ACATS comemora seus 49 anos de fundação

Leia em 3min 20s

  
Florianópolis (SC) - No dia 17 de fevereiro a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) registrou a passagem dos seus 49 anos. No ano que antecede a comemoração do seu cinquentenário, a Entidade reforça sua atuação institucional em defesa do segmento supermercadista catarinense. Atualmente são mais de 1,4 mil empresas associadas de um setor que emprega mais de 80 mil profissionais em todo o Estado, um dos maiores geradores de oportunidades de trabalho de SC.

 

A ACATS foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1972 nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, região central de Joinville. Pedro Bencz foi eleito por aclamação como o primeiro presidente. A preocupação com o crescimento do setor através do aprimoramento da mão de obra das lojas de supermercados, intercâmbio com centros maiores, atuação regionalizada, representação econômica e defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas, sempre foram, desde o início, os objetivos da Associação.

 

Pouco depois de sua fundação, a sede da entidade foi transferida para a Capital, Florianópolis, onde funcionou em instalações próprias no Centro Executivo Joana de Gusmão até o ano de 2002 e depois no Centro Empresarial Florianópolis até 2018. A partir de dezembro de 2018 a Entidade instalou-se em seu novo e atual endereço, no bairro Estreito, na Capital, ocupando o quarto andar do Centro Empresarial ACATS/FACISC.

 

Atualmente, a ACATS desenvolve seu papel de representante institucional do setor, além de executar um calendário de ações e iniciativas focadas nas necessidades das empresas associadas com sua estrutura totalmente readaptada mediante as restrições impostas pela Pandemia. O principal evento do calendário de atividades é a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper), em sua 33ª. edição e que em 2020 por causa da Pandemia teve uma edição on-line.

 

Uma das prioridades da ACATS é o trabalho de qualificação e requalificação profissional de todas as categorias que atuam nas empresas do varejo supermercadista catarinense, com mais de 14 mil participantes anuais nas diferentes atividades.

A Entidade também se mantém próxima de todos os órgãos que atuam na regulação desta atividade, desenvolvendo um relacionamento harmônico e produtivo na defesa dos pleitos do setor.

 

- Na comemoração de seus 49 anos a ACATS demonstra ser uma Entidade madura e que conquistou respaldo junto a associados e também às autoridades. Registramos nosso reconhecimento a todas as gestões de Diretorias e Conselhos que nos antecederam até aqui, as quais atuaram dentro do que preconiza o associativismo para, de forma voluntária, trabalhar pelo fortalecimento da representatividade do setor supermercadista em nosso Estado - afirma o Presidente da ACATS, Francisco Crestani.

 

Para o dirigente, a ACATS vem se modernizando continuamente e encarando sempre novos desafios, como este de se ajustar diante das dificuldades impostas pela Pandemia.

 

- Continuamos a crescer, mas é certo que teremos que cada vez mais nos reinventar com novas soluções e novos produtos para atendimento das expectativas dos supermercados associados. E no aspecto operacional, o nosso setor é um dos que mais rápido se atualiza, continua a ser um dos maiores empregadores de SC e também potencial gerador de impostos. O setor supermercadista de SC deve se orgulhar disso.

 

No plano conjuntural, em 2020 o segmento registrou um desempenho positivo próximo a 10% em Santa Catarina. O último dado de faturamento nacional do setor foi de R$ 378 bilhões (2019), conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o que equivale a cerca de 5% do PIB brasileiro. Santa Catarina tem atualmente cerca de 7,5% da fatia nacional.

 

Mais: www.acats.org.br

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS





 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais