(319)
Última edição
Última Edição
Matéria de Capa
Ponto de Vista
Destaque
Dicionário do Setor
Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

É preciso olhar além

 

Faltam três meses para o final do ano, época de grandes expectativas para o setor, que tem no Natal e no ano novo uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas. O 13o salário dará um ânimo novo aos milhões de consumidores do País e contribuirá para o aumento do poder de compra.

 

O cenário econômico tem dado sinais de melhora. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre encerrado em junho deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em março, mostra que a recessão econômica ficou para trás.

 

O Instituto divulgou, no dia 1o de setembro, a pesquisa Contas Nacionais Trimestrais,

na qual foi apurado que, pela ótica da despesa, o consumo das famílias voltou a crescer após nove trimestres, com expansão de 1,4%.

 

É hora de revermos o planejamento e as estratégias para as festas de final de ano e buscarmos oportunidades de nos diferenciarmos dos concorrentes. Nossa projeção é fechar 2017 com 1,5% de crescimento nas vendas. Até agosto, o setor supermercadista acumulava alta de 0,73% e sabemos que, para atingir nossa meta, será preciso muito empenho e, também, força de vontade para fazer a diferença.

 

Na Convenção Abras, realizada de 12 a 14 de setembro, em Atibaia (SP), trabalhamos o tema “Mudança – Vamos Juntos!”. Durante todo o evento, que terá a cobertura completa na próxima edição de SuperHiper, ressaltamos a importância de buscar novas iniciativas para melhorar as ações no varejo.

 

Quando falamos em mudança, muitas vezes, pensamos na estrutura dos  supermercados, no mix de produtos, no atendimento aos clientes, entre outros fatores. Tudo isso é muito importante, mas é preciso olhar além, mudar a mentalidade e a maneira de atuação para adaptar-se ao novo Brasil que está chegando. Um país saindo de uma crise, que ainda enfrenta instabilidades políticas e econômicas, e desconfianças de sua população, com um shopper mais ponderado e que agora pensa muito antes de gastar.

 

Todos os dias passam pelos supermercados brasileiros mais de 27 milhões de pessoas, e descobrir como atraí-los e fidelizá-los não é fácil. Os consumidores estão mais exigentes, cada vez mais conectados e multicanais. Estratégias antigas de vendas não terão mais o mesmo efeito. É necessário oferecer soluções aos clientes que facilitem seu dia a dia, e não apenas opções de compra.

 

E, para isso, é preciso entender as novas necessidades e modificações que têm surgido na vida dos brasileiros, que incluem demografia, diferentes estruturas familiares, diversidade de gêneros, entre tantas outras, para trabalhar ações que possam fazer com que os clientes encontrem, em nossas lojas, experiências únicas.

 

A SuperHiper traz este mês a importância da terceira idade para o setor. De acordo com estudo da Kantar Worldpanel, esse grupo desponta como o mais promissor. São os que mais crescem em representatividade populacional em todo o mundo.


Adaptar-se às novas demandas e buscar entender as transformações pelos quais os consumidores estão passando serão as grandes estratégias para este e para os próximos anos.


João Sanzovo Neto


Presidente da ABRAS


Atualizado em Setembro de 2017