Programa Alimento Sustentável idealizado pela ACATS já conta com mais de 150 fornecedores

Leia em 3min 40s


Projeto está presente nas redes Angeloni, Hippo, Martendal, Tielli, Magia, Santos, Passarela, Mercado 3 Irmãos, Della's Fruti e Koch

 

  Atanazio Netto
  O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Atanázio dos Santos Netto, mostra a leitura dos QR Codes nas embalagens de FLV
A segurança do alimento é prioridade para os consumidores que se abastecem de alimentos nos supermercados catarinenses. Com foco neste objetivo, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) desenvolveu o Programa Alimento Sustentável nos Supermercados do Estado de Santa Catarina, que atualmente já atinge mais de 150 fornecedores de alimentos da área de hortifrutri (FLV) que abastecem oito redes de supermercados participantes nesta fase piloto do projeto.


Junto com esta iniciativa, os participantes se integram ao programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), um parâmetro desenvolvido pela Anvisa. Só em 2012 foram concluídas mais de 60 análises de resíduos em agrotóxicos em diversas culturas.


O projeto foi apresentado pela entidade à imprensa na última sexta-feira (1º/3) na loja Capoeiras do Angeloni, na Capital. Após a apresentação foi feita a visita às gôndolas da loja para verificação "in loco" do funcionamento do sistema.


Como funciona?


Para ter acesso, basta que o consumidor tenha um telefone celular com câmera e acesso à internet. Em primeiro lugar, é preciso fazer o download do aplicativo (www.paripassu.com.br) optando pela plataforma IOS ou Android. Com a câmera ativada é feita a leitura do QR Code diretamente na etiqueta afixada no produto.


Segundo a ACATS, os recentes e lamentáveis fatos, na Europa e Estados Unidos, divulgados pela imprensa internacional reforçam ainda mais a necessidade que o segmento supermercadista tem de oferecer transparência sobre a origem dos produtos colocados nas gôndolas de suas lojas. O consumidor, agora mais do que nunca, quer saber o que está comprando e de onde vem esse produto. Nosso trabalho através do Programa é facilitar o acesso à informação, identificando a origem dos produtos e, consequentemente, oferecendo a segurança do alimento que o consumidor procura para a sua família, especialmente no que se refere ao controle e uso de agrotóxicos.


O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Atanázio dos Santos Netto, ressalta que o Programa catarinense é pioneiro no País e está sendo utilizado como modelo para a expansão nacional pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em suas afiliadas em todo o País.


Em 2012, o Programa Alimento Sustentável fechou seu 2º ano de implantação com ganhos consideráveis para a cadeia de abastecimento de FLV e também à saúde pública, revela o dirigente. Atualmente são mais de 150 fornecedores participantes, num total de oito redes de supermercados participantes (Angeloni, Hippo, Martendal, Tielli, Magia, Santos, Passarela, Mercado 3 Irmãos, Della's Fruti e Koch) e um total de 60 análises de resíduos de agrotóxicos realizadas durante o ano de 2012.


O parceiro da ACATS no projeto é a empresa catarinense Paripassu Aplicativos, que desenvolveu e implementou a tecnologia, pioneira nesta área de rastreabilidade de FLV no Brasil.


Em busca de melhores resultados e mais efetividade nas ações de campo, o envolvimento de entidades passou a ser mais amplo, segundo o Diretor Executivo da entidade, Antonio Carlos Poletini. "Com o objetivo de orientar e apoiar o desenvolvimento do setor supermercadista, especialmente da cadeia de abastecimento de frutas, legumes e verduras de Santa Catarina, foi desenvolvida uma cartilha orientativa em parceria com a Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Além disso, estamos estruturando um projeto de capacitação de pequenos e médios produtores e varejistas junto ao Sebrae/SC. "São ações que impactam na qualidade do produto, na transparência das relações e no resultado da eficiência da cadeia de abastecimento", afirma Poletini.


Fórum - No mesmo dia, após a apresentação oficial do Programa à imprensa, a Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomercio e a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveram o 1º Fórum de Produtores e Distribuidores para Supermercados Catarinenses. Na oportunidade, fornecedores integrados ao projeto e supermercadistas (Hippo e Angeloni) apresentaram seus cases estimulando demais empresas a participarem do processo.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS)/Portal Abras


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais