Programa RAMA é lançado no Rio Grande do Sul

Leia em 2min 40s

 

  

 

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lançou o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) no Rio Grande do Sul, ontem (25), em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). O objetivo é garantir mais segurança ao consumidor, por meio do controle do uso de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras (FLV) no estado.


De acordo com o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, esta é mais uma iniciativa, dentre uma série de ações que a entidade vem adotando nos últimos meses, para qualificar a cadeia de hortifrúti no RS. "A qualificação precisa incluir todos os elos, desde a produção, passando pelos canais distribuidores e chegando ao ponto de venda", destaca.


A entidade gaúcha coordena um programa de capacitação de produtores rurais, que teve início em março, e já conta com 250 propriedades participantes. "Há cerca de dois anos, a AGAS vem proporcionando encontros com entidades representativas de todos os elos da cadeia, em busca de soluções para melhorar a qualidade dos produtos consumidos pelos gaúchos", explica.


Para o superintendente da ABRAS e coordenador do RAMA, Marcio Milan, o programa traz modernidade e segurança para a cadeia de abastecimento do País. "A rastreabilidade e o monitoramento são tendências no mercado global de alimentos. De forma crescente e evolutiva, supermercadistas, fornecedores e produtores, estão percebendo a necessidade e a importância da adesão ao Programa, que é referência como ferramenta no apoio ao controle de defensivos agrícolas, garantindo, assim, mais segurança para a população."

Milan destaca, ainda, que, garantindo a segurança do alimento, os varejistas também conseguem agregar valor às suas vendas. "Temos o exemplo dos produtos orgânicos, que são mais caros, mas o consumidor aceita pagar por isso", afirma.


RAMA
Lançado em 2011, o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) monitora e rastreia, no Brasil, uma média mensal de 104 mil toneladas de frutas, legumes e verduras (FLV).

No primeiro semestre de 2017 foram rastreadas, pelo programa, 618 mil toneladas de FLV, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2016. No último ano, o total do volume rastreado chegou a 1,2 milhão de toneladas.


Adesões

Atualmente, o RAMA conta com 47 redes varejistas participantes (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil).
O faturamento de R$ 70,4 bilhões das redes participantes do RAMA representa 20,8% de participação no faturamento total do setor, com mais de 800 lojas e um total de 146 mil empregos diretos, de acordo com o Ranking ABRAS 2017.


Metas
O programa tem como metas para 2020 aumentar a participação do FLV no faturamento do setor supermercadista, de 9,1% (R$ 30,8 bilhões), para 12%, além de melhorar a capacitação de fornecedores e supermercadistas, reduzir o desperdício, hoje em 6,25%, para 5,1%. E atingir 20% dos supermercados brasileiros.

 

 

Clique aqui para mais informações.



Redação Portal ABRAS/Comunicação AGAS



Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais