ASMAT apresenta reivindicações sobre proposta de Reforma Tributária no Estad

Leia em 2min 40s

O segmento de supermercados de Mato Grosso se reuniu  ontem (16), com a equipe técnica da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-MT). O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, acompanhou a reunião em que representantes da Asmat (Associação de Supermercados de Mato Grosso) mostraram pontos de preocupação com relação à minuta apresentada pela Sefaz-MT sobre a mudança na forma de cobrança do ICMS no Estado.

 

O presidente da Asmat, Alessandro Morbeck, citou a questão do estoque, sobre de que maneira esses créditos a serem devolvidos seriam calculados pelo governo, uma vez que as compras foram feitas tanto dentro de Mato Grosso quanto também de outros Estados, cujas alíquotas são diferentes umas das outras. A preocupação se deve ao fato de que o modelo atual é de antecipação de imposto, em que o empresário recolhe o ICMS já na compra do produto, e não na venda. Sobre essa questão, o governo sinalizou que o cálculo ainda está sendo estudado, mas que uma coisa já é certa: o pagamento dos créditos será feito de maneira escalonada. "Se fosse para o governo devolver tudo de uma vez, nós quebraríamos o Estado", ponderou Seneri Paludo, gestor da Sefaz.

 

Outra questão levantada foi com relação à glosa (diferença cobrada pelo governo de Mato Grosso na compra de mercadorias vindas de outros Estados, cuja alíquota seja inferior à praticada aqui). Nesse ponto o secretário foi enfático. "Não tem como não aplicarmos a glosa. Enquanto existir a guerra fiscal, nós temos que nos utilizar desse recurso que vários outros Estados também se utilizam", disse Seneri.

Representantes dos supermercados pediram a isenção sobre a carne e também os itens da cesta básica. Pedido que a Sefaz ficou de analisar junto aos tributaristas da Fundação Getúlio Vargas, responsáveis pela proposta de reforma na legislação do ICMS em Mato Grosso.

 

A responsabilização solidária também foi questionada pela Asmat. "O texto descrito na minuta excede e muito as atribuições contidas no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), e portanto, deve ser modificado para que não haja abuso contra o contribuinte", disse um empresário do ramo.

Seneri fez questão de receber todas as reivindicações por escrito e garantiu que esses apontamentos estão sendo levados em consideração na reformulação da minuta. "Nós queremos construir isso juntos e até os técnicos da FGV já deram o braço a torcer e mudaram vários pontos questionados pelos segmentos e que eram pertinentes. Essas questões apontadas hoje também serão estudadas", concluiu.

 

Na reunião também foi sugerida a possibilidade de se criar uma lista com os Estados e segmentos em que seria aplicada a glosa, no caso de compra interestadual. "Faríamos uma lista pública para que o empresário daqui saiba quais segmentos e de quais Estados seria aplicada a glosa na compra de produtos", finalizou Seneri.

O presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins, disse que a reunião foi produtiva e que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso pretende continuar contribuindo com a elaboração da nova minuta.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMAT


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais