complexo Expoville. O evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) marcou a reinauguração das dependências de congresso do equipamento, o Pavilhão Nilson Bender. A edição deste ano prevê 35 mil visitantes nos 03 dias de evento. Na área de exposições estão cerca de 200 expositores distribuídos por 11,4 mil metros quadrados.


A solenidade de abertura contou na Mesa Diretora com a participação do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do Prefeito de Joinville, Udo Dohler, do Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, do Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, do Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Tibério Dornelles da Costa, do Presidente da FCDL-SC, Sergio Medeiros, Deputado Federal Marco Tebaldi, Deputado Estadual Darci de Matos; Rodrigo Minotto, Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho, Manoel Dias; João Carlos Gonçalves, Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Secretário Adjunto da Agricultura de SC, Airton Spies, Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, Presidente da Associação Gaucha de Supermercados, Antonio Longo, Diretora da Vigilância Sanitária de SC, Raquel Bittencourt, Diretora do Procon-SC, Elisabete Fernandes e o Superintendente do Sebrae-SC, Guilherme Ziguelli. Também estiveram presentes na solenidade os presidentes das Associações de Supermercados do Rio Grande do Norte, Edmilson Marques da Silva, de São Paulo, João Galassi, e do Paraná, Cesar Moro Tozetto.


Em seu discurso, o presidente da Acats, Atanazio dos Santos Netto, apresentou os pontos altos e as inovações da estrutura de funcionamento da feira neste ano, destacando o seu fortalecimento institucional e de reconhecimento por parte do mercado, já que a fase de comercialização de estandes foi concluída em 100% da planta com um mês de antecedência.


Atanázio abriu destaque para a importância e a força da atuação das entidades classistas empresariais representativas do setor comercial e varejista, como a Fecomércio-SC e a FCDL-SC juntamente com a Acats na interlocução de questões estratégicas de defesa do setor perante órgãos governamentais. Nesta cerimônia de abertura, a Acats homenageou o Presidente da FCDL-SC, Sérgio Medeiros, com a outorga do título de sócio honorário da entidade.


Ainda no ato solene, foram protocolados termos de cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério da Agricultura, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo objetivando a disseminação de boas práticas agrícolas nas cadeias produtivas de alimentos e também entre o Governo do Estado através da sua estrutura (Secretaria de Estado da Agricultura, Cidasc e Epagri) com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para impulsionar o alcance do programa Alimento Sustentável, de rastreabilidade de alimentos, que já integra mais de 200 produtores rurais e 15 redes supermercadistas.


O Presidente da Abras, Fernando Yamada registrou o papel de vanguarda e de referência da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em tecnologia, gestão inovação de projetos e relacionamento com os associados. No plano conjuntural, Yamada disse que a entidade elaborou o Plano Abras Maior com meta de fortalecer a economia brasileira através de uma meta de crescimento de 5,5% de participação no PIB para 6% de participação da atividade supermercadista no PIB brasileiro no biênio 2013/2014. Esta expansão proporcionaria a ativação imediata de 45 mil novas vagas diretas de emprego no setor, projetando um faturamento para 2014 estimado em R$ 313 bilhões.


As mudanças pontuais que o governo precisaria proporcionar, na contrapartida para a criação deste cenário, seriam desonerações para compra de equipamentos destinados a novas lojas, regulação dos meios de pagamento e também a desoneração da folha de pagamento.


O conteúdo integral do plano ABRAS MAIOR foi entregue pelo Presidente da Abras, Fernando Yamada, ao coordenador do Fórum Parlamentar de SC em Brasília, deputado federal Marco Tebaldi, que prometeu, num primeiro momento, envolver seus demais colegas do fórum nestas questões formuladas pelo setor supermercadista e a partir daí definir estratégias de busca de apoio nos diversos setores da esfera governamental.


Subscreveram o documento entregue a Tebaldi a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Federação dos Clubes Diretores Lojistas de SC (FCDL-SC), Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio -SC) e representantes de CDL´s municipais.


Nos seus pronunciamentos, o prefeito Udo Dohler e o Governador de SC, Raimundo Colombo, que encerraram a solenidade, disseram que o segmento supermercadista catarinense vem mostrando a sua força e o seu peso como alicerce da economia, gerando empregos e exercendo um papel social de relacionamento direto com os consumidores, atendendo suas expectativas básicas e de outro lado como um dos setores que mais geram empregos, sobretudo para os jovens em início de carreira.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais