APAS projeta aumento de 3,5% nas vendas de itens de Festa Junina nos supermercados

Leia em 2min

 

A época das tradicionais festas juninas, com comidas e bebidas típicas, é historicamente um período de boas vendas para o setor supermercadista, graças à capacidade das lojas em fornecer ingredientes e produtos típicos. Neste ano, a projeção da APAS – Associação Paulista de Supermercados, continua otimista: a expectativa é de que as vendas para o período junino cresçam 3,5% em 2018, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

 

 

“Graças ao cenário econômico um pouco melhor neste ano, esperamos que isso se reflita na comercialização dos produtos tradicionais. Além disso, ao considerarmos como termômetro as vendas de Páscoa, que foi de desempenho positivo, as expectativas de vendas para as datas comemorativas de meio de ano – Dia dos Namorados, Campeonato Mundial de Futebol e Festas Juninas – também são as melhores”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

Destaques e Preços

O cenário para 2018 demonstra que, dos 19 produtos selecionados como típicos de Festa Junina, 14 estão com índice de preço menor que em 2017. Os destaques são limão, balas, doce de leite e açúcar. A análise considerou as categorias de produtos mais procurados no período, com destaques nos grupos de FLV – Frutas, Legumes e Verduras (maçã, abóbora, batata doce, limão, etc), Mercearia (pipoca, amendoim), Massas e Féculas (ingredientes para pães e bolos típicos) e Bebidas (vinho e ingredientes para quentão).

 

“Quando analisamos os produtos típicos em relação às vendas gerais e comparamos com a média mensal anual, a performance chega a ser de 35% a 50% a mais de vendas em junho e julho”, comentou o economista da APAS.

 

Somam-se ao período dois fatores propulsores de vendas: o inverno, em que ingredientes para caldos e sopas, além de queijos e vinhos, são mais procurados, e o campeonato mundial de futebol neste ano, com a procura por cervejas, itens para churrasco e petiscos.

 

“O período favorece as vendas graças ao aumento das confraternizações dentro do lar, já que 92% das pessoas assistem aos jogos em casa, favorecendo sobremaneira o canal do varejo alimentar que, sendo um dos que enfrenta mais concorrência, conquista e fideliza o cliente por meio de ofertas e diversas ações de marketing”, concluiu Berka.

 

Tabela de Preços:


 Fonte: IPS/APAS/FIPE

 

Fonte: Portal APAS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais