Aspas e Amaps ampliam cursos de treinamento de pessoal, com apoio dos multiplicadores de ensino formados pela ENS

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* Por Margareth Meza

 

 

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Meta da gestão do presidente da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), João Sampaio Magalhães, sempre foi promover capacitação profissional
Hoje e amanhã, a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) aplica curso sobre Prevenção de Perdas para 30 profissionais do setor. A atividade, feita em parceria com a Escola Nacional de Supermercados (ENS) da Abras, é uma continuidade ao trabalho de formação de multiplicadores promovida em janeiro passado.


Nestes dois dias, a multiplicadora Maria de Jesus Aquime, treinada pela Escola, abordará passos fundamentais para atenuar o problema, como a identificação e a quantificação das perdas operacionais. O curso será destinado a gerentes, subgerentes, encarregados e operadores de todas as seções.


Também em parceria com ENS, a Aspas promoveu nos dias 13 e 14 de fevereiro curso sobre marketing e merchandising no PDV. Na ocasião, Simone Marques, mais uma multiplicadora formada pela Abras, mostrou como aplicar conceitos e ferramentas para estimular vendas e melhorar os resultados das empresas. Ao todo, 26 profissionais assistiram às aulas.


ENS forma dezenas de multiplicadores


Este ano, a Escola Nacional de Supermercados, centro de referência em treinamento da Abras, já formou 60 multiplicadores para atuar em supermercados. O Pará foi o primeiro estado a aderir à nova fase de treinamento, do qual participaram 30 profissionais, seguido do Maranhão, onde o mesmo número de pessoas foi capacitado.


Os multiplicadores - profissionais capacitados ensinar - são membros das associações supermercadistas estaduais e profissionais do setor, como gestores de recursos humanos, gerentes, encarregados, geralmente pessoas com experiência em chão de loja, capacitadas para ministrar os cursos disponibilizados pela Escola, boa parte deles reformulada em 2011 (veja detalhes abaixo).


Uma das principais metas da nova gestão da Abras, liderada por Fernando Yamada, é formar o maior número possível de multiplicadores nas entidades estaduais para qualificar continuamente milhares de colaboradores nas cinco regiões do País.


O gerente da Fundação Abras, Marcos Manéa, conduziu as formações, que tiveram carga horária de 16 horas, dividida em duas etapas. Na primeira, os futuros multiplicadores conheceram a metodologia de ensino da ENS. "A metodologia consiste em ensinar como um adulto aprende, quais são os objetivos da comunicação efetiva e como utilizar os sete passos do ensino sistemático para, assim, transformá-los em facilitadores do aprendizado", explicou Manéa. "Depois, viram na prática como repassar conteúdo através de dinâmicas de grupo", completou.


Uma das formandas, a gerente de Recursos Humanos da rede maranhense Carone, Ana Beatriz Latterza, aprovou a metodologia de ensino. Segundo ela, a dinâmica aplicada nas aulas consegue envolver os participantes porque os exercícios retratam a realidade, o dia a dia das lojas, e os alunos conseguem se enxergar nas situações propostas.


Ao final dos dois dias de curso, Ana Beatriz e seus colegas passaram por uma avaliação para receber o certificado de multiplicador. Também ganharam materiais didáticos de apoio, como apostilas e videoaulas, para replicarem o conhecimento com mais facilidade e de acordo com os métodos da ENS.


Parceria que dá resultado


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Para o presidente da Associação Paraense de Supermercados(ASPAS), José Santos de Oliveira, o objetivo do curso é capacitar constantemente profissionais para que disseminem novos conhecimentos para mão de obra local
Para o presidente da Associação Paraense de Supermercados(ASPAS), José Santos de Oliveira, o objetivo do curso é capacitar constantemente profissionais para que disseminem novos conhecimentos para mão de obra local.


No Pará, o treinamento ocorreu nos dias 28 e 29 de janeiro na sede da Aspas. Para o presidente da entidade, José Santos de Oliveira, o objetivo do curso é capacitar constantemente profissionais para que disseminem novos conhecimentos para a mão de obra local. "Vamos garantir a manutenção e a retenção do aprendizado e tornar os processos de capacitação mais dinâmicos e personalizados", ressalta.


Na sequência, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, foi a vez de o Maranhão participar do curso. Segundo o presidente da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), João Sampaio Magalhães, a meta de sua gestão sempre foi promover capacitação profissional.


"Após enfrentarmos algumas dificuldades, encontramos o formato ideal que se baseia em formar multiplicadores que possam repassar dentro das lojas o que aprenderam nos cursos. Para tanto, contamos com o total apoio da Abras para desenvolver dentro da Amasp atividades que possibilitem o treinamento e o ganho profissional dos associados", contou.


Na opinião do vice-presidente da entidade e proprietário do supermercado O Globo, Ossian Ferreira Pinho, a qualificação gera grande enriquecimento profissional, melhora o atendimento nas lojas e a percepção da empresa perante seus públicos. "Por isso, a formação se aplica a todos, tanto proprietários e gestores quanto funcionários", frisou.

 


Frutos colhidos em pouco tempo


No estado, algumas redes já puseram em prática o que aprenderam nos dois dias de intenso treinamento, como é o caso do Carone: "Dei o curso de atendimento para 90 colaboradores e vou treinar todos os que lidam diretamente com o público, cerca de 220 pessoas, até o final de fevereiro", relatou Ana Beatriz.


No Pará, um dos maiores grupos supermercadistas do estado, o Formosa, sentiu-se estimulado pelo treinamento a pôr em prática um sistema de educação continuada para que os cursos de qualificação e requalificação gerem oportunidades de promoção aos colaboradores. O pontapé inicial foi dado com o curso para operador de check-out feito com material e método da ENS.


"Como multiplicadora, ganhei conhecimento e credibilidade para passar os conteúdos aos funcionários", contou a gerente de Recursos Humanos, Thayana Barroso. "Esta foi uma excelente iniciativa da Aspas e da Abras porque a empresa não encontra com facilidade profissionais preparados para atuar no setor", complementou.


Também no Pará, a gerente de Desenvolvimento Humano do SuperNorte Supermercado, do município de Tucuruí, Eliz Rosana dos Santos, comemora a formação, segundo ela, vinda em boa hora. "O curso veio exatamente no momento em que eu procurava pela capacitação e, sem dúvida, vai ser um divisor de águas no autosserviço local."

 


Renovação é meta da ENS


A ENS renovou boa parte de seus cursos na metade de 2011. São 20 cursos presenciais com aulas ministradas pelos multiplicadores nas sedes das associações supermercadistas estaduais ou diretamente nas lojas.


Para ampliar o acesso à educação profissional, ano passado, a Escola passou a disponibilizar cursos pela internet. Até agora, 19 podem ser acessados. Basta se cadastrar no Portal da Abras (www.escolaabras.com.br), fazer os exercícios, a avaliação e depois imprimir o certificado de conclusão.

 



*Margareth Meza é repórter da Revista SuperHiper, publicação Abras

 


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