Representantes do setor e especialistas discutem a confiança do brasileiro no varejo durante a APAS 2013

Leia em 4min 40s

 

 

Participantes apresentaram pesquisa realizada pela Nielsen que destacou atitudes do consumidor, fator de escolha na hora da compra e otimismo

 

 


Yamada_apas

(da esq. p/ dir.) Eduardo Ragasol (Nielsen), Fernando Yamada (ABRAS), Alexandre Caldini Neto (Valor Econômico), João Galassi (APAS) e Nelson Barrizzelli (USP)

 

A confiança do brasileiro no varejo foi debatida ontem (7) pelos presidentes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, do jornal Valor Econômico, Alexandre Caldini Neto, e da Nielsen Eduardo Ragasol durante painel apresentado na 29ª edição da APAS - Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que acontece até amanhã na capital paulista.

 

 

O painel, mediado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Nelson Barrizzelli, apresentou pesquisa realizada pela Nielsen que revelou que a confiança do consumidor está diretamente relacionada com o que é conhecido, com o que é respeitado e com o que transmite segurança. O estudo mapeou os atributos que possuem relação direta com a confiança. Entre os mais importantes estão a indicação, a experimentação, a informação disponível e o relacionamento. Foram ouvidos homens e mulheres responsáveis pela compra do domicílio, com predominância de pessoas casadas, com mais de um filho, das classes média e alta e nas faixas etárias de 25 a 39 anos e 40 a 55 anos.

 

Para o presidente da APAS, João Galassi, nem todos os consumidores têm a mesma percepção de confiança. Mesmo assim, na pesquisa, as palavras mais citadas são família e amigos, ou seja, aqueles mais próximos. "Nós, do setor varejista, entendemos que por isso temos que estar próximos para ganhar a confiança do consumidor", destacou Galassi.


No debate, o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, ressaltou que uma das grandes conquistas do setor, no sentido de adquirir confiança do consumidor, foi abrir os supermercados aos domingos e feriados. "Além disso, estamos atendendo os anseios dos nossos clientes, investindo em tecnologia de saudabilidade, aquilo que faz bem à saúde. Somos o setor que mais investe no que o consumidor quer", destacou Yamada.

 

Para o presidente do jornal Valor Econômico, Alexandre Caldini Neto, a quebra de confiança tem um custo social e emocional muito grave e interfere em todo o País. "Os juros, por exemplo, são reflexo da desconfiança na inadimplência", disse Caldini.

 

Atitudes que geram confiança

 

De acordo com a pesquisa, os consumidores confiam mais em produtos que podem experimentar, naqueles que possuem histórico de confiança, nos que têm imagem positiva e nos que, por necessidade, é preciso confiar.

 

Na avaliação do presidente da Nielsen Eduardo Ragasol, esses itens emergem da proximidade que se tem com o consumidor. "Contudo, um dado importante que a pesquisa mostrou é que a loja precisa estar limpa e organizada. Isso atua diretamente na confiança e na percepção do consumidor sobre a organização do estabelecimento."

 

De acordo com Ragasol, o estudo apontou que a imagem das marcas é um importante gerador de confiança no varejo. "A renda mensal da família típica é de R$ 2.700 e ela não pode colocar em risco essa renda. Por isso, consomem as marcas em que confiam."

 

Fator de escolha do canal


Entre os estabelecimentos que se apresentam como mais confiáveis pelo consumidor estão os mercados de bairro, preferidos por 51% dos consumidores. Eles acreditam que nesses locais encontrarão bom atendimento.

 

Além disso, nesses pequenos estabelecimentos os clientes buscam preços baixos, conveniência e programa de fidelidade/caderneta. Para o presidente da APAS, "o consumidor brasileiro ainda não tem plena confiança em comprar pela internet."

 

Consumidores continuam otimistas


A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo apontou, ainda, que no atual contexto, o Brasil continua com o mais alto índice de confiança do consumidor entre os países da América Latina, à frente, inclusive, de países como Chile e México. Essa relação de confiança atrelada à economia do País reflete o consumo das famílias em bens duráveis e, em menor medida, de bens não duráveis.
Fatores externos inevitavelmente interferem no índice de confiança do consumidor. "A desoneração da cesta básica foi uma das melhores coisas que aconteceram", avalia Yamada.

 

Clique aqui e confira apresentação completa

 

APAS 2013


Nesta quarta-feira (8), às 12h30, no Auditório Principal, a Feira APAS 2013 traz a palestra: "Capitalismo Consciente: o futuro do varejo", que será apresentada pelo empresário Abilio Diniz e Raj Sisodia, professor de Marketing na Universidade de Bentley e cofundador do Instituto Capitalismo Consciente.


A APAS acontece até amanhã (9/5) das 14h às 20h no Expo Center Norte, em São Paulo. Este ano, a Feira conta com uma área de 68 mil metros quadrados e 550 expositores nacionais e internacionais. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 70 mil visitantes, entre empresários do setor e executivos do varejo, e uma geração em volume de negócios em cerca de R$ 5,5 bilhões durante os quatro dias de evento.

 

Fonte: Associação Paulista de Supermercados (APAS)

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais