Mercosuper 2014: varejo campeão

Leia em 4min

O setor supermercadista do Paraná tem muito a comemorar. O crescimento das vendas reais do setor nos últimos anos tem crescido e acima da média nacional. Em 2012 enquanto o Brasil cresceu 5,3%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Paraná cresceu 10,9%, segundo a Nielsen. Em 2013 o estado cresceu dentro da média Brasil 5,3%, o que confirma o excelente momento do varejo e dos serviços no Paraná.


Seguindo esses números, a 33ª. Edição da Mercosuper, que acontece de 22, a 24 de abril, tem como tema principal o "Varejo Campeão: A conquista do Consumidor". Com 90% dos espaços comercializados, a feira, que é promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), confirma a importância do evento no setor supermercadista, estabilizando seu espaço no ranking nacional de feiras do País. Na edição passada, a Mercosuper apresentou um crescimento em número de visitantes de 32%.


Em 2013, o evento ultrapassou as expectativas, com um fluxo aproximado de 45 mil pessoas, superior ao número de visitantes de 2012. Já em relação ao número de vendas, a expectativa para este ano é fechar em torno de R$ 600 milhões em negócios.


Segundo o presidente da APRAS, Cesar Tozetto, a Mercosuper vem se consolidando no setor supermercadista brasileiro e se caracteriza como um excelente momento para que o supermercadista paranaense e da região possam usufruir de boas condições comerciais e oportunidades de negócios e relacionamento.


"A Mercosuper é um evento que muito nos anima com seus resultados. Se observarmos o crescimento que o evento tem apresentado nos últimos anos e a evolução entre as negociações de indústria e varejo, durante a feira, nota-se que se dá de forma expressiva. Fora as negociações, a Mercosuper mostra um sensível crescimento nas áreas de marketing, logística, tecnologia, comportamento e na qualidade de seus expositores", ressalta Tozetto.


Com o intuito de facilitar ainda mais o contato entre o expositor da feira e o comprador, na edição de 2014, a APRAS lança a "Mercosuper muito mais negócio", uma nova ferramenta onde o comprador poderá verificar no site as condições especiais disponibilizadas pelo expositor e agendar horários de reuniões de negócios com os expositores durante a feira, otimizando o tempo do comprador e do expositor. No dia marcado e horário marcado o comprador será atendido pelo expositor. O agendamento pode ser realizado pelo site www.apras.org.br/mercosuper.


Para 2014 a Mercosuper foca em novas tecnologias para o setor. Para isso, serão elaboradas ilhas temáticas que proporcionarão o fechamento de mais negócios e aproximando fornecedor e supermercadistas. As ilhas temáticas colocarão em destaque temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, entre eles: Marketing e Recursos Humanos e Inovação Tecnológica. A ilha destinada ao Marketing e Recursos Humanos terá como expositores empresas de pesquisa, consultoria, recrutamento e capacitação, destacando a importância de se investir na formação da mão de obra para o setor.


Palestras
Nesta edição, além das tradicionais palestras magnas realizadas na Mercosuper, o participante contará com um leque de mais de 16 palestras e painéis técnicos a respeito de temas importantes e atuais do varejo, tais como logística reversa, e-Social e um painel com a participação de supermercadistas e indústria com o tema "Paraná Líder de Vendas", além de visitas técnicas pré-agendadas.


As palestras magnas da Mercosuper foram selecionadas para levar verdadeiros ganhos de informação e conhecimento aos participantes da feira. No primeiro dia do encontro, o atleta Raphael Bonatto, apresentará a palestra "Desafiando seus limites". Bonatto já participou das maiores ultramaratonas do mundo. Seu último feito foi percorrer 27 maratonas nas 27 capitas do Brasil em 27 dias consecutivos. Em suas palestras utiliza uma esteira onde se "transforma" de consultor em corredor, trazendo um perfeito link entre o mundo esportivo e o mundo corporativo.


No dia 23 de abril, quarta-feira, a palestra será de Dado Schneider, com o tema "A Palestra Muda". Uma experiência sensorial inovadora em linguagem. Dado fica mais de meia hora sem falar nada, mas toca metal e hip hop. Enquanto a música atrai a atenção de todos, o texto que seria falado é apresentado na tela, em alta velocidade, propiciando uma nova forma de absorção de conteúdo.


A última palestra magna do evento será da jornalista Lilian Witte Fibe, com o tema "Cenário Político Econômico". A jornalista abordará sobre a situação econômica, as expectativas para 2014 e o cenário político brasileiro.


Todas as palestras acontecem às 13h30. E as inscrições podem ser realizadas pelo site da APRAS (www.apras.org.br).




Fonte: Assessoria de Comunicação da APRAS


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais