ACATS: Vendas nos supermercados de SC são negativas em janeiro

Leia em 4min 40s

 

Florianópolis (SC) -  Nem a presença de grande número de turistas no litoral catarinense conseguiu impedir um resultado adverso nas  vendas do setor supermercadista catarinense, que recuaram 1,13% no primeiro mês deste ano de 2016 no comparativo com janeiro de 2015, já descontada a inflação no período.

Desde 2004, quando começou a ser apurado, esta foi a primeira vez que o indicador da ACATS abriu o ano comum resultado negativo. O setor fechou 2015 com seu primeiro resultado negativo nos últimos anos, (-0,50%) em relação a 2014.

 

 

Estes são dados de uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com empresas de todos os portes e regiões do Estado, balizando a atividade do setor. Os índices foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirmou que a retração da atividade econômica começa a ter reflexos mais acentuados, inclusive em Santa Catarina.

 

 

- A temporada turística mostrou-se excepcional, principalmente com presença marcante de turistas argentinos. Mas nem o melhor desempenho das lojas do litoral conseguiu neutralizar a retração na atividade do setor, considerando todas as regiões do Estado.

Ele exemplifica com os dados estatísticos da pesquisa realizada mensalmente pela Entidade. “De 2007 a 2015 todos os meses de janeiro registraram incremento de vendas em índices superiores a 5%. Janeiro do ano passado registrou alta de 7,86%. Em termos conjunturais, são desempenhos que foram se superando com o crescimento contínuo da economia, o maior ganho de renda, o que vinha ocorrendo nos últimos anos e agora parou”.

 

 

PÁSCOA – A próxima data comemorativa que é muito forte para o segmento supermercadista, a Páscoa, já registra na expectativa dos empresários uma nova realidade, bem diferente de anos anteriores.

 Na pesquisa feita com líderes de empresas do setor de todas as regiões catarinenses, 79% informaram que compraram a mesma quantidade de produtos para a Páscoa, enquanto um segundo contingente de 21% informou que comprou menos que em 2015. Ninguém registrou um volume de compras de chocolates superior.

 

 

Na mesma sondagem feita na prévia da Páscoa do ano passado (2015), 70% dos empresários informaram que haviam comprado mais produtos que no ano anterior(2014) enquanto 23% disseram que tinham comprado mais ou menos a mesma quantidade e só 7% compraram menos produtos para a Páscoa.

 Atanázio dos Santos Netto salienta que estas informações já balizam um novo momento para o setor. “A concorrência será mais acirrada porque o bolso do consumidor encolheu e as empresas precisam se reinventar para encarar este desafio que o ano de 2016 nos apresenta. Será um ano difícil, mas vamos trabalhar bastante para superar os obstáculos”, assegurou.

 

 

 

 

Termômetro de Vendas Acats 2016 (em percentuais)

 

Mês

mês atual x 
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Jan

(-1,13)

(-18,62)

(-1,13)

Fev

 

 

 

Mar

 

 

 

Abr

 

 

 

Mai

 

 

 

Jun

 

 

 

Jul

 

 

 

Ago

 

 

 

Set

 

 

 

Out

 

 

 

Nov

 

 

 

Dez

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da ACATS

 

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais