Superminas começa nesta terça-feira em BH

Leia em 3min 10s

  

 

 

A 31ª edição da Superminas Food Show - Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação acontece de 17 a 19 de outubro no Expominas, em Belo Horizonte. Com o tema "Acreditar e fazer", o evento reunirá varejistas brasileiros e estrangeiros para apresentar tendências de produtos e serviços do mercado de alimentos e qualificação profissional por meio de palestras e cursos.

 

Considerada uma das principais feiras do varejo nacional, a Superminas é promovida pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão). A feira de negócio contará com uma área de 25 mil metros quadrados, na qual serão realizados diversos lançamentos de produtos com negociações especais para os participantes.

 

O Congresso impulsionará a aprendizagem e o desenvolvimento profissional por meio de uma programação especial com cerca de 50 atividades, que inclui rodada internacional de negócios, com a presença de compradores de vários países, palestras, workshops, visitas técnicas, oficinas e fóruns sobre diversos temas dos setores supermercadistas e da panificação.

 

A solenidade de abertura do evento está marcada para o dia 17/10, às 15 horas. O diretor da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Antônio Tadeu Peron, participará do evento representando o presidente da entidade nacional, João Sanzovo Neto.

 

A expectativa dos organizadores do evento é que a Superminas 2017 supere todos os números de 2016. No ano passado, a feira movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão em negócios, com a presença de 430 expositores e 53,5 mil participantes de 650 municípios mineiros.


Setor mineiro
Os segmentos supermercadista e panificador em Minas vêm apresentando um movimento bem positivo. De acordo com a AMIS, os supermercados mineiros estão investindo R$ 400 milhões em expansão neste ano. Pelo menos 56 unidades serão abertas, o que fará o setor chegar 7.163 lojas ao final de 2017. O segmento encerrou 2016 com faturamento de R$ 33,9 bilhões.


Soma-se a esses números o potencial do setor de panificação representado por mais de 14 mil lojas em todo o estado e um faturamento de R$ 8,63 bilhões em 2016. Com a união dos dois setores em um único evento, a Superminas passa a representar diretamente, 21,1 mil pontos de vendas só em Minas Gerais. O faturamento dos dois setores juntos atingiu R$ 42,6 bilhões em 2016.

Espaços 

A Superminas é segmentada em espaços para facilitar os negócios entre compradores e expositores. Alguns já são tradicionais, outros foram incluídos nos últimos anos, seguindo tendências do varejo e das demandas do consumidor, como os espaços "Beleza e Saúde" e o dos Alimentos Saudáveis - Naturais, Orgânicos e Funcionais.


Completam a área de feira os espaços: Logística e Distribuição; o Espaço da Cachaça, Espaço do Vinho e Queijo, o Espaço de FLV - Flores, Frutas, Legumes e Verduras - e o Espaço de Cervejas Artesanais e Especiais. Estes estão localizados no "Pavilhão Gerais", o maior da feira.

O "Pavilhão Minas", no segundo piso, é destinado ao Espaço da Tecnologia; Espaço Internacional; Espaço dos Alimentos Saudáveis (Naturais, Orgânicos e Funcionais), além do Espaço Raízes de Minas.

 

Pequenos fornecedores 
A Superminas 2017 trará novamente o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), um espaço destinado a pequenos fornecedores da agricultura familiar e pequenas indústrias. O CMCS é uma parceria com o governo mineiro por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).


Clique aqui e confira a programação completa da Superminas 2017.

 

 Redação Portal ABRAS/Comunicação da AMIS



Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais