Câmara outorga a medalha Boticário Ferreira ao empresário Severino Ramalho Neto

Leia em 8min 20s

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta segunda-feira (27), para a outorga da Medalha Boticário Ferreira, a Severino Ramalho Neto, empresário reconhecido em Fortaleza por sua atuação a frente da Presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. A comenda foi proposta pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Casa Legislativa, através do requerimento 3351/2017, aprovado, por unanimidade, pelo plenário do Legislativo.

 

A sessão foi presidida pelo vereador Salmito Filho e a mesa solene contou com as presenças das seguintes autoridades: Samuel Dias, secretário municipal de Governo, representando o prefeito Roberto Cláudio; Francisco Freitas Cordeiro, presidente da Federação da CDL’s do Ceará; Francisco de Assis Costa Cavalcante, presidente eleito da CDL; Eudoro Santana, Superintendente do Instituto Planejamento de Fortaleza.

 

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o presidente Salmito Filho disse que a Câmara reconhece, através da sua comenda mais importante, a Medalha Boticário Ferreira, o pai, o esposo, avô, irmão, e o grande líder classista  Severino Ramalho Neto. “Essa homenagem vai além do empresário, que é muito importante para nossa economia, pois gera oportunidades, gera emprego e renda. Estamos homenageado o interlocutor que serviu para a nossa cidade, compreendeu e abraçou a ideia de tornar Fortaleza uma cidade mais competitiva, gerando mais oportunidades para todos”, frisou.

 

Salmito pontuou que no executivo, a ideia de planejar a cidade para o futuro, foi abraçada pelo prefeito e pelos secretários. Disse que foi planejada e desenhada uma Fortaleza para um curto, médio e longo prazo. “Seja pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estabelecendo novas oportunidades, traçando um novo marco legal que queremos para o futuro. e a Câmara, para servir a população, resolveu se somar iniciativa. O CDL cumpriu um papel importante nesse processo, sob a direção de Severino Ramalho Neto”, pontuou.

 

Destacou, ainda, que Severino,  na sua condição de empreendedor e de líder de um segmento tão importante como o varejo, se destaca por sua vocação econômica e sua capacidade de negociar, de ouvir opiniões contrárias. Observa que a sua habilidade e capacidade de dialogar permitiram, juntamente com outras lideranças da CDL, que a Prefeitura e a Câmara avançassem, colocando Fortaleza na condição de cidade que gera renda e riqueza para o seu povo, com a nova norma de funcionamento do comércio. “Esses foram os critérios escolhidos por nós e acolhido por todos os vereadores, que aprovaram e concordaram essa homenagem que oficialmente está sendo entregue hoje”.

 

“Olhem a importância do dialogo, O único que se comunica entre todos os animais, são os seres humanos. Inventamos a escrita e a partir de nossa capacidade racional, essas criamos ferramentas para melhor nos servir, e servir nossa vida com abundância. Então nosso homenageado tem a capacidade do dialogo para ouvir o contraponto, pois na vida democrática essa postura é a que fortalece a democracia. Quem não escuta tem postura antagônica, que é diferente da característica da democracia”, avaliou.

 

Disse que Severino vê nos desafios uma oportunidade, seja na sua vida empresarial, seja como líder classista, seja como cidadão de Fortaleza. “Aprovamos recentemente a lei que facilita a liberdade para que a atividade do varejo possa se realizar a partir de cada momento e cada época no calendário de nossa economia. Casada a essa legislação veio o dialogo, com os atores divergindo, sentando, apresentando dados e justificativas, somadas a outras legislações para fazer Fortaleza entrar definitivamente no século XXI, seja do ponto de vista do comportamento urbano e econômico. A curto e médio prazo teremos Fortaleza 2040, seja com resultados em qualidade na educação, seja na politica de cultura e esporte”, asseverou.

 

Finalizando suas palavras, o presidente Salmito detalhou que Fortaleza aponta um futuro, que será muito diferente do passado, sobretudo quanto a esperança. Destacou que o homenageado, soma como representante da sociedade civil, do segmento que faz mover a maquina da economia, que é o varejo e o comércio. “Portanto, a homenagem que fazemos é muito justa a um cidadão de Fortaleza, já reconhecido por essa casa, a um líder de um segmento da sociedade civil que na interlocução vem enriquecendo a pauta legitima para além do CDL e para o povo de Fortaleza, por isso cabe na sua lapela a medalha do Boticário Ferreira. Fortaleza que se prepara para o futuro e precisamos de homens com visão como o senhor. Muito obrigado Severino Ramalho Neto”, concluiu o presidente.

 

Em seguida, o presidente Salmito fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao homenageado, ladeado por seus familiares. Em suas palavras de agradecimento, o empresário Severino Ramalho Neto destacou a presença de todos os diretores e equipe do CDL. Também citou a equipe dos Mercadinhos São Luiz, que foi eleita a terceira melhor empresa do varejo do Brasil para se trabalhar. Citou ainda sua mãe Iolanda, sua esposa Isabela, seus filhos Vitor e Joana, o genro Lívio Parente, a neta Ana Sofia, seu  irmão Luis Fernando e a cunhada Ana Cristina, presentes na solenidade.

 

Ele iniciou suas palavras recitando os versos do hino de Fortaleza, afirmando que os versos de Gustavo Barroso, tocam cada vez mais sua alma e o seu coração. “Minha Fortaleza de corpo inteiro, por ter sido a pouco tempo nomeado cidadão honorário. Fortaleza é minha pátria, provei teu sol, teu sal e tua água. O sal que me ensinou o trabalho, a água é daquelas que se bebe e não mais se esquece, quase benta, escassa e valiosa, matou minha sede, banhou meu corpo e me acolhei pra sempre e o teu sol me aqueceu. O Rio  de Janeiro só foi a saída para o porto da minha vida. Nessa terra de mares bravios, onde aprendi que a vida só faz sentido se for pautada na busca da felicidade, O destino me conduziu, os amigos que abriram meus olhos, meus caminhos e sentidos” discorreu.

 

Disse que recebeu a tarefa de ser ajudante na empresa do seu tio João Melo. Foi testemunha do seu trabalho nos mercadinhos São Luiz. Lá passou em vários cargos, foi caixa, empacotador, gerente, e com menos de 40 anos assumiu a presidência da empresa, com a partida do Tio João. “Foram muitas batalhas e vitórias, e tive o reconhecimento dessa terra que me abraçou e que me orgulho bastante. Meu primeiro título foi de Cidadão de Juazeiro do Norte, depois do Crato e no ano passado de Fortaleza. Me sinto cearense sacramentado na linguagem de Chico Anísio. Recebi a notícia da homenagem pelo presidente Salmito,  de folego aberto, pois sobre que os vereadores tinham aprovado a entrega da Medalha, por unanimidade. É tetra, como diria Galvão Bueno”.

 

Destacou o trabalho realizado pela Faculdade CDL, que contribui para o futuro de jovens universitários. Observou que a medalha é a conquista de todos. Ressaltou que ela também traz compromisso. “É com o peso da responsabilidade que passo a ser portador dessa honraria. As inovações tecnológicas batem todos os dias na nossa porta, carros elétricos, reaproveitamento de resíduos, aplicativos, saúde pública controlada por chips e expectativa de vida acima dos 90 anos. Nunca fomos tão cobrados por corresponsabilidade como atualmente. Educação e conhecimento é o que desejamos para o Brasil, para o nosso Estado e nossa cidade”.

 

Frisou que consciente da responsabilidade, que abre as portas para sua alma cidadã, afirmou que se coloca àa disposição do Poder, para buscar formas de melhorar e modernizar as ações do comércio e fortaleza. “Novos desafios nos espera. Fortaleza nos espera com olhar confiante, nessa perspectiva, saúdo o prefeito Roberto Cláudio,  que vem plantando sementes inovadoras. Seria difícil essas vitórias sem a participação dessa Casa e a liderança participativa e republicana do vereador Salmito Filho, Quero me alistar com vocês nessa jornada de trabalho essa é a melhor forma de retribuir e agradecer a todos vocês”, finalizou.

 

Perfil

 

Severino Ramalho Neto, carioca, filho de um paraibano com uma cearense, iniciou sua vida profissional ainda na infância, quando, após o falecimento do pai, se muda para Teresina para morar e trabalhar vendendo frango com os tios. Em 1977, segue para Fortaleza com o propósito de concluir seus estudos, sendo, então, apadrinhado por seu outro tio, o empresário João Meio, proprietário dos Mercadinhos São Luiz.

 

Ingressa nesta empresa no mesmo ano como empacotador, passando por diversos cargos no decorrer do tempo e obedecendo todo um plano de carreira. Ao final da década de 80, torna-se sócio do São Luiz com o tio, cargo que, após o falecimento deste, passou a dividir com o irmão Luiz Fernando

 

Melo Ramalho. Hoje, os Mercadinhos São Luiz possuem 16 lojas, 14 em Fortaleza e duas no interior do estado do Ceará, no Crato e em Juazeiro do Norte, com 1780 funcionários.

 

Atualmente, tem implementado ‘na empresa um projeto de expansão baseado no aprimoramento da logística, como também promovendo a capacitação humana e profissional de sua equipe, sempre baseado na simples receita que João Meio Ihe ensinou: cordialidade, presteza e respeito com seus clientes, fornecedores e colaboradores

 

É presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, membro do Conselho da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); Presidente do Conselho Estadual do SPC-CE (CESPC); diretor da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL); diretor da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS); membro da Câmara Setorial do Comércio e Serviços; e Copresidente da ECR Nordeste.

 

Fonte: AVOL

 

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais