Superminas movimenta R$ 1,7 bilhão em negócios

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A 30ª Superminas surpreendeu os supermercadistas e panificadores mineiros e superou a projeção de negócios feita pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) para a feira, realizada na semana passada. A edição deste ano, que reuniu 53,5 mil participantes representantes de 650 municípios do Estado, movimentou R$ 1,7 bilhão em transações comerciais ao longo dos três dias de evento, valor 17,24% acima do montante de R$ 1,45 bilhão inicialmente estimado.

 

A feira contou ainda com a presença de visitantes e compradores de outros 20 países, que foram incentivados pela rodada internacional de negócios promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Portugal e Sri Lanka foram além e participaram da Superminas também como alguns dos 430 expositores.

 

Ao todo, foram apresentados 340 novos produtos, que deverão estar disponíveis para o mercado consumidor até dezembro. "Já tínhamos uma expectativa positiva do evento anteriormente porque vínhamos sentindo essa tendência junto aos nossos parceiros e associados, mas todas as projeções foram superadas", avaliou o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala.

 

Uma das novidades da 30ª edição, o Circuito Mineiro de Compras Sociais possibilitou a 20 pequenos fornecedores da agricultura familiar a exposição de seus produtos e a aproximação dos grandes compradores, oportunidade considerada única por eles. Por outro lado, a exclusividade dos itens apresentados foi bem avaliada pelos atacadistas e varejistas, interessados em ampliar seu mix de ofertas.

 

"O consumidor cobra novidades na ponta. Então, é importante receber da indústria produtos diferenciados para incrementar as vendas", afirmou o presidente da Amipão, José Batista de Oliveira.

Já o presidente da Amis, Alexandre Poni, destacou a importância da Superminas como uma ponte entre as novas tecnologias disponíveis e os empresários dos segmentos supermercadista e da panificação. "Conhecer as inovações do mercado ajuda os empresários a pensarem em alternativas de redução de custos e aumento da produtividade, fatores imprescindíveis para o crescimento", ponderou.

 

Sustentabilidade

Como forma de incentivar a sustentabilidade, a Superminas agraciou ainda os expositores que se destacaram em termos de melhor utilização dos recursos. Os vencedores do prêmio Estande Sustentável foram as empresas Tío Paco, na categoria de até 40 metros quadrados, e a Ready Etiquetas, na superior a 40 metros quadrados.

"Acreditamos que, neste momento de retomada da economia, os empresários, tanto o fornecedor quanto o varejista, sentiram a necessidade de se preparar melhor, de se atualizar e de buscar novos parceiros. Eles viram na Superminas essa oportunidade. De fato, como o maior evento empresarial do Estado, é um ambiente de negócios muito apropriado para todos os portes de empresas", concluiu Claret.

 

 

Fonte: Jornal Diáro do Comércio de Minas

 


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