Vendas dos supermercados gaúchos cresceram 3,44% em 2014

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Elaborado desde 1991 pela Associação Gaúcha de Supermercados, o Ranking AGAS 2014 revela que o segmento supermercadista gaúcho atingiu um crescimento real de 3,44% em 2014 em suas vendas, na comparação com 2013, superando a média nacional de desenvolvimento do setor - que foi de 1,8% no período, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em valores absolutos, os supermercados gaúchos somaram um faturamento de R$ 24.130.752.578,86 em 2014, um incremento nominal de 9,84% nas vendas em relação a 2013. O Ranking AGAS 2014 foi desenvolvido pelo Departamento Econômico da associação durante os meses de janeiro, fevereiro e março, e ouviu as 251 maiores empresas do setor supermercadista gaúcho sobre questões como faturamento, meios de pagamento, perfil a mão de obra, mudanças de tendências e projeções para os próximos meses. No dia 16 de abril, as empresas de maior destaque na pesquisa serão homenageadas com o prêmio Ranking AGAS 2014, em evento que congregará mais de 700 convidados, a partir das 20 horas, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

 

Com um faturamento total de R$ 19,4 bilhões, as 251 companhias supermercadistas avaliadas pelo Ranking AGAS 2014 representam 80,4% do total do setor. Juntas, elas abrangem 867 lojas e 67.875 funcionários. A pesquisa inclui empresas com faturamento anual entre R$ 85 mil e R$ 5,2 bilhões. No total projetado a partir do levantamento, o setor supermercadista gaúcho finalizou 2014, portanto, com:

Com relação à representatividade do setor supermercadista gaúcho na economia do RS, a AGAS estima que a participação do segmento tenha aumentado para 7,7% do total do PIB Estadual. "A FEE ainda não divulgou o PIB oficial do período, mas estima-se que o crescimento do Rio Grande tenha sido abaixo de um ponto percentual em 2014", lembra o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo. A representatividade dos supermercados gaúchos no cenário supermercadista nacional também aumentou, de 8% em 2013 para 8,17% em 2014. "No Brasil, os supermercados somaram um faturamento de R$ 294,9 bilhões", destaca o presidente da Agas. "A mão de obra empregada no setor também cresceu cerca de 2%, totalizando 93,6 mil colaboradores trabalhando em supermercados no RS", conclui Longo.

 

Distribuição do faturamento

Juntas, as dez maiores companhias supermercadistas gaúchas somaram um faturamento de R$ 13,1 bilhões, representando 54,3% do total do setor, o que significa uma queda de quase um ponto percentual na concentração de mercado, já que em 2013 a participação das dez maiores era de 55,2%. "Enquanto isso, a participação das dez maiores na contratação de mão de obra é de somente 46%, com 43,1 mil colaboradores, mostrando que as empresas de médio e pequeno porte apostam nos diferenciais de atendimento para conquistar mercado", sublinha o dirigente da AGAS.

 

(*) Dados estimados pelo Depto Econômico da Agas

(**) Inclui faturamento das lojas de São Paulo/SP

 

Quem cresce mais

Pelo quinto ano consecutivo, as empresas de porte médio foram as que mais cresceram no setor supermercadista gaúcho em 2014, superando as grandes e as pequenas. Segundo Longo, a capacidade maior de investimento e o apelo local destas empresas são os principais fatores para este crescimento. “As empresas médias normalmente são identificadas historicamente com a sua cidade ou comunidade. São pontos de venda em que o consumidor se sente em casa”, sugere o dirigente. O presidente da AGAS destaca, entretanto, que há espaço para todos os formatos de loja. “O essencial é identificar o que o consumidor daquele ponto está buscando”, defende:

 

Pequenas (até R$ 20 milhões por ano): +10,81%

Médias (de R$ 20 milhões a R$ 100 milhões por ano): +13,06%

Grandes (mais de R$ 100 milhões por ano): +9,16%

 


Como os gaúchos pagam suas contas nos supermercadosOutro apontamento importante do Ranking Agas 2014 é o crescimento contínuo dos meios de pagamento eletrônicos. Segundo a pesquisa, 100% dos supermercados gaúchos aceitam cartões ou outros meios eletrônicos de pagamento, e 33% dispõem de cartão de crédito de bandeira própria. Os cartões de crédito e de débito voltam a aparecer em destaque:



Hábitos de consumo

Os supermercadistas entrevistados pelo Ranking Agas 2014 apontaram as categorias de produtos que despontaram em vendas no ano passado e, ainda, os itens que registraram queda ou estagnação nas vendas.

O sobe e desce das vendas:

Em alta em 2014: 
Ventiladores

Iogurtes naturais

Sorvetes e picolés 
Inseticidas

Espumantes

Lenços umedecidos
Cerveja
Pipocas


Em baixa em 2014:

Baterias e pilhas 

Óleo de soja

Wafers 

Sopas e caldos

 

Tíquete médio

O Ranking AGAS 2014 mostra, ainda, uma redução do tíquete médio de compra dos gaúchos: em 2013, cada consumidor desembolsou em média R$ 41,97 por visita ao supermercado, enquanto em 2014 o valor médio de compras caiu para R$ 40,49. "Este é um reflexo da preocupação dos consumidores em economizar, e do crescimento das pesquisas em pontos de venda. Além disso, o consumidor gaúcho ainda é o que mais vezes visita o supermercado no Brasil durante um mês", explica Longo.

 

Mix médio

Em um dos dados questionados pela primeira vez pela AGAS no Ranking 2014, os supermercados gaúchos afirmaram que, em 2014, uma loja do setor contou com uma média de 15.088 itens à disposição dos consumidores. "O mix de produtos aumenta ou diminui proporcionalmente ao tamanho dos pontos de venda", frisa Longo.

 

Marca própria

Sensação no início dos anos 2000, os produtos de marca própria dos supermercados perderam espaço nos últimos dois anos no Rio Grande do Sul. Enquanto em 2012 39% dos supermercados gaúchos disponibilizavam itens de marca própria em suas lojas, em 2014 o número reduziu para 16,9%, índice praticamente igual ao de 2013. "Nenhuma empresa estampará seu nome em um produto de baixa qualidade e, por isso, a marca própria só é produzida quando seu custo-benefício é interessante ao supermercadista e ao consumidor", explica o presidente da Agas. Atualmente, os consumidores gaúchos podem encontrar 3,8 mil itens de marca própria nos supermercados no RS.

 

Investimentos

De acordo com o Ranking AGAS 2014, 31% dos supermercados gaúchos pretendem fazer algum tipo de investimento em construção ou reforma de lojas em 2015. "O número é maior do que no ano passado, quando um em cada quatro supermercadistas pretendia investir em melhorias ou inaugurações. Isto mostra que mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o varejista quer garantir a otimização dos seus pontos de venda e investir", lembra Antônio Longo. Na soma de seus investimentos, os supermercados ouvidos pela pesquisa deverão aportar pelo menos R$ 75,9 milhões em novas lojas e R$ 57,6 milhões em reformas durante 2015.


Perfil da mão de obra

O Ranking AGAS 2014 aprofundou-se no que se refere ao estudo dos 93 mil profissionais que atuam no setor supermercadista gaúcho. Além do gênero dos colaboradores, a pesquisa agora informa a escolaridade e a faixa etária média dos profissionais que atuam nos supermercados gaúchos:

 

Gênero

Pelo segundo ano consecutivo, a mão de obra feminina superou a masculina no setor supermercadista gaúcho: os homens são 47,7% (ante 48,1% em 2013), e as mulheres são 52,2% (51,9% em 2013). "A participação das mulheres em cargos diretivos e de chefia de loja aumentou, e isto se reflete na diretoria da Agas, que agora conta com diversas representantes mulheres", exemplifica Longo. A Cotripal, de Panambi, é a recordista em presença feminina, com 79,4% do quadro funcional composto por mulheres.

 

Escolaridade

O Ranking Agas 2014 mostra que 38% da mão de obra empregada no setor possui ensino fundamental completo, 56,1% ensino médio e 6,3% ensino superior. "Os supermercados respondem por cerca de 35% do primeiro emprego no País, e são uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho", sublinha o presidente da entidade.

 

A idade dos colaboradores

Com relação às faixas etárias predominantes no setor - outra novidade do levantamento -, em média 10% dos colaboradores empregados nos supermercados gaúchos têm até 18 anos; 72,7% têm de 18 a 40 anos; 17,9% têm entre 40 e 60 anos; e 1,6% dos profissionais têm mais de 60 anos. "Há uma tendência de crescimento na contratação de idosos para as áreas de atendimento, em um modelo similar ao que já existe há anos nos Estados Unidos", projeta Longo. O melhor exemplo de empresa que aposta na terceira idade é a Crizel Santos e Tavares Ltda., de Rio Grande, que tem 23,5% do seu quadro funcional composto por pessoas com mais de 60 anos.

 

Outros dados do setor

Abertura aos domingos e feriados - Uma das questões que preocupam o presidente da Agas é a onda de acordos sindicais em municípios do Interior do Estado que impedem a abertura das lojas supermercadistas em domingos e feriados. "O crescimento do setor supermercadista gaúcho está atrelado à comodidade que o setor oferece e à disponibilidade que os supermercados sempre têm em atender. Lutamos por muitos anos para poder abrir aos domingos, foi uma conquista do setor que precisamos avaliar com cuidado para que não acabemos dando um passo atrás com ações precipitadas", opina Longo. O índice de empresas que não operam aos domingos e feriados cresceu de 20,1% em 2013 para 28,5% em 2014.

 

Importados

Conforme os dados da pesquisa, a participação média dos produtos importados nos supermercados gaúchos caiu de 2,13% em 2013 para 1,88% em 2014. Segundo os dados do Ranking, mais da metade dos supermercados dispõem de itens oriundos de outros países, como azeitonas, azeites, salmão, bacalhau, brinquedos, vinhos e frutas secas.


Orgânicos

A pesquisa do Ranking Agas consultou os supermercadistas pela segunda vez para saber a participação dos produtos orgânicos nas gôndolas gaúchas: estes produtos abrangem somente 0,83% do total comercializado pelo setor. No ano de 2013, este índice era de 1,09%.

Outros serviços - 80,1% das empresas ouvidas pelo Ranking Agas 2014 oferecem recargas de celular aos seus clientes na boca dos caixas. Com relação a serviços bancários e pagamentos de contas, 41,6% dos supermercados dispõem destas opções.

Estrutura - Com relação à estrutura física das empresas, 32,2% afirmam que operam com restaurantes ou lanchonetes nas lojas; 19,4% faturam com o aluguel de sublojas na entrada dos mercados; 74% têm frota própria de caminhões; e 47,6% possuem centro de distribuição próprio.

 

 

Festa de premiação do Ranking AGAS 2014

Repetindo uma iniciativa de sucesso lançada há seis anos, a AGAS premiará os supermercados gaúchos que mais mereceram destaque por seu crescimento ao longo do ano passado. Segundo o presidente Longo, a iniciativa volta a consagrar empresas de todos os tamanhos, distinguindo-as em onze categorias. "Tivemos a preocupação de avaliar cada empresa de acordo com suas possibilidades de mercado, reconhecendo o trabalho feito por pequenas, médias e grandes companhias do autosserviço gaúcho", explica Longo. Ao todo, 11 companhias supermercadistas serão contempladas por seu crescimento, além de outras 12 homenagens aos supermercados mais antigos do Estado. "Teremos, ainda, a repetição das premiações às quatro agências de publicidade e propaganda que mais contribuíram para o crescimento do setor supermercadista gaúcho por meio de suas campanhas de comunicação nas áreas do varejo, indústria, entidades de classe e serviços, as quatro pontas que impactam diretamente nas vendas do segmento", completa o presidente da Agas.

A festa de coroação do prêmio Ranking AGAS 2014 ocorrerá dia 16 de abril, a partir das 20 horas, no Grêmio Náutico União (Rua João Obino, 300), em Porto Alegre. Conheça os campeões de 2014:

- Faturamento anual até R$ 3,6 milhões: HAG Mercados Ltda. | Porto Alegre
- Fat. anual de R$ 3,6 milhões a R$ 10 milhões: Mercado Paolazzi Ltda. | Gravataí
- Fat. anual de R$ 10 a R$ 15 milhões: Solar Comércio e Agronegócio Ltda. | Salvador do Sul
- Fat. anual de R$ 15 a R$ 20 milhões: Supermercado Daki Ltda. | Porto Alegre
- Fat. anual de R$ 20 a R$ 25 milhões: Mercado Marin Ltda. | Guaporé
- Fat. anual de R$ 25 a R$ 50 milhões: M&B Sorriso Supermercados Ltda. | Porto Alegre
- Fat. anual de R$ 50 a R$ 100 milhões: Álvaro da Silva Cristina & Filhos Ltda. | Viamão
- Fat. anual de R$ 100 a R$ 200 milhões: Cooperativa Piá | Nova Petrópolis
- Fat. anual de R$ 200 a R$ 300 milhões: Supermercado Baklizi Ltda. | Uruguaiana
- Fat. anual de R$ 300 a R$ 400 milhões: Comercial Zaffari Ltda. | Passo Fundo
- Fat. anual de R$ 400 a R$ 1 bilhão: Unidasul Distribuidora Alimentícia S/A | Esteio
- Fat. anual superior a R$ 1 bilhão: Cia. Zaffari Indústria e Comércio | Porto Alegre

 

Prêmio especial de reconhecimento (empresas com mais de 50 anos):
- Asun Comércio de Gêneros Alimentícios (Gravataí)
- Cia. Zaffari Indústria & Comércio (Porto Alegre)
- Comercial Schwerz Ltda. (Cruz Alta)
- Comercial Zaffari Ltda. (Passo Fundo)
- Cosuel (Encantado)
- Cotripal (Panambi)
- Cotrisana (Sananduva)
- Cooperativa Mista Rio Branco (São Marcos)
- Peruzzo Supermercados (Bagé)
- Supermercados Guanabara (Rio Grande)
- Tischler & Cia. Ltda. (Cachoeira do Sul)
- Tritícola Supermercados (Santiago)

Prêmio especial de reconhecimento - Campanha publicitária do ano
- Categoria Indústria: Cooperativa Santa Clara - Agência Núcleo
- Categoria Serviços: Sicredi - Morya Brasil
- Categoria Varejo: Cia Zaffari - Agência Matriz
- Categoria Entidade: Sebrae/RS - Agência Global

 

Nota Superpremiada 

Além dos prêmios aos destaques do ano distinguidos pelo Ranking Agas 2014, a noite festiva marcará, ainda a entrega de 10 notebooks Dell e um automóvel Hyundai HB-20 pela Associação Gaúcha de Supermercados, em parceria com o Governo do Estado (através da Secretaria Estadual da Fazenda do RS), aos ganhadores da promoção Nota Superpremiada.

 

Deflagrada no ano passado, a Nota Superpremiada é um projeto complementar à Nota Fiscal Gaúcha que objetiva incentivar a cidadania fiscal junto aos consumidores. Com a campanha, os gaúchos que inscreveram seu CPF no ato das compras em mini e supermercados, entre novembro e dezembro de 2014, e estavam cadastrados na Nota Fiscal Gaúcha, automaticamente concorreram aos prêmios. Ao todo, 3814 supermercados gaúchos participaram da campanha, e 652.508 mil consumidores gaúchos concorreram às premiações. Os bilhetes foram sorteados no dia 26 de março pela Sefaz/RS, e o vencedor do automóvel zero quilômetro é o consumidor Daniel Cordeiro dos Santos, cliente do mercado Demarco & Cia. Ltda., de Gaurama. Os ganhadores receberão os prêmios das mãos do governador do Estado, José Ivo Sartori, durante o evento do dia 16 de abril, no Grêmio Náutico União. Confira os contemplados:


1 automóvel Hyundai HB-20 Confort 1.0 zero quilômetro:
- Daniel Cordeiro dos Santos | Gaurama

1 notebook Dell Inspiron 14 3000 Series (cada):
- Márcio Renato Biondo Mugnol | Porto Alegre
- Marilene Goebel | Porto Alegre
- Ariel Cardoso Marques Filho | Santa Maria
- Luiz Francisco Oliveira da Silva | Cachoeira do Sul
- Ingrid Heydrich | Porto Alegre
- Carla Souza Costa | Cachoeirinha
- Gustavo Sbardelotto Moreira | Canoas
- Maria de Fátima Matos da Silva | Porto Alegre
- Stefania Ordovas de Almeida | Porto Alegre
- Cristian Bandeira Costa | Santa Maria

 

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS


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