Acordo setorial de embalagens plásticas de óleos lubrificantes foi assinado pelo governo

O acordo setorial da LR de embalagens de óleos lubrificantes (1 litro e 4 litros) foi o primeiro a ser assinado pelo governo no dia 19 de novembro, em Brasília. O acordo deve começar a vigorar no início de 2013, com recolhimento das embalagens em postos de gasolina (que as armazenam depois da troca de óleo) e destino correto pela indústria. Pelo acordo, formulado inclusive pela CNC com associações de fabricantes de óleos e  distribuidores, assinado pelas partes, na primeira fase de implantação da LR, 60% da distribuição, deve ocorrer em todos os estados do litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Ceará, incluindo Centro Oeste, até 2016.

Para uma segunda fase, que envolveria os restantes 40%, ou seja, os estados do Norte, Maranhão e Piauí, um plano será realizado também até 2016, para depois ser efetivado. Mas na prática a LR já começou (veja site Jogue Limpo) e deve ser ampliada em 2013. Há termos de cooperação efetivados, entre governos e indústria/distribuidores, no Rio Grande do Sul, Paraná, município de São Paulo e as negociações avançam para início na Região Metropolitana de Minas Gerais e no Distrito Federal, com perspectiva de início dos trabalhos em 2013.

Veja mais sobre as iniciativas atuais de LR de embalagens de óleos no site do Programa Jogue Limpo (www.programajoguelimpo.com.br)

Veja o Acordo Setorial