Supermercados registram alta de 2,26% nas vendas em MG

Leia em 3min 20s

As vendas nos supermercados de Minas Gerais registraram alta de 2,26% no primeiro semestre de 2019 quando comparado com igual período do ano anterior. De acordo com dados da pesquisa Termômetro de Vendas, elaborada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), no confronto de junho com igual mês de 2018, a elevação nas vendas foi de 4,17%. Em relação a maio, foi registrada variação positiva de 0,23%. A expectativa do setor é de encerrar o ano com crescimento de 4% no faturamento e abertura de 70 unidades supermercadistas no Estado.

 

De acordo com o superintendente da Amis, Antônio Claret, a taxa de desemprego elevada e a economia ainda enfraquecida estão interferindo de forma negativa no desempenho do setor. Apesar do crescimento verificado nos primeiros seis meses, no mesmo período do ano passado, o índice de venda havia crescido 2,56%.

 

“O crescimento registrado ao longo do primeiro semestre de 2019 foi interessante, mas menor que o verificado em igual período de 2018. Nossa meta é encerrar o ano com alta de 4% nas vendas. Isso significa que precisamos ter um segundo semestre bem melhor. Esperamos que as reformas, principalmente da Previdência, que deve ser aprovada ainda em agosto, contribuam para uma melhor reação da economia brasileira”, explicou Claret.

 

Outra ação que deve favorecer a melhoria do desempenho do setor é a liberação do saque de parte dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

“Qualquer dinheiro novo que entra no mercado vai contribuir para o melhor desempenho, porque a população investe em alimentação”, disse Claret.

 

Ainda segundo o superintendente da Amis, a alta verificada nas vendas de junho em relação a maio, 0,23%, foi um resultado aleatório, uma vez que tradicionalmente as vendas do quinto mês do ano são melhores. Um das justificativas, segundo Claret, pode ter sido o fraco desempenho da comercialização verificado em maio.

 

Regiões – O resultado regional, na comparação de junho com maio, ficou próximo da média estadual. Na região do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, as vendas nos supermercados aumentaram 0,10%. Na região Central, a elevação foi de 0,22%, na Centro-Oeste, de 0,62%, o Sul de Minas teve alta de 0,43% e Triângulo, de 0,16%. Já no Norte de Minas e Zona da Mata, foram observadas quedas de 0,18% e de 0,10% respectivamente.

 

Já na comparação de junho com igual mês do ano anterior, a variação positiva de 4,17% observada em Minas Gerais é justificada por junho de 2018 ter sido fraco em relação às vendas. Isso porque, em função da greve dos caminhoneiros e do medo do desabastecimento, a população ampliou as compras em maio de 2018, entrando em junho ainda com estoque.

 

“O resultado também foi estimulado por junho de 2019 ter um fim de semana a mais que o do ano anterior. São períodos importantes e de maior movimento nos supermercados”, explicou Claret.

 

Investimentos continuam – Mesmo com o ritmo lento da economia nacional, os empresários do setor supermercadista continuam investindo e contribuindo para a geração de empregos. Ao longo do primeiro semestre, foram inaugurados, no Estado, 22 supermercados, um a mais que o número registrado em igual período do ano anterior. A previsão, segundo a Amis, é de encerrar o ano com um total de 70 unidades novas.

 

“Tradicionalmente, o segundo semestre concentra um valor maior de aberturas. Estamos mantendo a nossa expectativa de 70 novas lojas em 2019. Ao longo do primeiro semestre, foram gerados pela abertura de novas unidades 2.154 postos de trabalho diretos e serão gerados, no mínimo, 7.300 novos empregos até o fim do ano. Apesar do cenário econômico, o empresário segue investindo. Somente em 2019, serão aportados R$ 520 milhões com a abertura das novas lojas”, disse Claret.

 

Fonte: Diário do Comércio

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais