AMIS: Supermercados mineiros crescem 0,58% no primeiro bimestre de 2018

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Nos primeiros dois meses deste ano, as vendas do setor supermercadista em Minas Gerais apresentaram crescimento real, 0,58%. É o que mostra o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todos os portes em todo o Estado.

Em fevereiro, mês de referência da pesquisa, sobre o mesmo mês de 2017, também houve crescimento, com variação positiva de 0,68%. Os resultados são deflacionados pelo IPCA/IBGE.

 

Na comparação de fevereiro de 2018 com janeiro, o setor registrou queda de 1,20% nas vendas.
Esse resultado negativo em fevereiro, porém, é considerado normal. Os principais fatores apontados pelos supermercadistas para explicar essa diferença são:

 

-31 dias em janeiro contra 28 em fevereiro;
-Boa parte das lojas não abre na segunda ou na terça de carnaval (a data depende da negociação com o sindicato dos empregados);
-Janeiro teve um domingo a mais, que é um dia importante para as vendas do setor;
-Além disso, se janeiro é o mês em que o consumidor ainda conta com o dinheiro das férias, em fevereiro é quando ele retorna com pouca renda e opta por comprar apenas o básico para casa.

 

O fator positivo é que o setor vem crescendo. A aposta é numa expansão cautelosa, porém contínua nos próximos meses e durante o ano. Somam-se a isso, os investimentos no setor em 2017, mais concentrado no final do ano, que começam a melhorar os resultados das redes e a impactar positivamente o crescimento.

 

A melhora no ambiente econômico com inflação baixa e a redução de juros significam mais renda disponível e mais facilidade de crédito. Além disso, o consumidor começa a ficar mais livre das despesas de início de ano. Esse conjunto de fatores faz o setor acreditar em vendas melhores nos próximos meses.

 

Supermercados mineiros se destacam no ranking nacional

Pela primeira vez, o segmento supermercadista de Minas Gerais comemora a presença de cinco redes mineiras entre as 20 maiores do País no ranking nacional do setor elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e divulgado no final de março.

 

Segundo a pesquisa, Minas tem o mesmo número de redes do estado paulista entre as 20 maiores. Isto porque, excluindo-se as quatro redes multinacionais (Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Walmart e Cencosud Brasil) que têm lojas em vários estados, mas são ranqueadas por São Paulo, as empresas genuinamente paulistas também são cinco entre as 20 maiores do País.

 

Considerando-se as cinco empresas de cada estado presente entre as 20 maiores do ranking, o faturamento também está muito próximo: R$ 16,43 bilhões para as paulistas e R$ 15,39 bilhões para as mineiras.

Pela ordem decrescente de faturamento, as cinco maiores redes mineiras são:

 

Supermercados BH: R$ 5,47 bilhões;

Grupo DMA: (Epa Plus e Mineirão Atacarejo): R$ 3,35 bilhões;

Mart Minas: R$ 2,22 bilhões;

Bahamas: R$ 2,19 bilhões;

Grupo Super Nosso: R$ 2,14 bilhões.

 

 

Fonte: Associação Mineira de Supermercados (Amis)

 

 


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