Páscoa deve aumentar em 5,6% vendas nos supermercados

Leia em 3min 50s

A chegada da Páscoa promete ser um doce momento para os supermercados em Minas. A expectativa pela troca de chocolates tradicional na data faz o setor acreditar no aumento das vendas que, de acordo com Associação Mineira de Supermercados (Amis), devem crescer 5,6% em relação ao ano passado.

 

No balanço das vendas do setor este ano no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2018, a alta é mais tímida, ficando em 1,99%. Contudo, para o ano, a expectativa do setor é de que a expansão fique em 4% até dezembro.

 

Os destaques deste ano para a Páscoa são as barras de chocolate e caixas de bombom que devem ter as vendas aumentadas em 6% em relação ao ano passado, segundo dados da Amis.

 

Já os tradicionais ovos de páscoa vêm perdendo protagonismo, principalmente por causa do preço, e, por isso, vão crescer em comercialização, mas em taxas menor, na casa dos 4%.

 

“Temos notado essa mudança no perfil do consumidor. Aqueles ovos gigantes têm perdido espaço, principalmente, por causa do preço”, afirmou o superintendente da Amis, Antônio Claret.

 

Ainda com relação à Páscoa, a expectativa é de que a distância maior do início do ano, ajude a impulsionar as vendas. A diferença de 20 dias em relação ao ano passado, quando a data ocorreu no começo de abril, e este ano, quando será comemorada dia 21, é suficiente para melhorar os números, na avaliação da associação.

 

Ainda puxado pela data comemorativa, a linha de pescado deve crescer 7% nas vendas em relação ao ano passado.

 

Balanço

 

O termômetro de vendas divulgado pela Amis também mostrou que, apesar da boa perspectiva, em fevereiro houve queda no volume de vendas em comparação com janeiro.

 

No primeiro mês do ano, a alta foi de 2,84% quando considerado o mesmo mês de 2018, mas, quando comparamos fevereiro de 2019 com janeiro  percebe-se queda de 2,84%. Já se o comparativo for com fevereiro de 2018 é apurada alta de 1,13%. A queda, no entanto, é explicada pela quantidade menor de dias no mês.

 

Apesar disso, na avaliação do superintendente da Amis, Antônio Claret, o bom humor é tendência no setor, que espera crescer este ano bem mais que em 2018. No ano passado, a expansão em Minas foi de 2,98%, em relação a 2017, e em 2019 projeção é ficar na casa dos 4%.

 

“O crescimento visto no primeiro bimestre e na Páscoa já é um bom sinalizador, porque a data e muito importante. Além disso, a perspectiva de melhora na economia, com as reformas, ajudam a traçar esse cenário melhor para 2019”, afirmou.

 

A estimativa é verificada com a previsão de 70 novas lojas pelo estado e de criação de 7.300 novas vagas de emprego. “Já começamos a ter inaugurações.

 

As redes estão investindo em cidades que, até então, não tinham operação. Além disso, regiões como Norte e Rio Doce que tinham desempenho menor, estão tendo melhora, especialmente, a Norte”, analisou.

 

O perfil de expansão, ainda de acordo com Claret, é que tanto as grandes redes, como as médias e pequenas façam investimentos na ampliação do número de lojas. De acordo com a Amis, o setor emprega 198 mil pessoas em empregos diretos.

 

Padarias

 

Na esteira das comemorações da Páscoa, as padarias também estão investindo em produtos para atrair a atenção dos consumidores na data. A fabricação própria é a principal aposta.

 

A expectativa é de que o valor médio gasto pelo consumidor tenha incremento de até R$ 50. “A expectativa de vendas é muito positiva. As padarias trabalham intensamente nas datas comemorativas ao longo do ano e a Páscoa, acompanhada pelo aumento no consumo do chocolate verificado nesta época, ajuda muito na atração de fluxo e no aumento das vendas”, afirma o presidente da Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip), entidade que compõe a Amipão, Vinícius Dantas.

 

Ainda de acordo com Vinícius, aposta é na fabricação de ovos de chocolate tradicionais e recheados, ovos de colher, bolos com decoração especial, tortas artesanais e as colombas pascais, doces e salgadas.

 

Fonte: Estado de Minas

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais