(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Prêmio Eficiência SuperHiper
Cartilhas Abras
Publicidade Maio
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Dezembro/2015

- PME-IBGE: massa de rendimento real cai 12,2% em 12 meses
- Abrasmercado acelera no mês e acumula 15,09% em um ano
- Cesta da Região Norte tem a variação mais alta do País: 5,5%
- Varejo cresce 0,6% em outubro e mostra reação no ano
- Previsões mostram expectativas negativas para próximo ano
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Dezembro/2015

Capa
Os supermercadistas têm, na manga, as ações necessárias para superar adversidades. O setor promete melhorar o atendimento, realizar ações promocionais, negociar com fornecedores, revisar margens e investir em expansão

Sustentabilidade
Acordo setorial foi formalizado em 25 de novembro, em Brasília, com o compromisso de desenvolver sistemas de recolhimento e destinação correta de embalagens em geral

Premiação
Prêmio Lançamento do Ano chegou à sua 38a edição. Confira quais foram os produtos, de um grupo seleto de 11 empresas, eleitos pelos supermercadistas

Evento
O Jantar do Dia Nacional dos Supermercados marcou as conquistas do setor, no âmbito político-institucional, como a criação da Frente Parlamentar CSE. No evento, políticos foram premiados com o Troféu Supermercadista Honorário e executivos da indústria receberam o Troféu Ponto de Encontro

Perspectivas
O horizonte econômico brasileiro segue anuviado. As incertezas, nesse campo, pressagiam mais um ano de queda no PIB, mas, na visão do economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, é a oportunidade de fazer importantes reformas

Setor
Depois de anos de crescimento, resistindo à pressão, inclusive, de um cenário econômico cada vez mais hostil, os supermercados devem fechar 2015 com crescimento negativo

Indústria
As indústrias de bens de consumo têm concentrado esforços para obter resultados positivos. Focam em eficiência, lançamentos, ações de marketing, em nichos e itens de menor custo, em produtos mais poderosos e em vanguardas tecnológicas

Alimentos
Bebidas
Higiene e Beleza
Limpeza
Eletro

Consumidor
Após anos de conquistas, o consumidor precisa adotar novas práticas para manter o consumo de categorias que adentraram seu lar. Saiba como e quais categorias seguem em alta e quais perdem força

Novembro/2015

Capa
O verão promete quebrar recorde de temperatura e em algumas categorias sua loja pode quebrar recordes de vendas. Fique a par, nesta edição, das melhores práticas para aumentar a força comercial do período em que as vendas, como a temperatura, são as mais altas do ano

Exclusiva
Levado ao mundo político com a missão de colocar, na pauta do Congresso e do governo, as demandas do setor produtivo, o deputado Laércio Oliveira, empresário de origem, fala-nos, nesta Exclusiva, da importância de valorizar o empreendedorismo e das reformas tributária e trabalhista

Volta às Aulas
Para se destacar na primeira data promocional do ano, a saída é agregar, às vendas, serviços, como o recebimento prévio de listas de materiais e separação desses itens, para a retirada em loja ou, até, a entrega em domicílio. Saiba mais nesta reportagem

Logística
O palete PBR completa 25 anos. O equipamento surgiu, pelas mãos da Abras, para aumentar a eficiência e a segurança dos processos logísticos da cadeia de suprimentos. Nesta reportagem, o leitor conhecerá um pouco da sua história e importância

Fórum
Tendo a crise econômica, com o agravante político, como tema, foi realizado em Brasília o II Fórum Nacional do Comércio. Uma de suas atrações foi o painel composto por dirigentes da Unecs, em que se discutiu a importância, para o País, da participação política do setor no Congresso

Indicadores
Estudo, realizado pela NeoGrid e publicado por SuperHiper, com exclusividade, revela o índice mensal de ruptura. Veja como ficou o índice, em setembro, em todo o País e também em suas diferentes regiões

Especial RH
Estudo feito pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras mostra como anda a gestão de Recursos Humanos (RH) do setor. Com exclusividade, SuperHiper revela números sobre a rotatividade, a média salarial e os diferentes perfis da mão de obra supermercadista

Internacional
Pela quinta edição consecutiva, SuperHiper cobriu a maior feira de alimentos do mundo, a Anuga, realizada em Colônia, na Alemanha. Neste ano, o evento bateu todos os recordes de expositores e visitantes. O Brasil contou com 96 ao todo

Novembro/2015

- PME-IBGE: Desemprego volta a subir em outubro e atinge 7,9%
- Abrasmercado varia 0,60% e acumula 12,83% em um ano
- Cesta da Região Centro-Oeste tem a variação mais alta do País
- PMC: atividade varejista mostra queda de -3,3% no ano
- Déficit primário acumulado em 2015 é de 0,49% do PIB
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Outubro/2015

Capa
O presidente da Abras, Fernando Yamada, abriu a 49ª Convenção Abras afirmando que para uma classe empresarial que resistiu a períodos de hiperinflação, a atual turbulência por que passa o País será superada antes do que se imagina. No evento, que teve como tema “Um supermercado para cada consumidor”, palestrantes, economistas, supermercadistas de Norte a Sul e fornecedores de produtos e serviços debateram como driblar a instabilidade e reverter a situação em seus negócios

Workshop Alas
A principal mensagem deixada pelos palestrantes do Workshop Alas, realizado em paralelo à Convenção Abras, foi que é preciso potencializar a interação de seu negócio com clientes, colaboradores e fornecedores, para aprimorar e alavancar resultados

Palestra
Phil Lempert, americano conhecido como “The Supermarket Guru”
Servir bem para servir sempre................................................................

Justin Smith, executivo da área de sustentabilidade do Woolworths
Woolworths, um modelo verde e maduro.....................................................

Marlin Hutchens, vice-presidente Operacional do Walgreens
O segredo da longevidade do Walgreens......................................................

Bloco do Conhecimento 1
Painel com executivos do varejo, indústria e institutos de pesquisas destacou que as novas demandas dos clientes, ainda que desafiadoras, criam mais oportunidades do que ameaças para a atividade supermercadista..................

Bloco do Conhecimento 2
Painel mostrou o contexto econômico vivido pelo País, trouxe dicas para os empresários do setor venderem mais neste momento e ainda deu exemplos de empresas que, mesmo na “turbulência”, investem e até crescem.....................................................................................

Paul Foley, especialista em hard discount e ex-CEO do Grupo Aldi
Por dentro da fórmula de sucesso do hard discount......................................

Aldo Musacchio, economista formado pela Universidade de Harvard
Um olhar externo sobre a crise econômica..........................................

Fernando Yamada, presidente da Abras
Mais oportunidades do que lamentos.......................................................

Exposição de Tecnologia
Com a missão de inspirar as melhores práticas no setor supermercadista, importantes inovações e tendências tecnológicas voltadas à eficiência, produtividade e segurança das lojas foram apresentadas durante a 5ª Exposição de Tecnologia, realizada na Convenção Abras

Tendências
A mudança de comportamento dos brasileiros — famílias menores, mais pessoas morando sozinhas —, tem impactado o desenvolvimento de embalagens, que precisam ser práticas para atender as necessidades por conveniência, praticidade e sustentabilidade. Hoje, quem comanda as mudanças são os consumidores

Especial Festas
Neste ano marcado por crise econômica e retração do consumo, o desafio das indústrias se torna maior para aumentar ou, pelo menos, manter as vendas do período de festas. No entanto, estão inovando e se preparando para reverter o quadro

Outubro/2015

- Desemprego fica estável, mas massa salarial real cai 6,1% em 1 ano
- Abrasmercado varia 0,84% e acumula 11,87% em um ano
- Região Norte tem a variação mais alta do País: 3,60%
- Atividade varejista mostra queda de -3,0% no ano
- Recessão brasileira já afeta os outros países da América Latina
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Veja mais: