Super AMAS 2015: lideres do setor supermercadista manifestam contra medidas que aumentam a carga tributária

Leia em 4min 10s

Marcelo Gonçalves, presidente da AMAS

(da esq.p/dir.) Adeílton do Prado, pres. do SINDSPER,

e Fernando Yamada, pres. da ABRAS 

Com novo formato a Super AMAS 2015 superou as expectativas  dos participantes. Este ano não houve feira de negócios. O foco principal foi o Congresso pautado no tema "Resiliência: Como se Adaptar às Adversidades e Buscar Oportunidades", realizado no dia 29 a 30/9, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), Marcelo Gutierre Gonçalves e do presidente do Sindicado do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande (SINDSUPER), Adeilton Feliciano do Prado, entidades que promovem o evento, além do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada. Na ocasião, os participantes manifestaram preocupação com as medidas fiscais anunciadas pelo governo Federal e Estadual. 


Também participaram da cerimônia o deputado estadual Paulo Correa, que se colocou à disposição do setor na Assembléia Legislativa, e o Secretário de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico (SEMEDE), Jaime Verruck, que representando o Governo do Estado, elogiou a entidade pela escolha do tema "Resiliência" e discorreu sobre o esforço que a atual gestão está executando para superar os desafios econômicos e implementar o desenvolvimento estadual.


Ao falar sobre o cenário econômico o presidente da AMAS, deixou claro que a classe é totalmente contra a criação de novos impostos. "Repudiamos o retorno da CPMF, por entender, que essa cobrança por si, não vai obrigar o governo a enxugar a máquina como deveria. Sabemos também que a redução de 30% dos recursos direcionados ao sistema "S" e Sebrae, afetariam diretamente o varejo pois estes são grandes parceiros para a capacitação e qualificação de nossas equipes e consequentemente o desenvolvimento de nossos negócios", disse Marcelo.


Já o presidente do SINDSUPER fez um apelo para que os supermercadistas e o varejo como um todo se mantenham unidos em defesa da redução tributária "o que, evidentemente, irá contribuir para o fortalecimento da nossa economia e a retomada do crescimento em benefício de todo o povo brasileiro", ressaltou Adeilton.


O presidente da ABRAS, falou da importância da 
União Nacional das Entidades de Comércio (UNECS) e da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), formada com o apoio da UNECS para auxiliar nas demandas dos setores junto ao Congresso Nacional, ao que ele chamou de mobilização positiva. "Não estamos fazendo política, e sim demandando ações de interesse da classe. Eu peço que a AMAS e as entidades aqui de Mato Grosso do Sul, se aproximem dos deputados e senadores daqui do estado que fazem parte da Frente Parlamentar, porque eles precisam cada vez mais de orientação, conhecer o setor e o comércio como um todo, pois é a maior cobrança que eles têm da UNECS. É a primeira vez que o comércio trabalha de forma tão efetiva. Nós temos 600 projetos contra o setor, e agora nós vamos colocá-los para ativar as nossas demandas", explicou Yamada.


No tocante à carga tributária o líder supermercadista nacional se dirigiu aos presidentes da AMAS e do SINDSUPER, destacando que a ABRAS não é favorável a qualquer aumento da carga tributária. "Orientamos que as entidades estaduais negociem alguma melhora para o setor, principalmente para desenvolver o estado e para que o comércio possa trabalhar melhor. É uma proposta que estamos trabalhando junto à UNECS, visando destravar todos os projetos que beneficiam o setor, porque nos acreditamos que o aumento da carga virá", salientou Yamada.


Logo depois falaram o deputado estadual Paulo Correa, que se colocou à disposição do setor na Assembléia Legislativa, e o Secretário de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico (SEMEDE), Jaime Verruck, que representando o Governo do Estado, elogiou a entidade pela escolha do tema "Resiliência" e discorreu sobre o esforço que a atual gestão está executando para superar os desafios econômicos e implementar o desenvolvimento estadual.


O evento reuniu cerca de 1.000 inscritos dos segmentos de supermercados, mercearias, conveniências, bares, hotéis e restaurantes. Dentre as palestras, temas como "Tendências, Comportamento do Consumidor e Impactos no Varejo", "Construindo Uma Tropa de Elite", e "Gestão Inteligente do Tempo - Ferramenta de Produtividade", trouxeram importantes informações para os participantes. O evento contou ainda com14 estandes onde fornecedores e prestadores de serviços parceiros fizeram trabalho de relacionamento com os visitantes.


Super AMAS 2016

A Super AMAS 2016 já foi definida. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS.


 

 

Assessoria de Comunicação da AMAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais