(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Julho/2016

Capa
O processo de formação de preços no varejo está mudando e incorporando aspectos cada vez mais estratégicos. Nesta reportagem, especialistas em pricing apontam o que deve ser considerado no instante da precificação. Confira também os dados trazidos pela 2a Pesquisa sobre a Dinâmica de Precificação no Autosserviço, realizada pela InfoPrice e publicada com exclusividade por SuperHiper

Especial Iogurtes
Depois de um ano difícil em 2015, as vendas de iogurtes mostram sinais de recuperação no autosserviço. Reportagem revela quais atributos serão determinantes para a expansão deste segmento, as principais tendências esperadas pelo mercado e o que vem se destacando nos pontos de venda

Sustentabilidade
O movimento de redução do consumo do fluido frigorífico HCFC-22, ou R-22, como é conhecido, está sendo acompanhado pelo setor supermercadista com bastante atenção, tanto que será tema de um painel durante a Convenção Abras, em novembro. Nesta reportagem, especialistas trazem orientações a respeito deste tema, bem como apontam os desafios que devem ser superados pelo mercado brasileiro

Especial Amaciantes
O que esperar da categoria de amaciantes? Reportagem mostra o desempenho deste segmento nos últimos anos, as perspectivas e referências de como trabalhar esta categoria nas gôndolas de maneira eficiente

Junho/2016

Capa
Pesquisa, feita pela GfK, com exclusividade para SuperHiper, revela quais são os Perfis (predominantes) de Gestores do Pequeno Varejo brasileiro. Identifique qual dos perfis é o que mais se parece com você

Mercado de Vizinhança
O 6o Estudo Mercado de Vizinhança mostra que, mesmo diante das atribulações político-econômicas vividas pelo Brasil nos últimos anos, em 2015, os pequenos supermercados apresentaram crescimento de, em média, 7%

Ranking
SuperHiper traz o 1o Ranking de Eficiência das Empresas de Supermercadosde Pequeno Porte e conta a história de alguma delas, mostrando que trabalhoduro e inteligência são os melhores remédios para a crise

Nova Loja
A rede Condor, com 42 anos de história e atuação exclusiva no mercado paranaense, inaugurou sua primeira loja fora do estado. A 42a unidade da empresa foi inaugurada na cidade de Joinville (SC)

Premiação
A tradicional premiação do Salão Internacional da Alimentação - Sial Paris, da qual SuperHiper participa, cobrindo e indicando as principais novidades da indústria do Brasil, ocorreu em abril e teve, como premiado nacional, o produto...

Especial
O café não é mais commodity e, a cada ano, ganha mais opções de "valor agregado". São algumas as alternativas para ganhar mais com a categoria: cápsulas, sachês e o tradicional torrado e moído têm ganhado sofisticação

Sustentabilidade
Para cumprir a Lei 12.305/10, sobre o descarte de resíduos sólidos, um acordo setorial foi feito em 2015. Como signatária do acordo, a Abras tem realizado, pelo Brasil, encontros com supermercadistas para esclarecer a questão. Saiba mais

Calendário
A Olimpíada está aí e não é possível esperar para intensificar treinamentos e planejar ações promocionais para o período. SuperHiper traz, nesta reportagem, orientações para os supermercados aproveitarem, da melhor maneira, o evento

Maio/2016

Capa
Para abrir o estudo Consumidores e Categorias, anualmente realizado pela Kantar Worldpanel e publicado por SuperHiper, a revista entrevistou alguns especialistas em gerenciamento por categoria (GC), com a finalidade de mostrar que o GC é só a ponta do iceberg de um trabalho que começa bem antes, com a compreensão de dados-chave dos hábitos de consumo e da jornada de compra do shopper.

Evento
Jantar do Ranking reuniu empresários de toda a cadeia e trouxe números que atestam: em 2015, setor continuou a investir e contratar

Premiação
Além de palestras, discursos e muito relacionamento, Jantar premiou os 20 maiores supermercadistas do Ranking Abras/SuperHiper

Workshop
Abras promove evento sobre gerenciamento por categoria, em Natal (RN), que aborda questões chave deste conceito, importante "aliado" para as vendas

Regionais
As principais informações sobre o comportamento de compra dos shoppers por região do País são destacadas nesta reportagem

Mercearia seca
Cesta mais significativa do segmento, mercearia seca é um "termômetro" de vendas que, neste ano, aferiu queda em valor e volume

Refrigerados
Também conhecidos como perecíveis industrializados, cesta cresce em receita, embora caia em volume e perca frequência de compra

Mercearia líquida
A cesta foi uma das que mais perderam vendas, em valores, em 2015. Seu gasto médio, para se ter ideia, caiu -7,6%, no período

Higiene e beleza
Cesta ganhou receita (2%), mas perdeu volume (4,7%). Com o bolso apertado, consumidor não abriu mão dos itens, mas racionalizou a compra

Limpeza
Assim como higiene e beleza, limpeza aumentou receita e reduziu volume. Cesta teve aumento de preço médio de 6,7% em 2015

Bazar
Com alto valor agregado, a cesta, composta de itens como ração animal, perdeu receita (13,9%) e volume (6%).

Abril/2016

Capa
Depois de 13 anos sem retração, o autosserviço apresentou queda no índice de faturamento. A alta nominal foi de 7,1%, mas a inflação impactou o desempenho real do setor, cuja queda foi de -3,25%. No ano passado, o varejo alimentar alcançou uma receita bruta de R$ 315,8 bilhões

Exclusiva
O futuro do varejo, num mundo cada vez mais digital, foi o principal tema do bate-papo com o coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM e ex-executivo do setor, Ricardo Pastore

Calendário
O inverno vem aí e, com ele, os bons ventos trazidos pelas Festas Juninas, que se estendem por toda a estação. Reportagem traz referências de como preparar a loja para que este período gere bons negócios


Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas faturaram, em 2015, R$ 256,8 bilhões. Grupo registrou avanço nos principais indicadores de desempenho

Atividades
Cash & Carry ganha importância entre os modelos de negócio em que as empresas do Ranking atuam

Investimentos
Busca por crescimento orgânico e eficiência geraram desembolso de R$ 3,9 bilhões, valor quase 60% superior ao previsto para o período

Análise das 300
Grupo, que faturou R$ 251,6 bilhões, registrou crescimento em diversos indicadores de eficiência

Análises das 50 maiores
Estudo traz as movimentações e desempenho do seleto grupo das 50 maiores do setor

Tabela das 500 maiores
Análises das pequenas
O grupo das 592 empresas, posicionadas entre a 501a e 1.092ª posições, registraram R$ 3,4 bilhões em receita

Tabela da 501a à 1.092a
Análise Regional
Estudo revela as principais tendências e práticas realizadas pelo autosserviço brasileiro, em 2015

Análises Regionais
Análises por regiões mostram a participação que cada estado e região exercem no faturamento e na quantidade de lojas operadas pelo setor

Perfil SH
Um dos homens que ajudaram a firmar as bases do varejo alimentar de autosserviço no Brasil, Antonio Carlos Ascar é o perfilado desta edição e nos presenteia com saborosas histórias “escritas” ao longo de mais 50 anos de setor

Março/2016

Capa
Em um ano pego em cheio pela crise, saiba como foram as vendas de bens industrializados no autosserviço e descubra as razões pelas quais a maior parte das cestas apresentou crescimento em volume, mas queda em faturamento

Workshop
Evento reuniu especialistas em Gestão por Categoria (GC) e trouxe cases de sucesso para mostrar a eficiência do GC

Segurança Alimentar
Depois de seis anos de funcionamento, o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA) teve seu primeiro balanço divulgado

Dia das Mães
Preços mais em conta, que os encontrados em outros modelos de varejo, fazem dos supermercados uma boa alternativa para a data

Evento
O tradicional evento Líderes de Vendas divulga e premia as principais marcas do autosserviço brasileiro

Alimentos
Alguns nichos, como gourmet, e itens que proporcionam praticidade, cada vez mais necessária, destacaram-se na cesta

Alimentos Perecíveis
Vendas de perecíveis básicos, tais como carnes congeladas e industrializadas, requeijão e margarina, puxaram desempenho

Bazar
Alimentos para gatos e cachorros garantiram, em 2015, como mostram os números, boas vendas à cesta de bazar

Bebidas
Um bom brinde se faz com um sonoro: “saúde!”... Boas vendas também. Categorias com apelo saudável se notabilizaram

Eletroeletrônicos
O clima esteve quente, em 2015, mas nem todos reclamaram. Os fabricantes de ar-condicionados, por exemplo, agradeceram

Higiene e Beleza
Das categorias dessa cesta, os repelentes, por prevenirem epidemias, e o lenço umedecido, pela praticidade, destacaram-se em 2015

Limpeza
Na linha de frente do combate ao Aedes aegypti, inseticidas vão bem, em ano difícil para a maioria das categorias da cesta

Fevereiro/2016

Capa
Para que o fluxo de dados, pela cadeia de suprimentos, seja capaz de traduzir, com fi- delidade, o fluxo de produtos, é ideal haver, entre todos os elos, apenas um cadastro para cada SKU. A missão não é fácil, mas é possível. Saiba como funciona a Rede Global de Sincronização de Dados (GDSN) e de que maneira ela pode ajudar o varejista a melhorar, consideravelmente, gestão e operação

Global
As principais tendências apresentadas na NRF - Retail's Big Show 2016 (uma das maiores feiras de varejo do mundo) podem ser lidas neste artigo do presidente do Conselho de Administração do Popai Brasil e consultor da Retail Experience, Romano Pansera

Especial
Em um ano turbulento, muita criatividade e parcerias com a indústria são ingredientes indispensáveis para que as iguarias da Páscoa, a segunda data mais importante do ano para o varejo de alimentos, rendam vendas e proporcionem boas margens aos supermercados
Chocolates: Ovos pequenos e acompanhados de brinde são boas opções para este ano .........................................................
Bacalhau, vinho, etc.: É importante saber em quais itens seu cliente estará disposto a gastar mais e, em quais, procurará economizar.....

Categoria
Quando se fala em categoria de higiene e beleza, com forte apelo autoindulgente, os impactos de uma crise econômica são menos sentidos. A categoria esmalte para unha é um desses casos. Com boa rentabilidade, suas vendas se mostram consistentes e bem sensíveis a ações de marketing

Perdas & Ganhos
Conheça a história de João, repositor promissor, que viu sua acelerada ambição ser posta à prova pelas leis da gravidade e por Josival, um gerente que entendia de prevenção de perdas, tanto de produto, quanto de caráter

Veja mais: