Supermercados gaúchos projetam crescimento de 5% nas vendas desta Páscoa

Leia em 7min

Expectativa do setor é vender em torno de 9 milhões de ovos de chocolate no estado



Realizada em um período de menor consumo de chocolate pela incidência das altas temperaturas, a Páscoa de 2013 deverá registrar um crescimento de 5% nas vendas dos supermercados gaúchos em relação ao ano passado, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Segmento Pesquisas encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) para saber as projeções de consumidores e de supermercadistas gaúchos para a festividade.


A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 19 de fevereiro de 2013, foram entrevistadas 200 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos, e de todas as faixas de renda. Pelo lado dos supermercadistas, foram ouvidos 20 diretores de empresas do setor em todo o estado.


Até a próxima sexta-feira (1/3), mais de duas mil lojas de supermercados já terão iniciado a exposição das tradicionais parreiras de chocolate montadas no período que antecede a Páscoa.


"Apostamos muito no ovo-presente, de maior valor agregado e com embalagem especial, consolidando o supermercado como um dos locais preferidos dos gaúchos para presentear seus amigos e familiares", destaca. Para ele, a ocorrência da Páscoa em março, quando as temperaturas estão mais elevadas que em abril, será um desafio para o setor. "A compra de ovos foi no mesmo volume que em 2012, e por isso o consumidor deve antecipar a aquisição dos chocolates para garantir a marca e o modelo preferidos", alerta o presidente da AGAG, Antônio Cesa Longo.


Segundo o dirigente, ao contrário de 2012, quando os ovos para adultos deram o tom da Páscoa, em 2013 a festividade volta seu foco para o público infantil. "Os ovos para crianças foram os que menos subiram de preço. A indústria ampliou o mix infantil, dando opções mais baratas, com menos brinquedos e mais chocolate. 80% dos ovos para crianças são de personagens licenciados", afirma Longo. Ao todo, os supermercados gaúchos vão comercializar 9 milhões de ovos, que vão alavancar um faturamento de R$ 89 milhões para o setor.

 

Segundo o presidenre, além dos ovos de chocolate, outra grande aposta do setor supermercadista para 2013 é também no crescimento da venda dos pescados.



Preferência pelos supermercados


Segundo os dados do Instituto Segmento Pesquisas, 63% dos consumidores vão comprar os produtos de Páscoa em supermercados, enquanto 91,5% dos gaúchos não descartam a possibilidade de efetuar em supermercados as compras de Páscoa. A comodidade de comprar os itens de Páscoa junto de outros produtos foi apontada pelos consumidores como o principal motivo para a escolha dos supermercados, com 52,7% das respostas. O segundo fator preponderante para a opção pelos supermercados é o preço mais baixo, com 42,4%.


Gasto médio por família


De acordo com a pesquisa, os gaúchos vão gastar, em média, R$ 160,50 nas compras de produtos para a Páscoa em supermercados. Conforme a indicação dos entrevistados, os produtos que os consumidores mais irão comprar nos supermercados nesta Páscoa serão:

 

Tabelaagas01



Vinho nacional é o preferido


Conforme os dados do Instituto Segmento, 46% dos consumidores vão adquirir vinhos nacionais para a Páscoa, e somente 20% vão optar pelos importados. "É a consolidação da qualidade do vinho da Serra, que tem um valor bem mais em conta", aposta o presidente da Agas. Os supermercados ouvidos projetam um crescimento de 8% nas vendas de vinhos nacionais e de 3,1% nos vinhos importados.

 

Poder das crianças


As crianças seguem com grande influência na decisão da compra de produtos de Páscoa - para 56,5% dos entrevistados, elas influenciam muito na decisão. A pesquisa mostrou que a influência da criança é maior nos extremos da renda dos entrevistados (naqueles que ganham mais e naqueles que ganham menos). As mulheres ouvidas são mais suscetíveis (ou mais atentas) em atender os apelos das crianças do que os homens.

 


Pescados em evidência


Cerca de 500 toneladas de diversos tipos de pescado serão vendidas pelo setor para as comemorações da Sexta-feira Santa, número 25% superior ao do ano passado. "95% dos pescados vendidos serão congelados. A falta de investimentos neste setor impossibilita que muitos supermercados trabalhem com peixe fresco. Este é um segmento que merece a atenção dos governantes, pois tem muito espaço para crescer", destaca Longo.


O crescimento dos light


Outro segmento que vai se destacar é o de chocolates 'light'. Segundo os dados da pesquisa, 20,5% dos gaúchos vão comprar algum chocolate diet ou light, e 85% dos supermercados terão este produto à venda em suas gôndolas. Outros 35% dos consumidores comprarão algum produto de Páscoa artesanal, como ovos e chocolates não industrializados e colomba pascal.


Compras de última hora


Uma das preocupações da Agas é quanto ao acúmulo de pessoas nos supermercados nos últimos dias antes do domingo de Páscoa. Segundo o Instituto Segmento, 78% dos consumidores pretendem realizar as compras de Páscoa na última semana que antecede a festa, sendo que 25% devem comprar no dia ou na véspera. "Aconselhamos a antecipação da compra para evitar transtornos e filas, e garantir a aquisição do produto desejado", ressalta Longo.


Representatividade da Páscoa nas vendas


Considerada a segunda melhor data de vendas para o setor supermercadista gaúcho - atrás apenas das festas de fim de ano -, a Páscoa gera otimismo entre os empresários do segmento. Segundo a pesquisa, o crescimento deverá ser da ordem de 5% nas vendas em relação à Páscoa de 2012. Neste período, o peso das vendas destes produtos no faturamento total dos supermercados será de 17,8% em março e de 11,9% em abril.


Consumidor deve estar atento aos preços


Um aumento na Margem de Valor Agregado (MVA), determinada pelo Governo do estado para o cálculo da substituição tributária incidente sobre chocolates de fora do Estado, vai ocasionar diferenças de até 25% nos preços de ovos do mesmo tamanho. O alerta é do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, que recomenda a pesquisa de preços e a criatividade dos consumidores para driblar os reajustes mais altos.


Em média, os itens para a Páscoa estarão 5,6% mais caros que em 2012 (índice não deflacionado). Os ovos de Páscoa médios (+9,6%), as cervejas (+7,5%) e os refrigerantes (+7,0%) serão os principais responsáveis pela alta. Por outro lado, os bombons (+1,7%), os ovos de chocolate pequenos (+2,5%) e os chocolates em geral (+2,8%) foram os produtos que menos variaram de preço.


Bombom, presente de última hora


Para Longo, os gaúchos estão presenteando um número cada vez maior de pessoas em datas festivas. "O bombom é o presente de última hora, quando serão comercializadas 5,8 milhões de caixas, agregando ao faturamento do setor mais R$ 25,6 milhões", calcula o supermercadista.
Segundo os supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento, os produtos típicos de Páscoa de maior venda são as caixas de bombons, os chocolates em geral (barra, tabletes, etc.), os ovos de Páscoa, os refrigerantes, as cervejas, os peixes em geral e os vinhos nacionais.


Gaúcho vai consumir 12% da produção nacional - Reconhecidos como os maiores consumidores per capita de chocolates do Brasil, os gaúchos vão absorver 12% dos ovos de chocolate produzidos em todo o País.



Confira a tabela completa:

Tabelaagas02



Empregos temporários


De acordo com os números do Instituto Segmento, 10% dos supermercadistas pretendem contratar funcionários temporários para a Páscoa. No total, a Páscoa irá gerar cerca de 1,5 mil empregos temporários no estado, efetivando pelo menos 20% dos profissionais ao final da festividade. E 90% destas vagas serão criadas pela indústria, em cargos como operador de logística, montador, promotor de vendas e estoquista.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS/Portal ABRAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais