APAS registra crescimento de 2,04% nas vendas nos supermercados nos dois primeiros meses de 2018

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O Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas – que consideram as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – teve crescimento de 0,63% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2017, e foi a 2,04% no acumulado dos dois primeiros meses de 2018.

 

No conceito de todas as lojas – que consideram todas as unidades criadas no período pesquisado – o resultado foi de 1,83% em relação a fevereiro de 2017 e chegou a 3,35% no acumulado de 2018.

 

 

Fonte: APAS

  

O desempenho de fevereiro

 

Após um crescimento forte em janeiro de 3,43%, alavancados pelas férias e pelos resquícios do 13º salário, a expectativa para o Carnaval era de crescimento na ordem de 1% em relação ao mesmo período de 2017, porém, a estimativa não se concretizou, conforme explicou o economista da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Thiago Berka.

 

“Os dias de Carnaval e a semana imediatamente anterior tiveram boas vendas (o carnaval, pode-se dizer, foi de 10 a 15 de fevereiro). Mas houve uma forte desaceleração das vendas nas duas últimas semanas do mês. Isto demonstra que o consumidor ainda não consegue manter um consumo constante, precisando fazer escolhas e opções e direcionando sua renda conforme as necessidades. Em um mês que ainda é de pagamentos de contas sazonais obrigatórias, a desaceleração do consumo foi brusca”.

 

Além disso, os efeitos sazonais de demissão de temporários seguiram frequentes em fevereiro, o que fez elevar novamente a taxa de desemprego, que chegou a 12,6% no país, contrabalançado pelos quase 30 mil empregos formais criados no mês em São Paulo. “Este é um bom resultado, mas não expande a base de consumidores e a confiança de forma consistente”, avaliou Berka.

 

Desempenho por Região

 

O interior de São Paulo mais uma vez foi o grande responsável pelas vendas ficarem com saldo positivo em fevereiro, chegando a quase 2% de crescimento. Já a região da Grande São Paulo e Campinas tiveram quedas nas vendas em fevereiro, conforme mostra o quadro abaixo.

 

 

 

        Fonte: APAS

 

Expectativas de março

 

Para março, a APAS consolidou as expectativas para das vendas de Páscoa, que foram de crescimento de 4%. “O resultado geral do terceiro mês do ano servirá como termômetro para os próximos meses nas vendas dos supermercados. Além disso, vamos perceber se a confiança do consumidor e o desemprego menor em relação à 2017 irão se refletir no faturamento de modo mais forte”, enfatizou Thiago Berka.

 

Informações adicionais – outros deflatores e faturamento nominal

 

O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE), em fevereiro de 2018 contra 2017, no conceito de mesmas lojas, ficou com queda de -3,50%. No conceito de todas as lojas, foi negativo em -2,36%. O Faturamento Nominal apresentou queda de 0,76% no conceito de mesmas lojas, enquanto que no conceito de todas as lojas a alta foi de 0,42%.

 

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

 

APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.445 associados, que somam mais de 3.256 lojas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 


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