Expoagas 2015 vai receber mais de 100 pequenas indústrias em rodadas de negócio

Leia em 3min 30s

Em coquetel realizado na noite desta quinta-feira (4), em Porto Alegre, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) lançou oficialmente a Expoagas 2015 - 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados. Ocorrido no Hotel Deville, o encontro reuniu supermercadistas e fornecedores e garantiu o fechamento comercial de 90% dos estandes da próxima edição da mostra, marcada para os dias 25, 26 e 27 de agosto do ano que vem na Fiergs, em Porto Alegre. Com a antecipação nas vendas da feira, o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, anunciou a criação de um Centro de Negociações para pequenos fornecedores no evento, que deverá oportunizar rodadas de negócio entre supermercadistas de todo o Brasil e mais de 100 indústrias regionais gaúchas.

 

Ocorrido 15 dias após o desfecho da edição de 2014 do encontro, o lançamento da Expoagas 2015 reuniu cerca de 120 players do setor supermercadista e da indústria para a apresentação dos detalhes e para a comercialização do evento. Na ocasião, os participantes da Expoagas 2014 tiveram descontos na renovação do seu espaço, e os novos expositores buscaram a oportunidade de escolherem o lugar ideal entre os estandes disponíveis. "Sempre buscamos uma renovação entre os expositores, para que cada vez mais empresas aproveitem as oportunidades da feira para alavancar seu crescimento. Como 9 em cada dez empresas já assinaram a renovação do seu estande, assumimos o compromisso de criar um grande centro de rodadas de negócio que vai beneficiar mais de 100 micro e pequenas indústrias do RS", antecipou Longo.


Segundo ele, o Centro de Negócios da Pequena Empresa será viabilizado em parceria com a Fiergs e sindicatos de setores como vinho, erva-mate, doces e geleias e biscoitos caseiros. "Como temos a limitação física que impossibilita a expansão da feira, projetamos um espaço com mesas para rodadas de negócio entre supermercadistas e fornecedores. Assim, passaremos de 344 para cerca de 500 expositores em 2015, contemplando um nicho ainda maior de segmentos", destaca. Além do novo Centro de Negócios dos Pequenos, a Agas vai manter estandes pré-projetados de baixo custo, com 4m² e 9m², ideais para micro e pequenas fornecedoras.

 

Outra novidade anunciada foi a criação do Espaço das Centrais, um projeto que contemplará pelo menos 15 redes de compras gaúchas. A ideia, segundo o gerente-executivo da AGAS, Francisco Schmidt, é oferecer salas de reuniões que permitam às pequenas empresas do setor uma completa organização para o trabalho durante a feira. "Esta é uma antiga demanda do evento, já que as equipes costumam ingressar na feira, avaliar as oportunidades e, somente a partir daí, decidir onde investir para crescer", explica o gerente.


Na programação da Convenção, Longo revelou que a intenção é trazer cases de outros países para que os varejistas locais desenvolvam técnicas de gestão que efetivamente tragam retornos às empresas. "Em um segmento tão competitivo, não basta apenas estar motivado e cercado de conhecimentos teóricos. É necessário que proponhamos uma reflexão sobre exemplos práticos que mudaram a gestão de empresas em outros locais do mundo", sugere o dirigente.


A Expoagas 2015 será a 14ª edição consecutiva da mostra no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A feira reúne anualmente fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para supermercados e varejistas em geral, que visitam o evento em busca de lançamentos, novidades e condições especiais de pagamento. "Em 2014, os expositores apresentaram mais de 800 lançamentos ao varejo, mostrando que a indústria está disposta a investir e acompanhar o crescimento dos outros setores da economia", observa Longo.


Ocorrida de 19 a 21 de agosto na Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2014 encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 369 milhões - uma venda média de R$ 1,07 milhão por empresa expositora. Durante os três dias de feira, 41,1 mil pessoas visitaram a Expoagas 2014, representando mais de 5,7 mil empresas - 82% delas varejistas.


Informações complementares sobre a Expoagas 2015 podem ser obtidas pelo e-mail eventos@agas.com.br ou através do telefone (51) 2118-5200.

 


Fonte: Assessoria  de Comunicação da AGAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais