Vendas de Páscoa crescem 7% nos supermercados gaúchos

Leia em 3min 10s

Os supermercados gaúchos encerraram as vendas de Páscoa, no domingo (31/3), com motivos para comemorar. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o crescimento nas vendas em relação à Páscoa de 2012 foi de 7%, resultado superior aos 5% de incremento previstos pelos empresários do setor em pesquisa conduzida pelo Instituto Segmento em fevereiro. "A Páscoa mais cedo, quando as temperaturas não favorecem o consumo de chocolate, não impediu que os gaúchos procurassem ovos de chocolate para presentear e para seu consumo próprio", comemora Longo.


Conforme o dirigente da Agas, as vendas de última hora surpreenderam positivamente e puxaram o bom resultado. "O movimento cresceu muito de quinta-feira até domingo, quando os ovos premium, as caixas de bombons e os ovos de menor valor lideraram a procura", explica o supermercadista, ressaltando que 60% das vendas se deram nos últimos quatro dias.

 

Ao final da Páscoa, mais de 98% dos 9 milhões de ovos de chocolates expostos pelos supermercados foram vendidos. "A indústria deverá recolher a maioria dos itens que sobrarem, mas alguns supermercados certamente disponibilizarão ovos de chocolate para as pessoas que queiram retribuir um presente recebido ou que ainda desejem presentear mais alguém", destaca Longo. Entre os ovos infantis, cerca de 85% do mix comercializado levavam personagens licenciados estampados em sua embalagem. "Estes foram os produtos procurados com um pouco mais de antecedência, para garantir o presente que a criança pediu", informa o presidente da Associação.



Bombons e outros chocolates

 

Além dos tradicionais ovos, os bombons e chocolates em barra também registraram um incremento em relação a 2012. Segundo o presidente da Agas, foram comercializadas 5,8 milhões de caixas de bombons nesta Páscoa, o que representa um acréscimo de 8% em relação ao ano passado. "Este é o item escolhido como presente de última hora, e 30% das caixas foram vendidas no sábado", explica. Após a Páscoa, os supermercados já iniciaram a partir do domingo (31/3) a reposição dos estoques de bombons para o Dia das Mães, comemorado em maio.



Entre os outros chocolates, destacaram-se as barras mais baratas, também adquiridas para presente. Os supermercados que apostaram na customização de cestas de Páscoa também registraram alta em relação a 2012: o crescimento nas vendas destes itens foi, em média, de 10%.



Churrasco de domingo

 

Beneficiadas pela desoneração dos impostos federais, as carnes para churrasco tiveram um incremento de 10% no volume físico adquirido pelos gaúchos, puxado sobretudo pela costela bovina - em média 5% mais barata que na Páscoa de 2012.



Outros itens típicos

 

Também em destaque, as colombas pascais superaram em 12% as vendas, em relação a 2012. Entre as bebidas, o domingo ensolarado alavancou a procura por cervejas hoje, com crescimento de 7% em relação ao domingo de Páscoa do ano anterior.



Os brinquedos, cada vez mais disponibilizados por supermercados de pequeno e médio portes, também registraram crescimento de 8% nesta Páscoa.



Pescados nobres em evidência

 

Cerca de 500 toneladas de diversos tipos de pescado foram vendidas para as comemorações da Sexta-Feira Santa, número 22% superior ao do ano passado. "Com o aumento do poder aquisitivo, o consumidor está migrando para peixes mais nobres. O bacalhau, favorecido pela estagnação do dólar, registrou um crescimento de 20% em relação ao ano passado, e outro destaque foi o filé de anjo", pontua Longo. O dirigente destaca, ainda, que enlatados como atum e sardinha também tiveram boa procura.

 

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Agas


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais