(346)
Última edição
Última Edição
Matéria de Capa
Ponto de Vista
Destaque
Dicionário do Setor
Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Uma cerveja para cada receita 08/06/2018 16:18:40



O consumo da cerveja sempre esteve muito associado ao acompanhamento de churrasco e comidas de boteco. Essa longeva e apreciada parceria, a propósito, segue intacta, mas a bebida vem ganhando território em outros campos da gastronomia e também da coquetelaria, graças, especialmente, ao crescimento da oferta de rótulos especiais no mercado brasileiro. 


“Em virtude da sua variedade de características, a cerveja é extremamente versátil na harmonização com alimentos. Quando pensamos no universo completo da cerveja, temos opções que combinam com todos os tipos de alimentos”, afirma a diretora e professora do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), Kathia Zanatta. Ela acrescenta que a versatilidade da bebida também está no fato de ela ser democrática, por combinar tanto com comida de boteco e petiscos, quanto com pratos da alta gastronomia.


A especialista destaca ainda que a harmonização é, por definição, a busca pelo equilíbrio. “Alimento e cerveja devem ter intensidades iguais para não haver sobreposição entre eles. No alimento, vale observar características como métodos de cocção, teores de gordura e açúcar, textura, aromas e condimentos. É isso que determina o tipo de cerveja ideal para acompanha-lo”, destaca. Segundo la, além do equilíbrio, também há outros critérios para se definir a harmonização entre um prato e uma cerveja, como a semelhança, contraste e complementação (vejaquadro).


Considerando que a expansão do nicho das cervejas especiais é um fenômeno relativamente recente no Brasil, as experimentações envolvendo a bebida na gastronomia também estão só começando. “Em alguns países, como a Bélgica, cervejas são utilizadas amplamente em diversos pratos com o objetivo de contribuir com o aroma e o sabor. No Brasil, ainda não temos isso tão forte, mas penso que este é um campo que tende a ser cada vez mais explorado”, observa o consultor de bares e restaurantes, Bruno Mendes. “Cerveja vai bem com tudo, inclusive no acompanhamento de doces, como é o caso da combinação entre doce de leite e a cerveja tipo Russian Imperial Stout.”


Outra prova de que cerveja combina com doces está na receita de brigadeiro criada por Mendes, que também tem formação em gastronomia. “Era época de Páscoa e eu resolvi criar algo novo para presentear meus amigos. Procurei algumas receitas de brigadeiro com bebidas alcoólicas, fiz alguns testes e criei minha própria versão de brigadeiro com cerveja” (veja receita completa a seguir).


De acordo com sites especializados no assunto, como o Brejas, entre as características diferenciadas que a cerveja possui em relação a outras bebidas estão a carbonatação, que limpa e ativa as papilas gustativas, acentuando os sabores, e o lúpulo, que estimula o apetite e reduz a camada de gordura residual na boca em virtude do amargor. Estes atributos tornam a cerveja uma companhia muito agradável para qualquer tipo de prato. 


Entender a relação entre os alimentos e os diversos tipos de cerveja pode trazer boas oportunidades para o varejo. Essa compreensão, por exemplo, pode resultar em ações de comunicação para o consumidor, ajudando-o a conhecer o que mais bem combina com as carnes, massas, queijos e até com os já mencionados doces. Pode, também, viabilizar ações na loja, como o cross merchandising.


Clique aqui e leia a matéria na íntegra



 

Últimas

» Uma cerveja para cada receita 08 de Junho 2018, 16h18
» Cerveja ao gosto e aos olhos do freguês 15 de Maio 2018, 17h35
» Vai “um chopes” ou uma breja especial? 10 de Abril 2018, 15h31
» Uma questão de estilo 09 de Março 2018, 16h56
» Do povo, para o povo e pelo povo 01 de Fevereiro 2018, 15h41
» Pesquisa Verão: expectativa no grau da temperatura 13 de Dezembro 2017, 12h28
» Especial FLV – Cortar o mal pela raiz 10 de Outubro 2017, 17h16
» O consumidor ficou mais eficiente 26 de Julho 2017, 14h22
» Neto do comércio, filho do supermercado 04 de Abril 2017, 17h50
» O grande desafio de Meirelles 24 de Novembro 2016, 02h30

Ver mais »
01 Comentários Comentar

Envie seu comentário


Nome:


E-mail:


Mensagem:


AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de nosso portal. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ABRAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

GMLCBKSN

postado:
20 de Junho 2018, 12h00
1