Carrefour realiza terceira edição do prêmio ‘Grande desafio de fornecedores’

O Carrefour anunciou a empresa vencedora da etapa brasileira do prêmio ‘Grande Desafio de Fornecedores’, que teve como temática alimentação e bem-estar. A iniciativa, realizada pela companhia desde 2015 nos 10 países onde opera, elege anualmente um tema prioritário que deve ser explorado pelos fornecedores da marca Carrefour. No Brasil, a empresa eleita foi a PariPassu, fornecedora de soluções tecnológicas para o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em alimentos perecíveis.

O projeto vencedor aborda o trabalho realizado pela PariPassu junto ao Carrefour, e integra o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Desde 2014, o fornecedor é responsável pelo rastreamento e o monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras comercializados pela rede no Brasil, garantindo que os níveis de defensivos estejam dentro do permitido pela lei.  Atualmente, a PariPassu é responsável pela rastreabilidade de 85% da base de fornecedores de frutas, legumes e verduras da rede. Esse índice contempla 100% dos fornecedores de produtos do Programa Garantia de Origem e 100% dos alimentos da marca Carrefour.

O trabalho consiste na análise amostral dos produtos coletados nas plataformas de distribuição e lojas do Carrefour a fim de identificar a presença de defensivos agrícolas acima do permitido. O projeto oferece ainda apoio e orientação aos fornecedores que têm dificuldades técnicas em atender os rígidos padrões de qualidade do Carrefour.

Em sua última edição, realizada em outubro de 2016, o ‘Grande Desafio de Fornecedores’ teve como tema o combate ao desperdício de alimentos. A empresa Alfa Citrus foi a escolhida, representando o Brasil no encontro internacional dos vencedores realizado na sede da companhia, na França. A empresa adotou novos processos e práticas de produção para evitar em 100% o desperdício de suas frutas, desde o manejo do solo, passando pelo cultivo até a embalagem das laranjas e tangerinas fornecidas ao Carrefour.

O Carrefour apoia seus fornecedores no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis, que ao mesmo tempo atendam as necessidades dos seus clientes, e promove diversos projetos voltados à preservação dos recursos naturais. No Brasil, sua Plataforma de Sustentabilidade direciona sua atuação e investimentos com base em três pilares globais: combater todas as formas de desperdício, proteger a biodiversidade e oferecer suporte aos parceiros na implementação de ações para redução do impacto ambiental e na promoção dos benefícios sociais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Carrefour Brasil