Copa do Mundo minimiza efeitos da greve e vendas nos supermercados ficam estáveis em junho

Leia em 4min 20s

 

 

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de todas as lojas – que considera todas as unidades criadas no período pesquisado –, apresentou alta de 2,78% no mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado fez o acumulado de 2018 chegar a 5,19% de crescimento em relação a 2017.

 

Já no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses –, o resultado de junho de 2018 foi 0,92% superior ao mesmo período de 2017, o que fez o acumulado do ano chegar a um crescimento de 3,39%.

 

“O consumidor brasileiro fugiu dos maiores preços de bares e restaurantes (as pesquisas mostraram que até 92% decidiram assistir os jogos em casa), isso fez com que os supermercados tivessem forte aumento nas vendas, principalmente nas categorias típicas do torneio (cerveja, carnes, petiscos, entre outros)”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

 

 Os fatores que estabilizaram o pós-greve

 

Entre 25 a 27 de maio, início da paralização dos caminhoneiros, boa parte da população fez grandes compras de abastecimento com medo de ficar sem alimentos e bebidas, estocando produtos em casa, com isso adiantando compras que seriam feitas em junho. Por conta disso, o cenário se apresentava para um mês negativo.

 

“Junho foi o mês em que os dias de greve dos caminhoneiros tiveram os picos de problemas, com muitos caminhões com produtos dos supermercados presos nas rodovias e as rupturas (falta de produto em gondolas) atingiram seu maior patamar”, avaliou o economista da APAS.

 

Apesar do cenário ruim que se apresentava, alguns fatores amortecerem o que poderia ter sido um junho desastroso para o setor. Um deles foi a Copa do Mundo, evento que mobiliza toda a população em torno do consumo de produtos específicos e que aumenta as vendas, em alguns casos, foram observadas alta de até 50%.

“Muitos produtos tiveram grande saída durante a Copa, como por exemplo a cerveja, que te aumento de até 50% nas vendas comparadas com dias ou meses normais para categorias. Outros produtos que também tiveram crescimento de vendas como carnes, derivados de carne (petiscos), mercearia doce e salgada, demonstram como a Copa rivaliza em vendas com datas como Páscoa (segunda melhor para o setor)”, comentou Berka.

 

Outro fator importante está no inverno mais quente que o normal o que tem efeito direto no maior consumo justamente da cerveja, impulsionando ainda mais as vendas. Como a cerveja é um produto que resulta em venda de “acompanhamentos” (carne, petiscos, salgados específicos) as margens menores que ela tem são minimizadas.

 

 

Além dos dois fatores já citado, outro que também ajudou a amenizar os efeitos da paralização foi o estoque. No momento da greve muitos varejistas tinham estoques acima do normal (seja por gestão ou por erros de expectativa para um recuperação mais rápida da economia) e assim muitas empresas passaram sem sentir o “desabastecimento”, ganhando participações pontuais de mercado.

 

“Esses mesmos fatores que ajudaram aos supermercados não ter queda de vendas com um cenário totalmente adverso, poderiam ter feito com que o mês de junho atingisse número recorde de vendas”, avaliou Berka.

 

 

Apesar de tudo, a Copa fez com que nem todo o aumento obtido em maio fosse devolvido nas duas regiões negativas. O Interior de São Paulo segue demonstrando força neste ano e conseguiu ter, novamente, resultado positivo nas vendas.

 

“Esse resultado no interior se deve ao emprego formal retomando seu crescimento de forma mais consistente e a competição menos acirrada como em Campinas e Grande São Paulo”, concluiu o economista da APAS.

 

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

 

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais