Workshop ABRAS e ASPAS reúne supermercadistas em Belém

Leia em 2min 50s

Aspaswor
Da esq.p dir) presidente da ABRAS, Fernando Yamada e o presidente da ASPAS, José Oliveira durante abertura do Workshop
Ascaraspas
Antonio Ascar, consultor da ABRAS, em palestra sobre a evolução no formato de loja
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) realizaram pela primeira vez em Belém o Workshop ABRAS & Estaduais. Com o tema Conhecimento e Networking do Setor Supermercadista no Pará, o evento reuniu cerca de 200 participantes que atuam diretamente em grandes, médios e pequenos supermercados.

Com o objetivo de aprofundar as principais questões que impactam o desenvolvimento do setor, a programação incluiu sete palestras técnicas com um time de especialistas no assunto no Brasil.


Para o presidente da ASPAS, José Oliveira, a ampliação do conhecimento para os gestores do autosserviço é o ponto principal do workshop. "Aqui estão especialistas de grande renome, técnicos que entendem muito bem do setor e trazem temas de grande proveito para nossas empresas, lembrando que o resultado de tudo isso será refletivo para o consumidor, com atendimento de excelência, por exemplo", ressaltou Oliveira.


"Proporcionamos para o supermercadista paraense as últimas tendências e novidades do setor, para, dessa forma, fortalecer o empresário local", afirmou o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, durante abertura do workshop. Yamada também ressaltou que embora a economia brasileira esteja em desaquecimento, o setor supermercadista se mantém positivo porque continua colhendo os resultados de um trabalho muito forte que vem sendo feito ao longo de dez anos.


O consultor econômico, Flávio Tayra, abriu o ciclo de palestras falando sobre o momento econômico atual do Brasil e fazendo projeções para o setor para a segunda metade de 2014 e 2015. "Se comparamos com os anos 80 e 90, temos um cenário infinitamente melhor, quando se fala de economia, porém, caso não sejam feitos os ajustes certos, esse crescimento pode estacionar e até regredir", alertou.


Também participaram da conferência o gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Fábio Gomes que abordou o cenário do varejo e o comportamento dos consumidores; Antônio Carlos Ascar, da A.Ascar Associados e consultor da ABRAS, que falou sobre a evolução no formato de loja; o gerente de produtos da RR Etiquetas, Ivan Chagas, que abordou a eficiência das etiquetas eletrônicas nas lojas. Além de João Nascimento, representante regional da Gateway Security, que falou sobre tecnologia a favor da prevenção de perdas; Marcos Manea, gerente da Fundação ABRAS, que apresentou a pesquisa sobre perdas; e Eder Ismael Motin, e gestor de prevenção de perdas da rede de supermercados paranaense Condor, que ensinou o que falou sobre como minimizar as perdas e aumentar os lucros.


Esta é a sexta edição do evento, que começou no ano passado em Tocantins e depois no Acre. Somente este ano já foram realizados workshops em Fortaleza (ACESU), Paraíba (ASPB) e Bahia (ABASE). Já estão programados mais seis para 2014 nos estados: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal.




Redação Portal ABRAS/ASPAS

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais