(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Outubro/2014

Capa
Com recorde de público, a 48a Convenção Abras cumpriu com a sua missão de zelar pelo desenvolvimento do setor e de gerar relacionamento entre centenas de supermercadistas e fornecedores. O intercâmbio de ideias, por meio de importantes palestras que colocaram em pauta desafios, oportunidades, boas práticas e tendências para o setor, e o estímulo à geração de novos negócios reforçaram o formato bem-sucedido do evento de atuar como um verdadeiro centro de fomento ao autosserviço brasileiro. A abertura da Convenção Abras contou com o anúncio da criação da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs)

Nova Loja
Passeie com SuperHiper pelo mais novo St. Marchet. A 16a unidade da rede paulista, que nos últimos sete anos inaugurou quinze lojas, caracteriza-se pela abundância de cores, informações, originalidade e sabores exclusivos

Workshop Alas
Realizado em paralelo à Convenção Abras, o Workshop da Associação Latino-americana de Supermercados (Alas) superou as expectativas e reuniu mais de 270 participantes vindos de nove países da América Latina e dos Estados Unidos. Em pauta, destaque para os debates em torno da prevenção de perdas nas lojas

Palestras
A 48a Convenção Abras contou com uma bem estruturada programação de palestras, ministradas por lideranças supermercadistas e, inclusive, por especialistas internacionais

Horst Paulmann, fundador do grupo Cencosud:
A trajetória do Grupo Cencosud ............................................................ 58

Dom Sagolla, co-criador da rede social Twitter:
Como fazer bom uso das Redes Sociais .......................................................62

Painel Sustentabilidade:
Geração de riqueza através dos resíduos sólidos ......................................64

Peter Estermann, VP do Grupo Pão de Açúcar (GPA):
Os desafi os econômicos para o varejo e as estratégias do GPA para crescer ...72

Sucharita Mulpuru, VP da ForresterResearch:
Como o acesso digital está transformando a experiência de compra ........76

Charles Desmartis, do Grupo Carrefour:
O rejuvenescimento e estratégias do Carrefour para avançar no Brasil ......80

Guilherme Loureiro, CEO do Walmart Brasil:
Os passos para obter efi ciência nos negócios ..................................... 84

John Mackey, fundador e co-CEO da WholeFoods:
Capitalismo Consciente .......................................................................... 88

Painel de Economia:
Perspectivas e Tendências da Economia Brasileira e seus Impactos sobre o Autosserviço...............................................94

Exposição de Tecnologia

Há quatro anos, a Convenção Abras também abraçou a missão de ser uma vitrine para as inovações tecnológicas que tanto colaboram para a profissionalização do varejo. Nesta edição, a 4a Exposição de Tecnologia
reuniu um seleto grupo de fornecedores que apresentaram ao público soluções e tendências voltadas à efi ciência, agilidade e segurança das lojas

Festas Natalinas
O Final de ano se aproxima e as oportunidades de vendas também. O período é um dos mais importantes em termos de consumo e concentra um alto fl uxo de inovações e iniciativas por parte das indústrias. Portanto, está na hora de se preparar para encerrar o ano com pé direito

Setembro/2014

Capa
Ninguém cria uma empresa com prazo de validade, afinal, o desejo de que o negócio criado com tanto esforço se perpetue sempre existe. A reportagem traz exemplos de redes que buscaram formas de lidar com a questão da sucessão familiar e pontua os papéis que empresários e herdeiros devem ter quando o assunto é o futuro

Exclusiva
O presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), Victor Bicca, fala sobre a sua visão a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do acordo setorial para implantação da logística reversa de embalagens no País e destaca o papel dos supermercados neste contexto

Colaboração
Como o varejo e a indústria se avaliam mutuamente? Novo estudo da Advantage sobre colaboração, publicado com exclusividade por SuperHiper, revela como um lado está enxergando o outro e aponta direções para que a relação entre as duas partes fi que ainda melhor

Evento
II Fórum Abras de Prevenção de Perdas reuniu 260 profissionais da área de supermercados para debater a importância do fortalecimento e profissionalização dos processos dedicados a este fim

Pesquisa
Durante o Fórum Abras de Prevenção de Perdas, também foi apresentada a 14a Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, que você encontra na íntegra nesta edição

Especial
O 14o Ranking de Redes e Associações de Negócios da Abras revelou importantes indicadores deste segmento, bem como as ações que estão ampliando o seu grau de profissionalização. A pesquisa traz dados minuciosos que detalham a forma de operar e gerir essas coligações de supermercados

Mercearia
Os produtos classificados como commodities estão, há alguns anos, passando por um processo de sofisticação para acompanhar os novos hábitos e desejos de consumo. Vale ficar atento às novas opções para bem trabalhá-las no ponto de venda

Agosto/2014

Capa
O Dia da Criança oferece ótimas oportunidades ao autosserviço. Diante do potencial do mercado voltado ao público infantil, a indústria investe alto para chamar a atenção dos pais e encantar os pequenos. Especialistas compartilham dicas de como aproveitar bem este período

Comportamento
Pesquisa da Toolbox TM mostra as características do shopper masculino no instante da compra e quebra alguns mitos sobre o comportamento dos homens no ponto de venda

Comitês Abras
Redes de negócios e indústrias debatem sobre desafios e oportunidades em reuniões organizadas pelo Comitê de Redes e Associação de Negócios Abras (Cran)

Fórum econômico
Com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Fórum Econômico Brasil-Japão, organizado pela agência japonesa de comércio exterior e pelo jornal Valor Econômico, reuniu empresários dos dois países e teve participação do presidente da Abras, Fernando Yamada

Eletroportáteis
A categoria de eletroportáteis está em alta, o que traz ao pequeno varejo a oportunidade de incrementar essa seção ou, caso não a tenha, de inseri-la em sua loja. Versatilidade das inovações e o apelo de praticidade atraem a atenção do shopper e abre espaço para o varejo ampliar sua rentabilidade

Categorias
Ambientação, gestão de sortimento e precificação podem impulsionar as vendas de mercearia doce, segmento que já é popular nos lares brasileiros

Expansão
Cada vez mais empresas criam sistemas e serviços de inteligência geográfica para auxiliar o supermercadista na expansão dos seus negócios. Soluções também revelam se lojas já existentes estão aproveitando todo o potencial de consumo ao seu redor

Julho/2014

Capa
O que a sua empresa pode aprender com o varejo internacional? Apesar das ricas singularidades do mercado nacional, é válido o empresário brasileiro conhecer a realidade de outras nações. Afinal, sempre é possível se inspirar em novos conceitos e práticas em prol da eficiência

Sustentabilidade
Programa Supermercado Lixo Zero 2020, da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), já está colhendo bons frutos. Proposta da metodologia é ajudar as empresas supermercadistas a lidarem com os resíduos de maneira eficiente

Operação
Qual é o melhor modelo de produção de pães para a sua loja? Seja ele próprio ou terceirizado, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens das opções disponíveis para fazer a escolha certa

Cuidado com as roupas
Profissionais apontam as tendências que norteiam a cesta voltada aos cuidados com as roupas. Segmento conta com inovações por parte da indústria para se alinhar aos novos hábitos dos consumidores

Estudo
Pelo segundo ano consecutivo, a Kantar Worldpanel apresenta as marcas de produtos não duráveis preferidas no Brasil e em mais 34 países. Conheça a lista nacional, a global e a latino-americana, com destaque para as principais movimentações ocorridas

Perfil indústria
Conheça a trajetória da FLC, líder do mercado nacional de lâmpadas. A empresa acaba de inaugurar a primeira fábrica de lâmpadas LED do Brasil, um projeto de R$ 8 milhões

Junho/2014

Capa
Pelo quarto ano consecutivo, SuperHiper publica com exclusividade o Estudo Mercado de Vizinhança, elaborado pela GfK Brasil. Material traz diversas referências sobre a dinâmica deste segmento e mostra que o pequeno varejista está focando mais no shopper e, em contrapartida, recebendo mais atenção da indústria

Exclusiva
O presidente da Bombril, Marcos Scaldelai, falou com exclusividade à SuperHiper sobre o trabalho realizado para resgatar a força da imagem da companhia e o que pretende fazer para manter o crescimento da empresa

Sustentabilidade
Torna-se cada vez mais urgente realizar uma gestão eficiente da água utilizada nas operações supermercadistas. Medidas simples podem ser adotadas e, inclusive, o varejo pode agir na conscientização dos clientes

Global
SuperHiper participou mais uma vez do júri para eleição de produtos que serão apresentados durante o Sial Paris, em outubro. Objetivo foi mostrar produtos nacionais que estão em linha com as principais tendências mundiais no segmento alimentar

Oportunidade
Reportagem destaca como será o futuro do mercado de leite UHT, categoria que está presente em quase 90% dos lares brasileiros. Destaque para o investimento que a indústria está realizando em linhas especiais e em novas embalagens

Operação
Produtos prontos e semiprontos são altamente lucrativos, mas problemas operacionais podem derrubar a margem do varejo. Para evitar este cenário, especialistas dão dicas de como trabalhar esse mix com eficiência e evitar perdas

Perfil SH
Com 50 anos de experiência no varejo, Vander Luiz Vasconcelos passou pela presidência do Paes Mendonça e pela diretoria do Zaffari. Em entrevista à SuperHiper, ele detalhou os passos e os momentos marcantes de sua carreira

Maio/2014

Cobertura Jantar Ranking
Evento em São Paulo reuniu supermercadistas, profissionais da indústria e autoridades políticas para apresentar os resultados do 37o Ranking Abras/SuperHiper. Na ocasião, 20 primeiras colocadas foram homenageadas

Sistema Servir
Desenvolvido em parceria entre o MDIC e o Inmetro, aplicativo permitirá que os consumidores avaliem o serviço dos estabelecimentos comerciais por meio do celular. Avaliações não satisfatórias não serão divulgadas, ficando apenas ao conhecimento do empresário. Projeto-piloto será realizado com o
setor supermercadista

Capa
A edição traz o VI Estudo GC Abras SuperHiper, levantamento elaborado em parceria com a Kantar Worldpanel que mapeia a relação de consumo entre o shopper e cerca de 100 categorias. A pesquisa revela indicadores estratégicos para o setor, como tíquete médio, faturamento das categorias, presença nos lares, frequência de compras, o comportamento das classes econômicas, principais canais de venda, dentre outros dados que auxiliam o varejista na definição do seu mix.

Cesta-soluções
Estudo revela que a classe C foi a faixa socioeconômica que mais ampliou sua participação nas vendas do total das cestas-soluções

Regionais
O estudo novamente especificou o desempenho de cada região do País, detalhando questões importantes como tendências de consumo, desembolso e principais canais de vendas

Mercearia seca
Dentre as cestas analisadas, a de mercearia seca foi a única que registrou aumento no índice de frequência de compras. Outros indicadores de consumo também avançaram

Refrigerados
Desempenho dos indicadores de tíquete e gasto médio foi o melhor entre as cestas analisadas. Receita dos refrigerados também teve a maior margem de aumento

Mercearia líquida
Em unidades comercializadas, cesta foi a que apresentou a maior margem de crescimento dentre as seções analisadas. Volume e faturamento também avançaram

Higiene e beleza
Cesta registrou elevação em importantes indicadores de consumo, como receita, volume, tíquete médio e gasto médio

Limpeza
Cesta de limpeza foi a que apresentou o maior crescimento em volume comercializado. Faturamento avançou 13%

Bazar
Categorias da cesta de bazar ampliam participação nos domicílios brasileiros. Aumento do valor do tíquete médio também foi verificado em todos os itens analisados

Veja mais: