Durante Festival de Inovação e Impacto Social, Grupo Carrefour traz iniciativas socioambientais

O Grupo Carrefour Brasil participa até o dia 7 de novembro da primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS), organizado pelo Grupo Folha em Poços de Caldas (MG). Dentre outros públicos, o evento apoiado pela companhia reunirá empresas, ONGs, instituições e empreendedores para compartilhar suas iniciativas socioambientais e debater o futuro da inovação social no país. Durante o festival, o Grupo Carrefour apresentará as iniciativas do movimento Act For Food, novo posicionamento da companhia para democratizar o acesso a alimentos saudáveis, de qualidade, seguros e produzidos com responsabilidade socioambiental. 

Realizado simultaneamente em todos os países onde o Grupo Carrefour opera, o movimento que conta com a assinatura ‘Todos merecem o melhor’, é mais um desdobramento do atual plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado no início do ano. A estratégia tem como seus principais pilares liderar os movimentos de transição alimentar e transformação digital, a fim de estimular hábitos de alimentação mais saudáveis por meio de serviços omnicanais. 

“Como o maior varejista alimentar do país, acreditamos no importante papel social do varejo para transformar a maneira pela qual nos alimentamos, buscando democratizar o acesso a produtos e práticas mais saudáveis e sustentáveis, para nós e para o planeta”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil. “O Act For Food tem a ambição de estimular profundas mudanças em todas as etapas da nossa cadeia, da fazenda à gôndola, a partir de parcerias que tornem essa causa transversal, estabelecendo importante elo de confiança com o consumidor e práticas mais responsáveis a partir da inovação”, destaca o executivo. 

O Act For Food traduz o compromisso de longo prazo do Grupo Carrefour, sobretudo em uma época em que os métodos de produção intensiva atingiram seus limites, a qualidade dos alimentos tornou-se um problema global e a responsabilidade socioambiental uma premissa para o varejo alimentar e toda a sua cadeia. Diante disso, o Carrefour já fomenta as compras de longo prazo junto a produtores, permitindo que esses volumes sustentem o investimento dos parceiros para mudar suas práticas de produção agrícola. 

Durante o FIIS, a companhia, que acredita na transformação social a partir da transição alimentar, apresenta alguns projetos voltados à produção, reaproveitamento, educação, combate ao desperdício e doação de alimentos. Dentre essas iniciativas está o apoio à Gastromotiva para a criação de um laboratório de inovação, de uma série de vídeos educativos e de linha de produtos a partir do aproveitamento total dos alimentos, uma fonte de renda adicional para a organização social. Além disso, o Grupo Carrefour apoia ainda os jantares no Refettorio Gastromotiva, espaço que, desde 2016, oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro (RJ). 

Em outubro, a companhia anunciou a criação do programa ‘Qualificação Profissional e Empregabilidade para Inclusão Socioeconômica’, que será implementado na cidade de São Paulo (SP) para a formação, qualificação e inclusão de profissionais no universo da alimentação. Recentemente, em parceria com a Fundação Abrinq, o Grupo Carrefour Brasil também desenvolveu a iniciativa ‘Hábitos Alimentares Saudáveis’ em escolas públicas de João Pessoa (PB), para incentivar a adoção de novos hábitos, além da importância do combate ao desperdício de alimentos junto a crianças de até cinco anos. 

Parte da ‘Plataforma de Combate ao Desperdício’, o programa Parceria que Alimenta doa toneladas de alimentos de suas operações no país para programas de combate a fome, colaborando ainda com a redução do desperdício de alimentos. Os itens doados pela companhia são encaminhados aos bancos de alimentos cadastrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e também doados ao Programa Mesa Brasil do SESC (Serviço Social do Comércio), que os encaminham para instituições e famílias de baixa renda cadastradas. 

Em relação à responsabilidade socioambiental das suas cadeias, o Grupo Carrefour anunciou no Brasil o compromisso cage-free, que vai garantir que todos os ovos comercializados pela rede a partir de 2028 sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, promovendo o bem-estar animal de galinhas poedeiras. Além disso, o projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’ fomenta desde julho a criação sustentável e a inclusão socioeconômica de pequenos produtores do Mato Grosso em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH). Já em parceria com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium®, ONG norte-americana voltada à conservação dos oceanos, mapeia a sua própria cadeia de fornecimento de pescado a fim de identificar oportunidades e riscos para garantir a sustentabilidade de todo o processo de criação e pesca. 

Outras iniciativas

Desde o anúncio do plano Carrefour 2022, diversas iniciativas ampliaram os esforços do Grupo Carrefour já antes compromissado com a qualidade, origem e responsabilidade socioambiental dos alimentos que oferece diariamente em suas lojas e e-commerce. Dentre os principais projetos estão: estabelecer novas parcerias com de produtores locais para ampliar o sortimento de produtos frescos, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico e para a redução do impacto gerados pelo transporte de longas distâncias; ampliar o Programa Únicos, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional, reduzindo o desperdício; e ampliar o ‘Compromisso Satisfação Garantida’, pilotado desde outubro nas lojas da rede na Baixada Santista, em São Paulo, permitindo que, caso não fique satisfeito com qualquer produto fresco adquirido, o cliente receberá o seu dinheiro de volta ou outro produto de mesmo valor. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour