ASA participa de reunião com novo secretário da fazenda

Leia em 2min 30s

  
O presidente da ASA, Raimundo Barreto de Sousa, participou no dia 25 de fevereiro de reunião com o secretário da fazenda, George Santoro. O primeiro encontro do setor empresarial com o novo secretário foi promovido pela Fecomércio reunindo em sua sede representantes de várias entidades do comércio de bens, serviços e turismo.

 

O presidente da Fécomércio, Wilton Malta deu início a reunião apresentando ao secretário uma série de reivindicações tanto da Federação quanto de todas as entidades e empresários convidados. Entre as principais reivindicações estavam a revisão da aplicação da Margem de Valor Agregado (MVA), adesão e regulamentação da base de cálculo do SIMPLES, a inclusão de Alagoas no Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), cobrança de imposto diferenciado de ICMS para vendas não presencial, incentivo fiscal ao segmento turístico e o fechamento das fronteiras tributárias do estado.


George Santoro afirmou que encontrou uma situação caótica nos postos fiscais do Alagoas. "Estamos visitando os postos fiscais de Alagoas e encontramos todos sucateados, sem estrutura física adequada e sem nenhuma informatização, com funcionários desmotivados. Tudo isso demanda em vários problemas técnicos, mas já começamos uma reestruturação com recursos financiados para dentro em breve conseguirmos nos antecipar à entrada de mercadorias irregulares".


O presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), Raimundo Barreto falou para o secretário sobre a elevada carga tributária para os minimercados, bem como sobre a importância dessas pequenas lojas para a economia do estado. "Os minimercados geram cerca de 80% de empregos do setor em nosso estado, enfrentando além da alta carga tributária, a concorrência com as lojas denominadas de atacarejo. É preciso rever essa situação para que essas lojas não fechem suas portas", conclui Barreto.


Depois de ouvir as diversas reivindicações das entidades presentes, o secretário George Santoro falou que desconhecia algumas dos problemas relatados como no caso da grande burocracia enfrentada na Sefaz. " Por isso a importância de uma reunião como esta. São inúmeros problemas acumulados durante anos, o estado não pode perder em arrecadação mas é possível atender a várias dessas reivindicações, estaremos conversando com cada setor, pontuando esses problemas para que se possa fazer os ajustes necessários", concluiu Santoro.

O presidente da Fecomércio, Wilton malta, apresentou então um documento ao secretário contendo todas as reivindicações apresentadas na reunião, afirmando que o comércio de bens e serviços representa muito para o estado de Alagoas sendo os maiores empregadores do estado.


Além da ASA participaram da reunião Acadeal, Assespro, CDL, Aliança Comercial, Abrasel, Associação Comercial de Maceió, ABIH, Casas Jardim, FCDL, Big Atacado, Inform Sistemas, Sebrae AL, SHRBS, Parque Shopping Maceió, Maceió Shopping, Sindicombustíveis, Sindilojas Arapiraca, Sindilojas Penedo, Sindilojas Palmeira dos Índios, Sindilojas União dos Palmares, Sincadeal, Sirecom e Sindibeleza, além de advogados e consultores do segmento.




Assessoria de Comunicação da ASA

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais