Vendas nos supermercados de SC recuam em fevereiro

Leia em 2min 30s

O desempenho de vendas do setor supermercadista catarinense recuou em fevereiro nos três indicadores apurados na pesquisa Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Em relação ao mesmo período do ano passado, fevereiro de 2017 apontou uma queda de (-0,72%). Já em relação a janeiro de 2017 o resultado foi de (-1,58%). No primeiro bimestre de 2017 o acumulado registrou queda de (-0,81%) em relação a idêntico período de 2016.

 

Os dados já foram deflacionados pelo IPCA. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O presidente executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, acredita que o resultado está associado a uma influência direta de uma demanda turística que ficou muito aquém das expectativas. "Os turistas não vieram a SC na mesma proporção do ano passado, principalmente os argentinos. Além disso, de acordo com informações dos órgãos oficiais e entidades ligadas ao setor, o tíquete médio também foi menor. Por outro lado, some-se a isso o compromisso das famílias com a volta às aulas, IPTU, IPVA e demais obrigações de orçamento nesta época de final de férias."

"Mesmo com esta parcial negativa de fevereiro, nossa expectativa é que haverá uma reação positiva nos próximos meses em relação ao consumo. Não será nada muito expressivo, algo na faixa entre 1% e 2%", afirma o dirigente.

 

Páscoa

Pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) indica que a maior parte das empresas e redes supermercadistas está apostando num resultado de vendas de Páscoa muito semelhante ao do ano passado. Um contingente de 45% de empresários respondeu que fez o mesmo volume de encomendas de produtos típicos da Páscoa este ano considerando a Páscoa de 2016.

 

Conjuntura

O setor supermercadista também manifesta cautela em relação à retomada do crescimento econômico após a divulgação de mais um resultado negativo do PIB, de 3,6%. Para 72% dos empresários que participam da pesquisa do Termômetro de Vendas, a economia só voltará a crescer em 2018, embora 22% acreditam que existam condições para que isso aconteça ainda este ano. Já um contingente mais restrito, 5%, acha que a recessão econômica tem espaço para ser ainda mais aguda. A pesquisa foi feita no período entre 10 e 25 de março deste ano.



Termômetro de Vendas Acats 2017 (em percentuais)


Mês mês atual x          mês ano passado

mês ano passado        x mês anterior              Acumulado
 

 Jan +1,18                     (-23,02)                          +1,18
 Fev (-0,72)                    (-1,58)                           (-0,81)

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais