(317)
Última edição
Última Edição
Matéria de Capa
Ponto de Vista
Destaque
Dicionário do Setor
Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

 

Capa 
Sob o tema “Mudanças — Vamos Juntos!”, a 51a Convenção Abras reuniu centenas de lideranças supermercadistas para debater os passos que devem ser dados para que o setor siga firme em sua rota de crescimento. O evento transcorreu em clima de otimismo, graças às recentes medidas que beneficiarão o varejo, como a modernização trabalhista e o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial à sociedade brasileira 

Fim de ano 
O Natal se aproxima, trazendo ao varejo uma série de demandas relacionadas ao sortimento, ambientação das lojas, definição das estratégias promocionais e preparo da mão de obra. Especialistas apontam caminhos para os supermercados aproveitarem, ao máximo, esta rentável ocasião 

Workshop SuperHiper 
Primeiro dia de eventos contou com um vasto conteúdo em torno dos desafios de combater as perdas ao longo da cadeia de distribuição e, especialmente, na urgência em reduzir o desperdício de alimentos. No decorrer das diversas palestras, especialistas do varejo, da indústria e da área acadêmica apontaram alternativas, em termos de processos e de ferramentas, em prol de um varejo mais eficiente e consciente 

Palestras 
Tendências. Felipe Mendes, da GfK, fala das principais tendências que estão em curso, no Brasil, e que já estão influenciando o consumo. Preocupação com o meio ambiente cresceu...................................................... 

Case Sonae. Nuno Almeida conta os passos que a multinacional portuguesa deu para superar momentos de crise e para se tornar um dos grupos varejistas mais expressivos do mundo.............................................................. 

Responsabilidade Social. Cases do Carrefour, Unilever e GS1 Brasil mostram a importância e os benefícios que o respeito à diversidade proporcionam aos negócios e à sociedade......................................................... 

Integração. Bruno Marsillac, da Ambev, fala sobre o portal desenvolvido pela empresa que permite ao varejo fazer e administrar seus pedidos on-line, obtendo praticidade e eficiência............................................. 

Mulheres no varejo. O importante papel exercido pelas mulheres na sociedade, tanto no mercado de trabalho, como no consumo, é alvo de bloco liderado por executivas ligadas ao setor............................................. 

Reforma trabalhista. José Pastore, professor da Universidade de São Paulo, esclarece inúmeras questões a respeito da Lei 13.467/2017, que institui a reforma trabalhista no Brasil........................... 

Automação. Flávia Costa apresenta o estudo Diagnóstico de Automação no Brasil, elaborado pela GS1 Brasil, que revela nível de automação em áreas vitais para o varejo............................................................................ 

Case SPAR. Tobias Wasmuht detalha os passos da rede holandesa, que possui mais de 12,5 mil lojas em 44 países. Operação multiformato e multicanal e o alinhamento às tendências locais são os trunfos da companhia.................................... 

Engajamento. Ana Szasz, da Nielsen, reflete a necessidade de o varejo conhecer, com cada vez mais profundidade, o seu cliente, de modo a ter condições de interagir e engajá-lo............................................................. 

Supermercado 2020. Painel debate as perspectivas do setor para os próximos anos, com base no atual cenário econômico, nas reformas em curso e nas novas tecnologias e modelos de negócios que estão surgindo........................................ 

Exposições 
A Convenção Abras foi palco da 7a Exposição de Tecnologia, que reuniu empresas fornecedoras de sistemas e equipamentos para o varejo. Outra atração foi o Espaço FLV e Sustentabilidade. Confira o que cada empresa apresentou aos supermercadistas