Carrefour integra rede global contra o desmatamento para gerir fornecedores via satélite no brasil

Novo sistema de monitoramento mostra a evolução do desmatamento ou recuperação de áreas verdes, auxiliando a selecionar e gerir fornecedores, principalmente em áreas de risco, e estimulando agropecuária sustentável

O Carrefour passou a integrar a Global Forest Watch (GFW), renomada rede global de defesa florestal com diversos parceiros ao redor do mundo. Por meio de um novo sistema de monitoramento via satélite, a organização oferece para essas empresas dados de mapeamento das áreas de floresta, sendo possível acompanhar online a evolução do desmatamento ou recuperação de áreas verdes. Dessa forma, a ferramenta auxilia os parceiros da GFW a selecionar e gerir seus fornecedores, principalmente em áreas consideradas de risco, evitando fazer negócios com empresas vinculadas ao desmatamento ilegal e estimulando agropecuária sustentável.

Além de compartilhar suas próprias informações com a organização e demais parceiros, o Carrefour utilizará os dados desse sistema na gestão de parceiros e fornecedores no Brasil, sendo que as informações sobre as demais zonas monitoradas também poderão ser acessadas por outras operações da companhia ao redor do mundo. A nova ferramenta foi anunciada no Fórum Econômico Mundial, realizado recentemente em Davos, na Suíça.

Desde 2010, o Grupo Carrefour está comprometido globalmente com o desmatamento zero até 2020, quando deixará de comercializar produtos de empresas vinculadas ao desmatamento de qualquer natureza. Desde então, uma política florestal foi desenvolvida pela companhia, auxiliando as subsidiárias do Grupo Carrefour na gestão rigorosa e sustentável das cadeias de fornecimento, especialmente de óleo de palma, madeira, soja e carne bovina.

“Por meio dessa nova parceria, contamos com mais um eficiente instrumento de monitoramento e controle, que identifica as causas da perda de biodiversidade, como desmatamento e emissões de CO2, especialmente no Brasil. A luta contra o desmatamento é um desafio coletivo e a rastreabilidade passa a ser uma ferramenta fundamental para encontrar soluções e promover mudanças reais”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

Sobre o Grupo Carrefour

Há mais de 40 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A companhia está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 560 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015 e uma equipe de mais de 78 mil colaboradores, a empresa é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em 35 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores. O Grupo Carrefour está presente na vida de 100 milhões de consumidores que visitam suas mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo. Mais informações em: www.carrefour.com.br

 

Assessoria de Comunicação do Carrefour