(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade do mês
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Setembro/2017

Capa
O canal atacarejo está em alta e despertando a atenção de muitos varejistas. O investimento neste formato, no entanto, exige um bom conhecimento sobre as suas particularidades, especialmente comerciais, pois sua dinâmica não é igual à dos supermercados. Confira os principais pontos de atenção e os passos dados por renomadas bandeiras neste segmento

Consumo
A atual parcela da população brasileira com mais de 60 anos concentra quase 20% da renda do País. Essa fatia tende a aumentar, já que as projeções demográficas apontam que o público pertencente à terceira idade crescerá cada vez mais. Este, portanto, é um nicho bastante estratégico, que merece a atenção do varejo e da indústria

Logística
Logística também é sinônimo de comunicação, afinal, uma distribuição eficiente demanda sinergia e alinhamento entre todos os elos que compõem uma cadeia produtiva. No varejo, o resultado de uma logística bem-feita, respaldada por processos e tecnologias eficientes, pode ser observado nas gôndolas

Especial FLV
Caderno especial lança luz sobre um dos principais desafios relacionados à comercialização de alimentos frescos: as perdas e desperdícios ocorridos na seção de FLV. Reportagens apontam valiosas referências, em termos de processos e soluções, para ampliar a eficiência da cadeia de alimentos

Workshop
SuperHiper Workshop reúne, em Natal (RN), cerca de 150 supermercadistas para discutir a importância e formas de prevenir as perdas nos supermercados. Os destaques do mais recente estudo da Abras sobre o tema também estiveram em pauta

Agosto/2017

Capa
Decreto Presidencial, que reconhece a atividade supermercadista como essencial à sociedade brasileira, foi assinado no dia 16 de agosto, em cerimônia realizada
em Brasília com a presença de 454 empresários do setor supermercadista. A partir de agora, os supermercados têm permissão para abrir aos domingos e feriados, sem que, para isso, seja necessário acordo prévio em Convenção Coletiva de Trabalho

História
SuperHiper traz, com exclusividade, mais um trecho de “Supermercados no Brasil — Conceitos, História e Estórias”, obra que está sendo escrita por Antonio Carlos Ascar, um dos maiores estudiosos sobre o setor no País. Nesta edição, o leitor confere como foi o processo de maturação do autosserviço até ele chegar ao modelo de supermercado que conhecemos

Gestão
Opções para reduzir o valor da conta de luz, como o mercado livre e a geração de energia solar, estão ajudando empresas supermercadistas, de todos os portes, a economizar. Confira o que é preciso fazer para adotar estas novas opções de aquisição de energia

Saúde
A busca por alimentos mais saudáveis vem ganhando força no mercado brasileiro e, consequentemente, espaço nas gôndolas. Indústrias e supermercados estão atentos a este rentável movimento

Evento
SuperHiper realizou, em parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em Curitiba (PR), seu terceiro workshop sobre gestão de categoria, que contou com cerca de 80 supermercadistas

Balanço
A quantidade de frutas, legumes e verduras monitorada pelo Programa de
Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) cresceu 12% no primeiro
semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016. No total, 618,4 mil
toneladas de hortifrútis já foram rastreadas em 2017

Pesquisa
Em 2016, as perdas do autosserviço brasileiro somaram R$ 7,11 bilhões, de acordo com estudo conduzido pela Abras. Confira as seções da loja que mais sofreram e as ações que os supermercados estão realizando para evitar prejuízos

Julho/2017

Capa
Conheça histórias de redes que estão ingressando no universo do e-commerce, de outras que ingressaram há algum tempo e já colhem frutos, além de dicas e esclarecimentos de especialistas que são unânimes em afirmar: o caminho é sem volta e lojas físicas e digitais devem ser vistas como extensão uma da outra

Exclusiva
Uma jornalista que fez e faz história em empresas de pesquisa e em painéis de consumidores mundo afora. Conheça a trajetória profissional da country manager da Kantar Worldpanel no Brasil, Patrícia Beber

História
SuperHiper traz, com exclusividade, trechos de "Supermercados no Brasil - Conceitos, História e Estórias", obra que está sendo escrita por Antonio Carlos Ascar, um dos maiores estudiosos sobre o setor no País. Nesta edição, o leitor conhece um pouco do mundo que ensejou o surgimento do autosserviço

Oportunidade
Os índices de natalidade e fecundidade estão em queda, mas, ao mesmo tempo, a cadeia produtiva aposta na qualidade e na inovação para compensar a perda de volume no markup. Além de dados macroeconômicos, a matéria traz dicas preciosas para a gestão das categorias da seção de puericultura

Soluções
A frente de caixa é o arremate final de toda a cadeia de abastecimento e ponto essencial para determinar a satisfação do cliente em sua experiência de compra. Das tradicionais às mais inovadoras, como o self-checkout, soluções podem ajudar, e muito, a tornar o "caixa" ainda mais eficiente

Junho/2017

Capa
Especial Pequeno Supermercado Eficiente (PSE), em sua 2a edição, traz o 7o Estudo Mercado de Vizinhança, o 2o Estudo sobre Perfis de Gestores do Pequeno Varejo, elaborados pela GfK Brasil com exclusividade para SuperHiper, e o 2o Ranking de Eficiência dos Supermercados de Pequeno Porte

Mercado de Vizinhança
Estudo revela que série de crescimento vivenciada pelo pequeno varejo, nos últimos anos, foi interrompida em 2016 e detalha as principais características da operação dessas lojas

Tabelas
Os fabricantes com maior participação nas vendas do pequeno varejo em 16 categorias de cinco cestas representativas para o setor

Perfil dos gestores
Especial PSE também mostra como se comportaram em 2016 e o que esperam para 2017 os quatro perfis básicos de gestores identificados pela GfK: “promissor solitário”, “varejista profissionalizado”, “mulheres no varejo” e “lápis na orelha”

Ranking eficiência
Conheça as 50 pequenas lojas que, no ano passado, registraram o maior avanço em seu índice de eficiência

E-commerce
Reportagem mostra os principais modelos de supermercados exclusivamente digitais, que já nasceram na internet. Todos trazem referências úteis para os supermercadistas que já têm ou pretendem ter um e-commerce

Artigo
O rastreamento como instrumento de integração e aprimoramento da gestão dos negócios da cadeia de FLV

Tecnologia
A retaguarda de loja é uma das áreas mais sensíveis e estratégicas de um supermercado. Por isso, processos bem definidos e tecnologias são fundamentais para garantir a eficiência deste setor

Maio/2017

Capa
Estudo Consumidores e Categorias, elaborado pela Kantar Worldpanel, com exclusividade para SuperHiper, chega à nona edição e detalha o universo de consumo de 69 categorias, majoritariamente de alto giro, pertencentes a seis importantes cestas disponibilizadas pelo autosserviço. Por todas elas, o shopper brasileiro desembolsou, em média, R$ 4.687 ao longo de 2016

Metodologia
Confira como é feito e quais são os dados que integram este estudo

Regionais
Análise destaca o comportamento das vendas em cada região do País e as principais mudanças detectadas em 2016

Mercearia seca
Cesta mais significativa para as lojas, a mercearia seca registrou aumento no volume comercializado

Refrigerados
Desembolso com a cesta cresce, mas volume comercializado e frequência de compra voltam a cair

Mercearia líquida
Cesta reverte cenário de queda no volume das vendas e fecha o ano com crescimento de dois dígitos nos indicadores de desembolso

Higiene e beleza
Volume de vendas da cesta cresce e alavanca indicadores que mensuram o desembolso dispensado pelo consumidor

Limpeza
Cesta de produtos de limpeza registra a maior alta no volume de vendas entre todas as cestas monitoradas pelo estudo

Bazar
No ano passado, cesta registrou retração em volume comercializado, tíquete médio e gasto médio

Premiação
Jantar do Ranking Abras/SuperHiper reuniu profissionais de toda a cadeia de abastecimento e autoridades públicas para apresentar os principais dados do estudo. Evento também premiou as 20 maiores empresas do setor

Evento
SuperHiper Workshop sobre Gerenciamento por Categoria é realizado em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, reunindo um total de 200 supermercadistas

Março/2017

Capa
Após mais de uma década de crescimento, a retração bateu à porta do autosserviço. Apesar do número negativo, queda de 5% no volume vendido, o setor esteve acima da média dos canais de varejo, que tiveram retração de 5,8%. Mais uma vez, só o cash & carry foi bem. A boa notícia é que 2017 deve marcar a interrupção do período recessivo

Alimentos
O segmento de café em cápsula se destacou dentro da cesta, com ganhos em volume e receita. As marcas de maior valor agregado tiveram desempenho ainda melhor

Alimentos Perecíveis
Categoria de linguiça ganha mais espaço na mesa dos brasileiros e é um dos principais destaques da cesta. Marcas de valor médio têm forte importância

Bazar
Mais uma vez a categoria de alimentos para gatos apresenta desempenho satisfatório e se destaca em bazar. Bichanos já estão em 14% dos lares

Bebidas
De dose em dose, de caipirinha em caipirinha, a cachaça conquistou mais espaço e foi a bebida alcoólica que apresentou aumento de vendas em 2016

Higiene e Beleza
Categoria de repelentes tem salto considerável em volume e receita. Maior procura ampliou a oferta de marcas e o espaço nas gôndolas

Limpeza
Tira limo foi a categoria que puxou o crescimento de limpadores para banheiro. Consumidor valorizou alta performance e praticidade

Exclusiva
No mês do consumidor, SuperHiper traz Exclusiva com o secretário da Senacon, Armando Rovai, e o diretor do DPDC, André dos Santos. Os dois deram uma aula sobre o passado, o presente e o futuro do Direito do Consumidor no Brasil

Evento
O segundo balanço do RAMA, com as conquistas do programa em 2016, e os desafios até 2020 foram apresentados no encontro, que teve, ainda, a premiação das empresas parceiras do programa e debates, entre especialistas, sobre a cadeia de hortifrútis no País

Calendário
Dia das Mães está a caminho e já é hora de traçar as estratégias para potencializar as vendas nesta data. Confira as dicas para preparar sua loja do jeito que o cliente gosta

Equipamentos
Tendência de setorizar a iluminação ganha força. Veja como a luz deve ser trabalhada nas diferentes áreas da loja e os efeitos proporcionados

Premiação
As marcas Líderes de Vendas, em 150 categorias do autosserviço brasileiro, foram reveladas e premiadas em evento promovido por SuperHiper, em São Paulo

Veja mais: