D’Or Talks conta experiência dos supermercados na pandemiaonta experiência dos supermercados na pandemia

Leia em 3min

A D’Or Consultoria contou com a participação de Fabio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ) e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), na D’Or Talks da quarta-feira (8).
Desde o início da pandemia, o líder foi responsável por estar na mídia para informar a população a respeito do abastecimento de alimentos e outros itens essenciais, desempenhando um papel fundamental não só na garantia da continuidade desse serviço, como também em transmitir uma maior tranquilidade para as pessoas.

Na transmissão ao vivo, mediada pelo diretor executivo da D’Or Soluções, Dr. Guilherme Malaquias, o executivo contou que, para conseguir o resultado de sucesso, a Associação criou um comitê de crise multidisciplinar, monitorando desde o produtor rural, passando pelas indústrias de transformação e transportadoras, até a distribuição.

“Depois de verificar que toda a cadeia alimentar estava funcionando regularmente, pude me pronunciar. E, contei com o propósito dos supermercadistas: pedi que trabalhassem com o estoque máximo, o que não é uma prática recomendada, normalmente, para termos tempo de consertar qualquer falha que pudesse acontecer na cadeia de abastecimento, sem afetar o consumidor. Apenas a minha palavra não bastaria. A população precisava ir até as lojas e realmente encontrar as gôndolas cheias, e foi exatamente o que aconteceu”, relata Queiroz.

Apesar da live bem humorada, o presidente da ASSERJ conta que viveu dias de poucos sorrisos. “Tivemos medo da propagação do vírus dentro das nossas lojas, para clientes e colaboradores; medo da superestocagem, que criaria uma injustiça social enorme e iria desequilibrar a cadeia de alimentos gerando aumento de preços e falta de produtos; e, também, do risco de saques. Mas o nosso propósito é garantir o abastecimento de alimentos para a população, assim como o do médico é salvar vidas”, completou.

Nesse sentido, Fábio aproveitou para destacar a atuação dos profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia, assim como iniciativas privadas como as da Rede D’Or São Luiz. “O hospital de campanha construído no Rio de Janeiro foi um marco, uma prova de que tinha gente agindo rápido, mostrando que é possível. Isso nos passou mais segurança para continuar agindo”, comentou, ao fazer um agradecimento especial.

Outro lado que poucos veem na administração da crise dentro dos Supermercados foi o medo vivido pelos colaboradores diante da falta de informação sobre quais precauções tomar. “A D’Or Consultoria nos acompanhou de perto nessa área, orientando sobre qual seria o tipo certo de teste de COVID-19. Foi o nosso braço técnico”, conta o executivo. A empresa também orientou quanto à aquisição de EPIs (como máscaras) adequados.

O que garantiu o índice ínfimo de contaminação entre os profissionais dos Supermercados em todo o país foi, segundo Queiroz, informação e higienização. “Esse foi o binômio para manter o ambiente das nossas lojas o mais seguro possível, pois é impossível afirmar que seja 100% seguro numa pandemia”, observou.

O executivo lembrou ainda a realização da Live da ASSERJ no Cristo Redentor, em homenagem aos supermercadistas, que arrecadou 86 toneladas de ALIMENTOS para famílias necessitadas. “Tínhamos duas coisas em mente: reconhecer o heroísmo dos profissionais dos Supermercados e a possibilidade de ajudar pessoas em vulnerabilidade social. Foi uma maneira de levar alegria para os nossos colaboradores nesse momento, com uma mensagem de amor e esperança”, contou, revivendo a emoção.

A programação no Corcovado homenageou também os profissionais da área médica. Houve projeção de rostos e materiais usados pela categoria, bem como de produtos vendidos pelos Supermercados.
A live completa está disponível no canal da D’Or Consultoria no Youtube (youtube.com/dorconsultoria).

Fonte: Segs  


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais