Carrefour promove a 1ª edição brasileira do Desafio de Start-ups da Hello Tomorrow

São Paulo, abril de 2017 – Pela primeira vez, o Carrefour traz para o Brasil o Desafio de Start-ups, competição que integra a conferência global da ONG francesa Hello Tomorrow, realizada anualmente em Paris. Por meio desta iniciativa, a organização convida start-ups e empreendedores a participar de desafios a fim de desenvolver novas tecnologias e soluções inovadoras para os problemas reais do planeta. Com o apoio do Carrefour, um dos principais parceiros do evento global há dois anos, esta é a primeira vez que a ONG promove o Desafio de Start-ups fora da França e terá como tema ‘Comida do amanhã para todos’. Para participar, os interessados devem inscrever seus projetos até o dia 20 de abril, quando será iniciada a seleção dos seis finalistas que disputarão o prêmio durante o evento realizado em São Paulo (SP), em maio. 

O tema da competição brasileira, proposto pelo Carrefour, considera importantes pilares que a companhia valoriza e fomenta ao redor do mundo para incentivar uma alimentação saudável, sustentável e sem desperdício. As soluções propostas pelas start-ups e empreendedores deverão seguir os três critérios eleitos para o desafio: o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis (produção, distribuição, manuseio, armazenamento e informações nutricionais), mais sustentáveis (desenvolvimento, produção, distribuição), e com menos desperdício (produção, manuseio, armazenamento, comercialização, aproveitamento e reciclagem). 

O primeiro e segundo colocados da edição brasileira do Desafio de Start-ups ganharão respectivamente R$ 50 mil e R$ 20 mil em dinheiro. Além disso, o Carrefour irá apoiar o desenvolvimento dos dois projetos vencedores. A start-up vencedora ainda ganhará duas passagens aéreas e hospedagem para participar do Hello Tomorrow Global Summit 2017, encontro mundial promovido pela ONG nos dias 26 e 27 de outubro, na França. Na ocasião, start-ups, pesquisadores e demais convidados participarão de diversos debates sobre os temas selecionados para a conferência deste ano. 

“Diante do crescimento da população mundial e da escassez de alimentos, o Brasil se posiciona cada vez mais como um importante player para o futuro da alimentação mundial. A resposta para a produção sustentável de alimentos pode estar na tecnologia, que muitas vezes nasce de soluções simples, criativas e de baixo impacto socioambiental. Ao lado da Hello Tomorrow, o Carrefour reforça sua busca constante pela inovação, oferecendo a oportunidade para que start-ups e empreendedores brasileiros desenvolvam projetos para solucionar os impasses em torno da produção de alimentos”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. 

Realizado no dia 4 de maio, na sede da CUBO, associação sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo de tecnologia, o evento chamado ‘O Futuro da Comida’ contará ainda com a participação de executivos, empreendedores e acadêmicos que irão interagir em palestras e participar da banca julgadora dos projetos brasileiros. A programação do evento inclui ainda palestras de Valter Ziantoni, da Fazenda da Toca Orgânico, David Ralitera, proprietário da fazenda Santa Adelaide Orgânicos e Gilberto Schickler, proprietário de fundador da Hakkuna, além de painel com Lucas Amaral, professor PhD em bioenergia que vai falar sobre agricultura inteligente. Após a edição brasileira, a Hello Tomorrow levará o Desafio de Start-ups será realizado, ainda neste ano, no Peru, Correia do Sul, Índia, Turquia e Paquistão. 

Desafio de Start-ups
Período de inscrição: até 20/04/2017
Regulamento: clique aqui 
Formulário de inscrição: clique aqui
Divulgação de finalistas: 02/05/2017
Evento de premiação: 04/05/2017

Hello Tomorrow
Hello Tomorrow é uma organização global que reúne comunidade de milhares de brilhantes talentos mundiais, que estimulam e influenciam a ciência e a alta tecnologia para criar um futuro melhor. A ONG inicia e impulsiona colaborações entre os projetos mais promissores do mundo e os principais empreendedores, executivos e investidores, para trazer tecnologia de ponta ao mercado. O Desafio de Start-ups e o Global Summit, assim como inúmeros eventos ao redor do mundo, se tornam uma plataforma única para conectar ecossistemas regionais de alta tecnologia com uma rede global de inovação. O desafio global proposto pela Hello Tomorrow é a mais exclusiva competição de alta tecnologia que visa, a cada ano, incentivar start-ups a encontrar soluções para os problemas globais mais urgentes por meio da ciência e da tecnologia. A principal vantagem da iniciativa é a rede única construída para as start-ups, além do ambiente com alta curadoria desenvolvido com parceiros-chave da indústria, investidores, meios de comunicação e empresários. 

Hello Tomorrow e o Grupo Carrefour
Desde 2015, o Grupo Carrefour é o único parceiro do Desafio Global da Hello Tomorrow na área de Alimentação & Agricultura. Juntos, procuram inovações revolucionárias que possam cooperar com os desafios da indústria de alimentos, assim como com a crescente pressão global para encontrar soluções inovadoras. Em 2017, pela primeira vez, o Carrefour está apoiando a Hello Tomorrow na construção da organização no Brasil, a partir do primeiro desafio nacional ‘O Futuro da Comida’. 

Grupo Carrefour
Há mais de 40 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos clientes, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 570 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 49,1 bilhões no Brasil em 2016 e uma equipe de mais de 80 mil colaboradores, a empresa é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em mais de 30 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores. Com cerca de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, o Grupo Carrefour está presente na vida de 105 milhões de clientes. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo. Em 2016, o volume de negócios da companhia totalizou € 103,7 bilhões. 

 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Carrefour