Vendas de Páscoa crescem 3% nos supermercados gaúchos

Leia em 2min 50s

A intenção de presentear pessoas queridas e confraternizar em família resume o comportamento dos gaúchos nesta Páscoa de 2018. Segundo apuração da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto a supermercadistas associados, as vendas de Páscoa cresceram 3%, neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado - e a maior parte das empresas do setor registrou o melhor dia de vendas do ano, até o momento, neste sábado, 31. Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, o crescimento desta Páscoa foi puxado não apenas pela venda de chocolates, mas também por presentes em geral, como flores, itens de bazar, vinhos, brinquedos e outros produtos adquiridos pelos consumidores para agraciarem pessoas do seu convívio.

 

Na opinião do presidente da Agas, este comportamento mostra que os gaúchos seguem com a intenção de presentear pelo menos quatro pessoas do seu convívio, mas dão cada vez mais valor ao seu dinheiro. 'Esta foi a Páscoa das oportunidades, e por isso as pequenas e médias empresas tiveram um resultado melhor que as maiores. A vivência do supermercadista no dia a dia da loja durante toda a quaresma, acompanhando os anseios dos clientes e reajustando promoções e ações de venda, foi decisiva para um resultado positivo nesta Páscoa', resume Longo. Segundo ele, a indústria de chocolates oportunizou uma diversidade grande de opções, garantindo aos supermercadistas que realizassem promoções e atraíssem os consumidores. 'Neste ano, o preço médio dos produtos de Páscoa esteve abaixo do ano passado, já que despontaram os ovos de chocolate menores e mais baratos', destaca Longo.

 

Puxado por estes ovos mais acessíveis, o setor comercializou cerca de 96% dos 6,8 milhões de ovos de chocolate colocados nas prateleiras e parreiras nesta Páscoa. 'O crescimento na venda de ovos foi de 3%, mas as vendas de barras, cestas e bombons cresceram em média 10%', destaca Longo. O supermercadista relata que os itens de bazar, ideais para presentear, tiveram um incremento de 8% nas vendas. 'A venda de brinquedos avulsos fora dos ovos cresceu 12%, mostrando que as crianças valorizam mais o brinquedo do que o chocolate', observa o presidente da Agas.

 

Pescados e outros alimentos

 

Outro hábito de consumo que chama a atenção dos varejistas é a preocupação dos consumidores em manter a tradição das datas festivas e o crescimento da sua crença. Além dos chocolates e presentes, os consumidores recorreram aos supermercados para adquirir produtos como velas e alimentos para a ceia em família da sexta-feira Santa, 30 e do domingo de Páscoa, 1º. 'A venda de pescados cresceu 10%, sendo 98% destes produtos congelados. A tradição fala mais alto e a data oportunizou a venda de produtos como carne para o churrasco de domingo, bebidas e sobremesas', destaca Longo.

 

Setor se prepara para o Dia das Mães

 

Encerradas as atividades da Páscoa, o setor supermercadista volta seu foco para a proximidade do Dia das Mães, em maio. Segundo Longo, as lojas do segmento já estão reabastecendo os estoques de produtos como caixas de bombons e flores, tradicionais opções dos gaúchos para presentear na data. Também será um dia de reunião das famílias', conclui Longo, apostando na venda de alimentos para alavancar o setor na data.

 

Fonte: Agas

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais