APAS cobra medidas do Banco Central para contribuir com troco e circulação de moedas

Leia em 2min 30s

Desde o dia 30 de agosto, o Banco Central iniciou campanha para despertar na população a importância de se retirar moedas de cofrinhos, gavetas, cinzeiros, por exemplo, e aumentar a oferta do numerário, a fim de facilitar o troco e, principalmente, reduzir o gasto público. A APAS - Associação Paulista de Supermercados - apoia a campanha veiculada nas mídias sociais, porém, considera que o problema exige ações mais efetivas do Banco Central para a solução, que afeta diretamente a falta de troco nos estabelecimentos.


"Ciente da importância e relevância de um órgão como o Banco Central, a APAS julga importante à campanha veiculada nas redes sociais, porém, acredita que o Banco Central também pode contribuir com outras ações efetivas para sanar o problema", afirma Pedro Celso Gonçalves, presidente da Associação.

Nesta linha, a APAS, em conjunto com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, pediu audiência com o Banco Central visando discutir iniciativas que favoreçam uma solução definitiva. Uma das ações que a APAS cobra do Banco Central é a reposição das moedas que saem de circulação por meio da produção de novas moedas, além de divulgações mais contundentes da campanha, para que estimule o consumidor a colocar em circulação as moedas que estão em seu poder.


Segundo dados do Banco Central, o conjunto das moedas entesouradas representa cerca de 35% do total. Se foram consideradas quase 25 bilhões de moedas de Real, emitidas desde 1994, chega-se ao número estimado de 8,7 bilhões de moedas entesouradas, o que corresponde aproximadamente a R$ 1,4 bilhão.

Os estabelecimentos comerciais têm total interesse na campanha do Banco Central e, neste contexto, a APAS, que representa um setor tão importante para a economia do País, orientou os supermercadistas associados a compartilharem os vídeos da campanha nas respectivas redes sociais, a fim de incentivar a prática por parte dos consumidores.


Contudo, cada vez mais as moedas em circulação vêm diminuindo, e nem mesmo ações individuais das lojas ou dos bancos conseguem abastecer o comércio com a quantidade necessária para a demanda de troco necessária à atividade.

A APAS considera que a criação de campanhas que estimulem o uso de moedas é saudável, mas vê com preocupação os casos onde há uma contrapartida estabelecida, pois apesar desse tipo de ação gerar um primeiro impacto positivo, pode ter um efeito contrário no futuro e inibir ainda mais a utilização das moedas pelos consumidores, estimulando seu entesouramento.


"Vamos seguir na solicitação de medidas ao Banco Central para que a responsabilidade pela solução do problema não fique somente nas mãos do comércio e do consumidor", enfatiza Roberto Longo, vice-presidente e diretor Jurídico da APAS.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.455 associados, que somam mais de 3.242 lojas.



Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais