Campanha do Vinho

Setor supermercadista e indústria vitivinícola na promoção do mercado de vinho nacional

Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho já realizou campanha promocional para o vinho branco e projeto setorial com rodada de negócios

 

SacarolhavinhoO setor supermercadista e a indústria vitivinícola estão atuando conjuntamente para promover o mercado de vinho nacional. Um dos primeiros resultados foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a indústria vitivinícola representadas pelas entidades: Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B. A), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), em outubro de 2012. As entidades setoriais preveem o aumento de consumo per capita de 1,9 para 2,5 litros até 2016 e ampliação da venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.

O acordo estabeleceu também a criação do Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho constituído por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN para dar continuidade às ações conjuntas, entre elas a realização de palestras institucionais, campanhas de divulgação e eventos de relacionamento com vinícolas.

Campanha promocional do vinho branco

VavinhoEm janeiro de 2013 o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho lançou  uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo. Com o mote “No Verão, vá de Vinho Branco”, a ação tinha como meta aumentar o consumo desses itens em 20%, especialmente no verão, entre janeiro e março.

A ação, basicamente, compreendia a ampliação do espaço para vinhos brancos nacionais, exposição diferenciada e a utilização de comunicação em gôndola da campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua de gôndola e stopper) que foram distribuídos nos pontos de venda, além disso, as empresas participantes puderam complementar a campanha com promoções próprias.

Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil

Vinhoconhecendoplateia Mais uma ação marcou o forte empenho das entidades em cumprir o acordo de incentivar o aumento do consumo de vinho no País com o lançamento do projeto setorial: “Conhecendo os Vinhos do Brasil”, que em sua primeira edição, realizada de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013 na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, buscou integrar produtores, supermercadistas e importadores em um encontro que reuniu mais de 150 pessoas e permitiu aos participantes conhecer um pouco mais sobre o vinho brasileiro, e se aproximar de diversos produtores gaúchos.

Mais ações do Grupo de Trabalho

Entre as atividades já programadas para 2013 está em andamento a discussão para criação do Fundo de Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinícola no Brasil, no âmbito da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo firmado em outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação do fundo, por meio de legislação específica.

 

Veja Ata Reunião Ordinária N. 41 da Câmara Setorial de Vinhos – 26/04/2016

( clique aqui para ver o anexo em PDF )


Veja Ata Reunião Ordinária N. 39 da Câmara Setorial de Vinhos – 12/11/2015

( Clique aqui para ver o anexo em PDF )


Veja Ata Reunião Ordinária N. 38 da Câmara Setorial de Vinhos – 15/09/2015

( Clique aqui para ver o anexo em PDF )


Veja Ata Reunião Ordinária N. 37 da Câmara Setorial de Vinhos – 12/06/2014

( Clique aqui para ver o anexo em PDF )


Veja Ata Reunião Ordinária N. 35 da Câmara Setorial de Vinhos – 31/10/2014

( Clique aqui para ver o anexo em PDF )

Mais informações no site do Mapa: http://www.agricultura.gov.br/

Veja mais:

Matérias de 2014


Vinho importado pode custar até 50% mais em 2015 com o avanço do dólar


Do vinho para a vodka


Vinho com dna brasileiro


Vinhos brasileiros estão entre as estrelas de festival enogastronômico na disney


Vinícula chilena ganha espaço no mercado brasileiro


Miolo vai fabricar suco de uva na bahia


Vinno compra fatia de 30% da en primeur


Setor vitivinícola registra estabilidade


Vinhos de qualidade têm impressões digitais únicas, diz pesquisa


Exportações de vinho da argentina sucumbem à inflação galopante


Venda de vinhos cai, mas comercialização de sucos puxa setor


Vinhos ganham o exterior


Vinhos premiados ao alcance do consumidor


Vinho: nova legislação gera dúvidas entre os produtores


Vinícola aurora é a mais premiada no anuário de vinhos do brasil 2014


Ibravin e sebrae fazem parceria para aumentar venda de vinhos brasileiros em bares e restaurantes


Setor de vinhos comemora período positivo


Vinícolas de sc comemoram safra excelente


Vitivinicultores aprovam pl do vinho na cesta básica


Vinícola salton avança no mercado externo


Vinícola aurora chega à rede monoprix, na frança, e faz novo embarque dos brazilian soul para europa e ásia


Vinícola avança 25% e mira os vinhos finos


Vinho da savana disputa concorrência com bebida africana


Setor vinícola retoma mercado em 2013 e aumenta vendas em 10%


Salton espera crescer 40% no promissor mercado chinês

Matérias de 2013

Projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil leva dirigentes e empresários à Serra Gaúcha 

Vinícolas brasileiras fecham negócios de mais de R$ 1 milhão em feira no Nordeste

Abras e Ibravin reforçam acordo setorial que promove vinho brasileiro

APAS 2013: Associações regionais supermercadistas somam forças para abrir mercado para vinhos brasileiros

Primeira edição do projeto Conhecendo os vinhos do Brasil recebe mais de 150 participantes

Consumo de vinho branco ganha estímulo no Brasil

Vinhos nacionais vão ocupar 1/4 das prateleiras nos supermercados

Campanha promocional e projeto setorial são as duas primeiras ações para ampliar o consumo de vinhos no país

Abras e indústria do vinho assinam acordo de cooperação no jantar do Dia Nacional do Supermercado