Apesar de queda na Selic, setor supermercadista mostra cautela com taxas de juros

Leia em 4min 10s

O setor supermercadista de São Paulo não está demonstrando mais tanta certeza que as constantes reduções na Selic vão refletir no mercado. De acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados (PCS) do estado de São Paulo, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), 61% dos empresários demonstraram pessimismo que as taxas de juros vão ficar menores, tanto agora como no futuro.

 

“Este pessimismo do setor supermercadista se dá porque ainda não conseguimos perceber os efeitos destas constantes reduções da Selic na economia real, com taxas melhores para financiamento de capital de giro, crédito e investimentos irão chegar em um patamar aceitável. Estes são fatores sensíveis para o varejo alimentício que é muito conservador na sua gestão financeira e opta por trabalhar com recursos próprios”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) avalia que a decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil em reduzir os juros básicos da economia, a taxa SELIC, em 0,25 ponto percentual, passando de 6,75% para 6,5% ao ano, sinaliza ao mercado a busca por uma retomada do crescimento econômico brasileiro no curto e médio prazos, mas com compromisso da estabilidade dos preços. A entidade ainda avalia que, com a baixa inflação e a calmaria na economia, não foi preciso cautela pelo Copom, que manteve sua tendência de quedas constantes para atingir sua meta de 6,5%.

 

“Na visão da APAS, estas taxas de juros beneficiam o setor supermercadista em pontos estratégicos, como por exemplo nas lojas que oferecem produtos como eletro e têxtil (hipermercados e grandes supermercados). Nelas, os juros baixos ajudam ao melhorar o crédito e os parcelamentos, o que aumenta as vendas”, avaliou Berka.

 

Pesquisa de Confiança dos Supermercados (PCS)

A pesquisa realizada pela APAS apontou, em fevereiro, que 31% dos empresários do setor demonstram otimismo geral (ambiente econômico atual e futuro). Este número é de cerca de 9,5% p.p. inferior ao resultado obtido em janeiro. Já o otimismo futuro está em 41% frente os 49% no primeiro mês de 2018.

 

 

Esta queda observada no otimismo e o aumento da neutralidade, advêm de um mês de fevereiro decepcionante nos índices do varejo, que apontaram queda em relação à 2017. “No caso do setor do varejo alimentício, aponta-se que o carnaval no meio do mês prejudicou as vendas que normalmente atingem um pico forte nestes dias, nas categorias de cerveja, carnes bovinas, derivados da carne, sucos e bebidas em geral. Ao contrário de 2017, que teve o carnaval concentrado no final do mês onde o recebimento de salários ajuda, a data no meio do mês não colaborou para as vendas com um consumidor ainda preocupado em pagar suas contas pessoais e dívidas tradicionais de início de ano”, enfatizou o economista da APAS, que ainda completou.

 

“O janeiro de vendas fortes (crescimento de 3,43% em relação ao primeiro mês de 2017) demonstra que o brasileiro preferiu concentrar mais seus gastos através do 13º no Natal e no mês tradicional de férias”, finalizou.

 

 

Pessimismo em baixa e expectativas para Páscoa

 

Ainda sim, o fato do pessimismo do setor ter ficado praticamente igual ao mês passado, mesmo com queda nas vendas, demonstra que os empresários enxergam como um percalço natural da recuperação cíclica brasileira e que a expectativa para a Páscoa é de crescimento nas vendas. A previsão da APAS é que a época de Páscoa represente um aumento real de 4% nas vendas em relação ao ano passado.

 

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

 

APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.445 associados, que somam mais de 3.256 lojas.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais