(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Prêmio Eficiência SuperHiper
Publicidade Julho
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Abril/2016

- Ainda em alta,desemprego atinge 10,2%, segundo a PNAD contínua
- Preços nos supermercados acumulam aumento de 17,95%
- Apesar de queda - 1,69%, Região Norte continua a mais cara
- PMC: comércio varejistaregistra recuo de -5,3% em 12meses
- IBC-Br recua menos que o esperado, mas recessão continua
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Abril/2016

Capa
Depois de 13 anos sem retração, o autosserviço apresentou queda no índice de faturamento. A alta nominal foi de 7,1%, mas a inflação impactou o desempenho real do setor, cuja queda foi de -3,25%. No ano passado, o varejo alimentar alcançou uma receita bruta de R$ 315,8 bilhões

Exclusiva
O futuro do varejo, num mundo cada vez mais digital, foi o principal tema do bate-papo com o coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM e ex-executivo do setor, Ricardo Pastore

Calendário
O inverno vem aí e, com ele, os bons ventos trazidos pelas Festas Juninas, que se estendem por toda a estação. Reportagem traz referências de como preparar a loja para que este período gere bons negócios


Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas faturaram, em 2015, R$ 256,8 bilhões. Grupo registrou avanço nos principais indicadores de desempenho

Atividades
Cash & Carry ganha importância entre os modelos de negócio em que as empresas do Ranking atuam

Investimentos
Busca por crescimento orgânico e eficiência geraram desembolso de R$ 3,9 bilhões, valor quase 60% superior ao previsto para o período

Análise das 300
Grupo, que faturou R$ 251,6 bilhões, registrou crescimento em diversos indicadores de eficiência

Análises das 50 maiores
Estudo traz as movimentações e desempenho do seleto grupo das 50 maiores do setor

Tabela das 500 maiores
Análises das pequenas
O grupo das 592 empresas, posicionadas entre a 501a e 1.092ª posições, registraram R$ 3,4 bilhões em receita

Tabela da 501a à 1.092a
Análise Regional
Estudo revela as principais tendências e práticas realizadas pelo autosserviço brasileiro, em 2015

Análises Regionais
Análises por regiões mostram a participação que cada estado e região exercem no faturamento e na quantidade de lojas operadas pelo setor

Perfil SH
Um dos homens que ajudaram a firmar as bases do varejo alimentar de autosserviço no Brasil, Antonio Carlos Ascar é o perfilado desta edição e nos presenteia com saborosas histórias “escritas” ao longo de mais 50 anos de setor

Março/2016

Capa
Em um ano pego em cheio pela crise, saiba como foram as vendas de bens industrializados no autosserviço e descubra as razões pelas quais a maior parte das cestas apresentou crescimento em volume, mas queda em faturamento

Workshop
Evento reuniu especialistas em Gestão por Categoria (GC) e trouxe cases de sucesso para mostrar a eficiência do GC

Segurança Alimentar
Depois de seis anos de funcionamento, o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA) teve seu primeiro balanço divulgado

Dia das Mães
Preços mais em conta, que os encontrados em outros modelos de varejo, fazem dos supermercados uma boa alternativa para a data

Evento
O tradicional evento Líderes de Vendas divulga e premia as principais marcas do autosserviço brasileiro

Alimentos
Alguns nichos, como gourmet, e itens que proporcionam praticidade, cada vez mais necessária, destacaram-se na cesta

Alimentos Perecíveis
Vendas de perecíveis básicos, tais como carnes congeladas e industrializadas, requeijão e margarina, puxaram desempenho

Bazar
Alimentos para gatos e cachorros garantiram, em 2015, como mostram os números, boas vendas à cesta de bazar

Bebidas
Um bom brinde se faz com um sonoro: “saúde!”... Boas vendas também. Categorias com apelo saudável se notabilizaram

Eletroeletrônicos
O clima esteve quente, em 2015, mas nem todos reclamaram. Os fabricantes de ar-condicionados, por exemplo, agradeceram

Higiene e Beleza
Das categorias dessa cesta, os repelentes, por prevenirem epidemias, e o lenço umedecido, pela praticidade, destacaram-se em 2015

Limpeza
Na linha de frente do combate ao Aedes aegypti, inseticidas vão bem, em ano difícil para a maioria das categorias da cesta

Março/2016

- PME/IBGE:Desemprego atinge 8,2% da população economicamente ativa
- Preços nos supermercados acumulam aumento de 17,67%
- Cesta da Região Norte varia 4,18% e continua a mais cara do País
- PMC: comércio varejista registra recuo de -5,2% em 12 meses
- GPA contimua a maior empresa de supermercados do Brasil
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Fevereiro/2016

Capa
Para que o fluxo de dados, pela cadeia de suprimentos, seja capaz de traduzir, com fi- delidade, o fluxo de produtos, é ideal haver, entre todos os elos, apenas um cadastro para cada SKU. A missão não é fácil, mas é possível. Saiba como funciona a Rede Global de Sincronização de Dados (GDSN) e de que maneira ela pode ajudar o varejista a melhorar, consideravelmente, gestão e operação

Global
As principais tendências apresentadas na NRF - Retail's Big Show 2016 (uma das maiores feiras de varejo do mundo) podem ser lidas neste artigo do presidente do Conselho de Administração do Popai Brasil e consultor da Retail Experience, Romano Pansera

Especial
Em um ano turbulento, muita criatividade e parcerias com a indústria são ingredientes indispensáveis para que as iguarias da Páscoa, a segunda data mais importante do ano para o varejo de alimentos, rendam vendas e proporcionem boas margens aos supermercados
Chocolates: Ovos pequenos e acompanhados de brinde são boas opções para este ano .........................................................
Bacalhau, vinho, etc.: É importante saber em quais itens seu cliente estará disposto a gastar mais e, em quais, procurará economizar.....

Categoria
Quando se fala em categoria de higiene e beleza, com forte apelo autoindulgente, os impactos de uma crise econômica são menos sentidos. A categoria esmalte para unha é um desses casos. Com boa rentabilidade, suas vendas se mostram consistentes e bem sensíveis a ações de marketing

Perdas & Ganhos
Conheça a história de João, repositor promissor, que viu sua acelerada ambição ser posta à prova pelas leis da gravidade e por Josival, um gerente que entendia de prevenção de perdas, tanto de produto, quanto de caráter

Fevereiro/2016

- PME/IBGE:Desemprego cresce 2,3 p.p. em um ano e vai a 7,6%
- Abrasmercado varia 2,99% no mês e acumula 17,44%
- Cesta da Região Norte varia 4,04% no mês e é a mais cara do País
- Comércio varejista registra recuo de 4,3% em 2015
- Queda do rendimento real afeta as vendas dos supermercados
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Veja mais: