(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Setembro/2016

Capa
Cases do Fórum
Histórias, que traduzem, em fatos e números, os ganhos gerados por um bom trabalho de prevenção de perdas, foram destaque no IV Fórum Abras de Prevenção de Perdas e revelaram a importância estratégica desse departamento para a atividade supermercadista.

Dados valiosos
Conheça alguns dos principais dados da 16a Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, que mostra a evolução do trabalho dos profissionais da área, inclusive, com significativa queda no índice e valores absolutos das perdas.

Final de ano
As festas de fim de ano são tradicionais para o varejo alimentar, mas, em 2016, com a crise e a maior sensibilidade dos bens duráveis, a expectativa é de que alguns produtos, vinho, azeite e panetone, por exemplo, ganhem força como presentes e aumentem vendas em relação ao ano anterior.

Plano de Governo
Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, falou, aos líderes da Unecs (União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços), incluindo o presidente da Abras, Fernando Yamada, sobre importância fundamental de se fazer o ajuste fiscal e as reformas estruturais para devolver o País à rota do crescimento.

Especial FLV 59
Rentáveis e "fidelizadores", os FLVs (frutas, verduras e legumes) têm aumentado participação nas vendas dos supermercados. Para que o ganho de importância desses itens seja sustentável, é preciso assegurar seu caráter saudável. Saiba o que está sendo feito para garantir a qualidade do FLV neste especial que conta com quatro reportagens:

- "Um líder de audiência chamado hortifrúti".............................................
- "Do campo à mesa: FLV seguro e saudável".............................................
- "Manusear menos para vender mais"........................................................
- "Volume rastreado pelo Rama cresce 23%".............................................

Agosto/2016

Capa
O consumidor do século 21 tem novas preocupações, prioridades, hábitos e valores. Ao supermercadista, que está em contato direto com ele, vale acompanhar essas transformações com bastante atenção, afinal, pesquisas mostram que muitas empresas varejistas perderão espaço nos próximos anos por falta de inovação. O momento é de compreender este processo para alinhar imagem e operação às novas necessidades e valores de consumo

Promoção
A eficiência do tabloide, como ferramenta promocional no varejo, é muito grande. Por isso, SuperHiper traz, com exclusividade, pesquisa sobre como o varejo está utilizando este canal de comunicação com o cliente e mostra como o cenário econômico gerou mudanças em sua formulação no último ano e meio

Macroeconomia
Os ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, e Eliseu Padilha, da Casa Civil, participaram de evento realizado pela Frente CSE, no último dia 10 de ago sto, em Brasília. Confira cobertura especial

Calendário
Já é hora de se preparar para o Dia da Criança e pensar no sortimento que será trabalhado neste período. Redução de gastos com lazer, licenciamento de produtos em alta e busca por praticidade são as tendências apontadas por especialistas para atrair a atenção de pais e filhos

Oportunidades
O Brasil ocupa o terceiro lugar do mercado mundial de cuidados para cabelos e também para produtos infantis. Composta por itens como xampus, cremes para pentear, géis e finalizadores, os produtos para cuidados com o cabelo infantil integram um nicho que, se bem trabalhado, pode ser bastante lucrativo

Julho/2016

Capa
O processo de formação de preços no varejo está mudando e incorporando aspectos cada vez mais estratégicos. Nesta reportagem, especialistas em pricing apontam o que deve ser considerado no instante da precificação. Confira também os dados trazidos pela 2a Pesquisa sobre a Dinâmica de Precificação no Autosserviço, realizada pela InfoPrice e publicada com exclusividade por SuperHiper

Especial Iogurtes
Depois de um ano difícil em 2015, as vendas de iogurtes mostram sinais de recuperação no autosserviço. Reportagem revela quais atributos serão determinantes para a expansão deste segmento, as principais tendências esperadas pelo mercado e o que vem se destacando nos pontos de venda

Sustentabilidade
O movimento de redução do consumo do fluido frigorífico HCFC-22, ou R-22, como é conhecido, está sendo acompanhado pelo setor supermercadista com bastante atenção, tanto que será tema de um painel durante a Convenção Abras, em novembro. Nesta reportagem, especialistas trazem orientações a respeito deste tema, bem como apontam os desafios que devem ser superados pelo mercado brasileiro

Especial Amaciantes
O que esperar da categoria de amaciantes? Reportagem mostra o desempenho deste segmento nos últimos anos, as perspectivas e referências de como trabalhar esta categoria nas gôndolas de maneira eficiente

Junho/2016

Capa
Pesquisa, feita pela GfK, com exclusividade para SuperHiper, revela quais são os Perfis (predominantes) de Gestores do Pequeno Varejo brasileiro. Identifique qual dos perfis é o que mais se parece com você

Mercado de Vizinhança
O 6o Estudo Mercado de Vizinhança mostra que, mesmo diante das atribulações político-econômicas vividas pelo Brasil nos últimos anos, em 2015, os pequenos supermercados apresentaram crescimento de, em média, 7%

Ranking
SuperHiper traz o 1o Ranking de Eficiência das Empresas de Supermercadosde Pequeno Porte e conta a história de alguma delas, mostrando que trabalhoduro e inteligência são os melhores remédios para a crise

Nova Loja
A rede Condor, com 42 anos de história e atuação exclusiva no mercado paranaense, inaugurou sua primeira loja fora do estado. A 42a unidade da empresa foi inaugurada na cidade de Joinville (SC)

Premiação
A tradicional premiação do Salão Internacional da Alimentação - Sial Paris, da qual SuperHiper participa, cobrindo e indicando as principais novidades da indústria do Brasil, ocorreu em abril e teve, como premiado nacional, o produto...

Especial
O café não é mais commodity e, a cada ano, ganha mais opções de "valor agregado". São algumas as alternativas para ganhar mais com a categoria: cápsulas, sachês e o tradicional torrado e moído têm ganhado sofisticação

Sustentabilidade
Para cumprir a Lei 12.305/10, sobre o descarte de resíduos sólidos, um acordo setorial foi feito em 2015. Como signatária do acordo, a Abras tem realizado, pelo Brasil, encontros com supermercadistas para esclarecer a questão. Saiba mais

Calendário
A Olimpíada está aí e não é possível esperar para intensificar treinamentos e planejar ações promocionais para o período. SuperHiper traz, nesta reportagem, orientações para os supermercados aproveitarem, da melhor maneira, o evento

Maio/2016

Capa
Para abrir o estudo Consumidores e Categorias, anualmente realizado pela Kantar Worldpanel e publicado por SuperHiper, a revista entrevistou alguns especialistas em gerenciamento por categoria (GC), com a finalidade de mostrar que o GC é só a ponta do iceberg de um trabalho que começa bem antes, com a compreensão de dados-chave dos hábitos de consumo e da jornada de compra do shopper.

Evento
Jantar do Ranking reuniu empresários de toda a cadeia e trouxe números que atestam: em 2015, setor continuou a investir e contratar

Premiação
Além de palestras, discursos e muito relacionamento, Jantar premiou os 20 maiores supermercadistas do Ranking Abras/SuperHiper

Workshop
Abras promove evento sobre gerenciamento por categoria, em Natal (RN), que aborda questões chave deste conceito, importante "aliado" para as vendas

Regionais
As principais informações sobre o comportamento de compra dos shoppers por região do País são destacadas nesta reportagem

Mercearia seca
Cesta mais significativa do segmento, mercearia seca é um "termômetro" de vendas que, neste ano, aferiu queda em valor e volume

Refrigerados
Também conhecidos como perecíveis industrializados, cesta cresce em receita, embora caia em volume e perca frequência de compra

Mercearia líquida
A cesta foi uma das que mais perderam vendas, em valores, em 2015. Seu gasto médio, para se ter ideia, caiu -7,6%, no período

Higiene e beleza
Cesta ganhou receita (2%), mas perdeu volume (4,7%). Com o bolso apertado, consumidor não abriu mão dos itens, mas racionalizou a compra

Limpeza
Assim como higiene e beleza, limpeza aumentou receita e reduziu volume. Cesta teve aumento de preço médio de 6,7% em 2015

Bazar
Com alto valor agregado, a cesta, composta de itens como ração animal, perdeu receita (13,9%) e volume (6%).

Abril/2016

Capa
Depois de 13 anos sem retração, o autosserviço apresentou queda no índice de faturamento. A alta nominal foi de 7,1%, mas a inflação impactou o desempenho real do setor, cuja queda foi de -3,25%. No ano passado, o varejo alimentar alcançou uma receita bruta de R$ 315,8 bilhões

Exclusiva
O futuro do varejo, num mundo cada vez mais digital, foi o principal tema do bate-papo com o coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM e ex-executivo do setor, Ricardo Pastore

Calendário
O inverno vem aí e, com ele, os bons ventos trazidos pelas Festas Juninas, que se estendem por toda a estação. Reportagem traz referências de como preparar a loja para que este período gere bons negócios


Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas faturaram, em 2015, R$ 256,8 bilhões. Grupo registrou avanço nos principais indicadores de desempenho

Atividades
Cash & Carry ganha importância entre os modelos de negócio em que as empresas do Ranking atuam

Investimentos
Busca por crescimento orgânico e eficiência geraram desembolso de R$ 3,9 bilhões, valor quase 60% superior ao previsto para o período

Análise das 300
Grupo, que faturou R$ 251,6 bilhões, registrou crescimento em diversos indicadores de eficiência

Análises das 50 maiores
Estudo traz as movimentações e desempenho do seleto grupo das 50 maiores do setor

Tabela das 500 maiores
Análises das pequenas
O grupo das 592 empresas, posicionadas entre a 501a e 1.092ª posições, registraram R$ 3,4 bilhões em receita

Tabela da 501a à 1.092a
Análise Regional
Estudo revela as principais tendências e práticas realizadas pelo autosserviço brasileiro, em 2015

Análises Regionais
Análises por regiões mostram a participação que cada estado e região exercem no faturamento e na quantidade de lojas operadas pelo setor

Perfil SH
Um dos homens que ajudaram a firmar as bases do varejo alimentar de autosserviço no Brasil, Antonio Carlos Ascar é o perfilado desta edição e nos presenteia com saborosas histórias “escritas” ao longo de mais 50 anos de setor

Veja mais: