ASPB: empresas fecham bons negócios na Consuper 2016

Leia em 6min 40s

Mais de oito mil empresários visitaram a 12ª edição da Consuper, Convenção Paraibana de Supermercados. O evento abrange tudo que envolve o setor supermercadista e é reconhecido por público, especialistas e expositores como uma das melhores ferramentas de negócios e relacionamento do setor.
"Mesmo sabendo de todas as dificuldades, a Consuper deste ano atingiu os melhores resultados. Sabemos que o relacionamento e a troca de contatos são o grande diferencial da nossa convenção", comenta o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo. A associação é uma das realizadoras do evento.


Segundo ele, a criatividade e a capacidade de negociação de fornecedores e varejistas é importante para oferecer vantagens e preços competitivos para o consumidor final. "Nesses doze anos, a gente sempre viu a sensibilidade de distribuidores e indústria para que bons negócios e lançamentos chegassem aos varejistas. Essa é a vocação da Consuper desde a primeira edição."
Outra marca importante, de acordo com o presidente da ASPB, é a representatividade de empresas e entidades que prestigiam a convenção. "Saber que a gente faz um evento que é um dos maiores do Norte e Nordeste é uma satisfação muito grande. Especialmente, com participação de entidades importantes como Abras, Abad, Sebrae, Fecomércio e Sindipan, que trazem conhecimento e informação para nossos supermercadistas", finaliza.


Resultados

Por tudo isso, a convenção atrai representantes e fornecedores de todo o país, que estão em busca de mostrar os seus produtos e conhecer os empresários da região.
É o caso da indústria Milli, do Paraná, com unidades industriais em Três Barras (SC), Curitiba (PR) e Maceió (AL), produzindo papéis higiênicos, toalhas de papel, guardanapos, fraldas descartáveis e absorventes.

"Estamos há mais de dez anos no mercado da Paraíba, mas essa é a nossa primeira vez na Consuper. Hoje, somos líderes do mercado nacional em produtos de folha simples e queremos chegar à liderança também no mercado de folha dupla. Para isso, é coerente e benéfica a nossa participação na convenção, pois é a chance que temos de negociar e fiarmos próximos dos nossos clientes da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas, por exemplo", explica Gerimário Batista, representante da marca.


Segundo ele, a Consuper deste ano foi bem mais movimentada que a de 2015, com participação de muitas indústrias, inclusive de grandes concorrentes da marca, o que permite a comparação entre produtos. "Queremos estar por aqui nos próximos anos também".
Outra empresa que fez sua estreia na Consuper foi a Bistrot Fitness, presente em 17 estados, com 15 franquias nas principais capitais brasileiras. A empresa é especializada na produção de refeições congeladas, com apelo de saudabilidade e praticidade, com pratos prontos congelados sem glúten, sem lactose e com menor adição de sódio.

"Hoje já estamos em supermercados, conveniências, lanchonetes e cafés na Paraíba. A nossa participação na feira é uma maneira de consolidar essa posição e ajudar na ampliação da nossa marca também em outras praças, como Rio Grande do Norte e Ceará", explica Adauto Chaves, representante da marca na região.


Há quatro meses, a Bistrot Fitness inaugurou também uma área de produção em João Pessoa, no bairro de Jaguaribe. Isso vai dar à empresa a capacidade de ser mais efetiva na distribuição dos seus produtos pelo Nordeste. "A Paraíba ocupa uma posição estratégica favorável, que vai nos permitir crescer as vendas e passar para a nova fase da empresa na região: a abertura de quiosques e o lançamento do modelo de franquias".
Segundo Adauto Chaves, as franquias já são o principal formato de negócios da empresa nos mercados de São Paulo, Santa Catarina e no Sul do país. "Queremos espalhar nossa marca na região Nordeste e acreditamos na Consuper como plataforma para esse grande salto que vamos dar", finaliza.


Quem também comemora a participação na Consuper é a equipe da marca Ethic Alimentos, especializada na comercialização de polpas de açaí, cupuaçu, granolas e mix de grãos, castanhas e frutas secas. De acordo com o representante comercial da marca, Diego Pereira Gomes, a empresa vai lançar novos produtos em 2017 e ampliar as linhas já existentes. "Nos últimos anos, a empresa tem investido na logística de entrega, especialmente para atender lanchonetes e conveniências, que demandam produto para não perder vendas."

Para comunicar essas mudanças ao mercado, a empresa escolheu a Consuper como canal de oportunidades. "Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará são nossos principais mercados. Por isso é fundamental a gente encontrar uma maneira de falar com todas essas marcas de uma única vez".


Já para Casimiro Júnior, gerente de compras da Vó Ita Frios, a Consuper atendeu as expectativas da marca. "Nossa intenção era trazer as novidades da empresa para o mercado, fazer o lançamento de produtos, novas marcas, novos fornecedores. Entendemos que a Consuper é o canal ideal para apresentação desses diferenciais para nosso público."
Surgida na cidade de Sousa (PB) e atendendo plenamente o Alto Sertão da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a distribuidora deve dar um passo importante em 2017, com a abertura de uma filial em João Pessoa, com mais estrutura para atender melhor os cliente da empresa, com uma logística mais eficiente.


"A Consuper foi um acerto para nossa empresa, estamos fazendo negócios. Clientes que não nos conheciam, já vieram nos procurar. A previsão é que esta seja a entrada da nossa marca na convenção e vamos trabalhar para estar o ano que vem aqui novamente", explica.
Uma das mais tradicionais empresas da Paraíba, o Grupo São Braz está entre as seis principais torrefações do país e possui mais de 200 itens alimentícios produzidos em 12 linhas industriais, uma das mais modernas unidades fabris da América Latina.

Presente desde a primeira edição da Consuper, a marca tem números incríveis também no atendimento aos seus clientes. "Nós gostamos muito dessa feira, porque nela nos conseguimos atingir um contato com, seguramente, mais de dois mil clientes. Se quiséssemos fazer isso apenas com visitas aos estabelecimentos, certamente levaríamos quase um ano para atingir esses números. Com a Consuper, encurtamos o tempo, nos fazemos presentes de maneira atrativa e também fazemos bons negócios", analisa o gerente comercial da empresa, Walber Santos.


Caravanas

Segundo os organizadores da Consuper, o Ceará foi o segundo estado com maior número de representantes na convenção, ficando atrás apenas da Paraíba, sede do evento. Ao todo, 15 empresas cearenses participaram da Consuper, entre elas a Limpa Fácil, Frut Bizz e Fort Coco.
Pelo quarto ano na Consuper, Ernane Leitão, diretor da empresa cearense Limpa Fácil, reuniu nove empresas de diferentes segmentos para participar da feira. "Os empresários possuem uma maior visibilidade na Consuper e falamos diretamente com os clientes. É uma maneira eficiente de ganhar espaço no mercado paraibano", analisa.


Presente desde a primeira edição, a indústria São Braz também organizou grupos de profissionais para participarem da convenção. Neste caso, a empresa buscou parceiros supermercadistas de outros estados para visitarem os estandes da feira.
"Há uns anos trazemos clientes de outros estados para conhecerem a Consuper em João Pessoa. Este ano organizamos seis comitivas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia e Alagoas", detalha Walber Santos, diretor comercial da São Braz.

Ainda segundo Walber, um dos fatores que faz a Consuper ser atraente para outras empresas é a alta taxa de conversão de prospects em clientes. "Em três dias de evento é possível negociar com um número muito grande de clientes em potencial, algo que não é possível ao longo do ano. Já chegamos a fazer mil contatos em um único evento", analisa.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASPB


 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais