Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação e Aquecimento (Abrava) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançaram o Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado.

Dividido nos módulos Gestão Estratégica da Energia; Boas Práticas de Manutenção e Instalação e Boas Práticas Operacionais, o manual é importante ferramenta para executivos e gerentes de supermercados, técnicos de manutenção (pessoal de loja e terceirizados) e profissionais de loja envolvidos com refrigeração ajudarem a economizar energia com ações de sustentabilidade para desonerar o meio ambiente de gases e substâncias nocivas.

As Boas Práticas do setor supermercadista estão sintonizadas com os Protocolos de Quioto e de Montreal, dos quais o Brasil é signatário. O Acordo de Montreal prevê a total eliminação de emissões de CFC (clorofluorcarbono), que atualmente só é utilizado em equipamentos de refrigeração mais antigos, e a gradual eliminação dos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), também conhecidos como R22, a partir de 2015.

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em março de 2008 entre a Abras, a Abrava e o MMA visa incentivar a reforma dos equipamentos de refrigeração e ar condicionado mais antigos dos supermercados ou a troca deles por equipamentos que não utilizam substâncias ou gases nocivos ao meio ambiente.

Clique aqui e faça download do Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado